E o melhor, com casa cheia todas as noites!!!

O município de Bastos, interior de São Paulo, viveu as emoções da 38ª Festa do Peão de Bastos e conheceu os campeões nas modalidades Touro e Cutiano, ainda da prova feminina dos Três Tambores.

O evento foi realização da Prefeitura Municipal de Bastos, que é governado pelo prefeito Manoel Rosa e vice Marcos Nomura, com apoio da Câmara Municipal, que tem como presidente Claudemir José dos Santos. A Comissão Organizadora, presidida por Igor Gonçalves Silva Cunha, realizou o evento em parceria com Silvio Produções, do Silvio Latinha.

Para que tudo ficasse perfeito, houve a assessoria artística de Ivanessa Castro; coordenação geral de Francisco Carlos ‘Tuti’; e coordenação de arena de João Antônio Honda Rosa ‘Jota’.

O município de Bastos tem como principal atividade financeira a produção de ovos, sendo as granjas responsáveis por diversas outras atividades econômicas, como na área de transportes, entre outros. Por isso é conhecida como a ‘Capital do Ovo’. Segundo dados da revista Globo Rural, o município chegou a produzir 20 milhões de ovos por dia.

Bastos é também um dos municípios mais tradicionais em realizar Festa do Peão, são 38 anos de história e tradição que, em 2019, trouxe de volta a modalidade Cutiano, modalidade de montaria em Cavalos.

Com entrada franca todas as noites, o público interagiu com as competições e se descontraiu com a programação artística. “Um dos objetivos da nossa gestão é resgatar o rodeio de Bastos e colocá-lo no lugar que ele merece”, explicou o prefeito Manoel Rosa. “A Festa do Peão de Bastos não é só uma festa da cidade, é um evento para toda a região”.

Bruno Carvalho

Segundo o Prefeito, a Festa do Peão gera empregos, traz o entretenimento e aquece o comercio. “Ela é importante em vários aspectos para o município”. E as competições aconteceram com o rodeio em Touros e Cavalos, no estilo Cutiano, e ainda a prova cronometrada feminina dos Três Tambores, tendo grande adesão. A competição recebeu 80 competidoras, 92 animais e 161 inscrições.

No Tambor, a veterana Tânia Saldanha, de Assis/SP, foi a campeã. Seguida por Brenda Zopolato, de Quatá/SP; Mariana Campos, de Tupi Paulista/SP; Letícia Peres, de Dracena/SP; Kaylane Zondona, de Braúna/SP.

Pela modalidade Cutiano, houve um empate entre os competidores Sidney Pereira Brito, de Santópolis do Aguapei/SP, e Valcir Francisquet, de Santo Antônio da Platina/PR (foto de chamada). “Bastos sempre realizou grandes eventos de Cutiano no passado, fico muito feliz que o rodeio tenha voltado. E mais feliz ainda por ter ganho esse título para minha carreira”, contou Sidney Brito.

Os dois dividiram o título e o prêmio em dinheiro somados de primeiro e segundo lugares. Em terceiro lugar ficou Luiz Henrique, de Piracicaba/SP; seguido por Adão Balbe, de Santópolis do Aguapei/SP; e Kelles Antônio Oliveira, de Marília/SP.

Na modalidade Touro, quatro competidores terminaram invictos, sendo o atleta de Mirante do Paranapanema/SP, Bruno Carvalho, o grande campeão. Ele entrou na final em segundo lugar e acabou com maior número de pontos. Em segundo lugar, José Gonzaga, de Taciba/SP, seguidos por Matheus Aparecido, de Barbosa/SP; Marcio Barbosa, de Pirapozinho/SP; e Edmar Aparecido, de Uraí/PR.

Texto e Fotos: Eugênio José

Escreva um comentário