Rancho do Peãozinho em Barretos é um mundo à parte na Festa do Peão

A maior Festa do Peão de América Latina acontece entre 16 a 26 de agosto em sua 63ª edição

Que a Festa do Peão de Barretos é uma das mais famosas da América Latina, todo mundo sabe. Que ela é também referência para o circuito brasileiro de rodeios e também a mais cobiçada entre os competidores, todo mundo também sabe.

Agora, que lá dentro do Parque do Peão existe um dos espaços mais visitados e mais importantes, que ocupa atualmente uma área de 35 mil metros quadrados e leva a família toda para uma programação diferenciada, você sabia?

Estamos falando do Rancho do Peãozinho, que é um espaço criado principalmente para as crianças, com atrações diversas e que têm como lema ‘a diversão para a educação. Tudo começou em 1987, ideia do integrante de Os Independentes Mussa Calil Neto.

Ele viu a necessidade de se criar um espaço para promover diversão para as crianças e, ao mesmo tempo, dar continuidade à cultura e tradição sertanejas. Nesse ano foi montado um circo com atrações infantis para divertir toda a família durante a Festa do Peão.

A expansão do espaço tornou-se realidade em 1999, na gestão de José Mendes Santana, o Mendão, como presidente, tendo como coordenador Daniel Bampa. Desde então, segundo informações do site oficial de Os Independentes, o espaço recebe em média – por ano – cerca de 70 mil visitantes nos onze dias em que acontece a Festa, e apresenta para o público infantil e para as famílias que visitam o local, atrações especiais.

O Rancho do Peãozinho reproduz o próprio Parque do Peão em uma versão mirim e tem uma arena, onde são realizados os rodeios em Carneiros e Júnior; o Berrantinho, que corresponde ao Espaço Berrantão e recebe atrações como escolha da Mini-Rainha e Rainha do Peãozinho, apresentações de cantores mirins, grupos de danças e outras atividades culturais.

Uma Mini-Fazenda onde as crianças aprendem todo o processo de produção e conhecem plantas que ficam em uma mini-estufa também faz parte do espaço; um Mini-zoológico com animais exóticos e ensinamentos sobre os bons tratos aos animais; e a Rádio do Peãozinho, em que as crianças e jovens podem interagir com o locutor.

Para a edição 2018 da Festa do Peão de Barretos, o local está passando por reformas. Desde o dia 4 de julho o Peãozinho está fechado para a conclusão das obras que estão ocorrendo em todo o espaço. A reforma abrange banheiros, playground, rede de esgoto e melhorias em toda a estrutura. Além disso, também está em fase de acabamento uma nova lanchonete. O projeto dessa última é que funcione o ano inteiro e não somente nos dias da Festa.

Obras em curso

O fechamento, de acordo com a Associação Os Independentes, é por tempo indeterminado. “Em breve reabriremos o Rancho do Peãozinho para receber a criançada com ainda mais segurança, conforto e opções de diversão. Estamos deixando tudo da melhor forma possível para a Festa”, afirmou o presidente Ricardo Rocha.

A Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos nasceu em 1956, como o primeiro evento do gênero realizado na América Latina. Desde a primeira edição, realizada embaixo de uma de lona de circo, até hoje, o evento não apenas cresceu e se solidificou, como se tornou a mais importante referência cultural sertaneja do interior brasileiro. Sua 63ª edição acontece de 16 a 26 de agosto e a programação completa você pode conferir clicando aqui.

Por Luciana Omena
Fonte e Fotos: Os Independentes

Deixe um comentário