Prova é organizada pela Hípica Cenaem desde 2009 e despertou a paixão das jovens da região para a modalidade
A terceira edição do Morungaba Rodeo Fest, 31ª Festa do Peão da cidade, que fica na região metropolitana de Campinas, interior de São Paulo, aconteceu de 27 a 30 de junho. Entre os destaques da programação, a prova de três tambores. “A primeira vez que competi no rodeio de Morungaba foi em 2003 e fiquei encantada. Em 2004, realizamos uma etapa do Campeonato da ANTT, decisão que ajudou a concretizar o esporte na cidade”, conta Paula Camargo, uma das organizadoras da prova,
Foi assistindo às ‘estrelas’ da ANTT na arena que a população de Morungaba se apaixonou pelos três tambores. Paula e o marido, Claudinei Oliveira, são responsáveis pela Hípica Cenaem, um centro de treinamento que ele construiu em 1998. “Então, desde 2009 a nossa equipe da Hípica Cenaem organiza a prova na programação do rodeio”. Uma das fundadoras da ANTT e competidora desde 1998, Paula tem a expertise de ter feito parte da uma história importante da modalidade dentro dos rodeios.
“Sempre organizei Morungaba oferecendo às competidoras todas as condições para a realização de uma boa prova. Como pista boa, pontualidade, inscrição justa, premiação boa, etc. Criei também, há dez anos, a categoria ‘Cowgirls do Futuro’, para incentivar as crianças com até 11 anos, que ainda não têm condições de competir na categoria profissional”, reforça.
Com tudo isso, a cada ano, a festa foi conquistando um número maior de competidoras. “Além disso, várias pessoas da cidade se apaixonaram pelo esporte e hoje temos muitas meninas e inúmeros centros de treinamento da modalidade na região”.
Um rodeio de médio porte, o Morungaba Rodeo Fest consegue receber um número ótimo de inscrições para a prova dos três tambores, equivalente a um rodeio de grande porte. Em 2019, foram 75 competidoras, com R$ 9 mil em prêmios. “É muito gratificante organizar essa prova, pois a Comissão Organizadora e a Prefeitura Municipal não poupam esforços para oferecer todas as condições para realizarmos uma boa competição”, agradece Paula.
O rodeio foi gratuito, a entrada era apenas um quilo alimento, arrecadação destinada ao Fundo Social de Solidariedade da cidade. Com isso, foi registrado público de 27 mil pessoas durante os quatro dias de rodeio. “O carinho desse público é algo que também atrai tantas competidoras para Morungaba. A população da cidade ama a prova e vibra a cada passada. É tão grande esse carinho, que colocamos 30 competidoras correndo a noite. Diferente do que costuma acontecer em outros rodeios”.
Esse ano, a prova foi realizada nos dias 28, 29 e 30 de junho. Cada competidora teve direito a uma passada por dia, descartando o pior tempo e somando os dois melhores. O grande destaque da competição foi Brehna Bazanella, de Americana/SP. Logo no primeiro dia marcou o melhor tempo da pista (13s516) e liderou o rodeio até a final (27s323). “Nunca tinha vindo para Morungaba e amei o rodeio! Que energia gostosa!”, declarou a competidora após sua conquista.
Ela se juntou agora a nomes como Priscila Aguiar Palermo, Joane Ramos, Paula Camargo, Juliane Faccione, Gabriela Daldosso, Ivana Gerbi, Ariela Caravita, Magali Pereira, Bruna Barbosa, Cristiane Oliveira, Leticia Mamede, Keila Pacheco e Jessica Menegon. Atletas que já foram campeãs em anos anteriores.
Foi uma prova super disputada, segundo Paula. “As competidoras incríveis deram um verdadeiro show na arena”. O segundo lugar ficou para Vitória Pelisson, de Morungaba/SP (27s457). Seguida por Sofia Gallas, de Itapira/SP (27s668), Cristiane Oliveira, de Morungaba/SP (27s808), Keila Pacheco, de Itatiba/SP (27s988). Na prova das cowgirls do futuro, a campeã foi Jullya Vicentini, de Jaguariúna/SP (14s686). E no pódio, também a vice-campeã Letícia Bento, de Morungaba/SP (14s766), e Ana Lídia Godoy, de Itapira/SP (14s948).
Todos os resultados e informações podem ser obtidos no Instagram e no Facebook @hipicacenaem. A Hípica Cenaem, tradicional centro de treinamento da modalidade, está de casa nova. Segundo Paula e Nei, a estrutura já está preparada para receber com conforto competidoras e animais. Tanto que o camping do rodeio foi montado no local.
Toda a equipe de competição do Cenaem corre em rodeios e provas da região e tem se destacado nos últimos anos. “Oferecemos um trabalho consistente na equitação e preparação do competidor. Para o animal, oferecemos doma, treinamento, iniciação e manutenção nas provas. Estamos programando algumas provas e cursos ainda para 2019”, finalizou Paula.
Por Luciana Omena
Fotos: Machado Fotografia