Três Tambores & Seis Balizas

Claudinei Ribeiro conta sua história dedicada à Seis Balizas e Três Tambores

Treinador acompanha os passos e crescimento da Fazenda Caruana, de Bauru/SP, desde que se conhece por gente

Traçar um histórico do treinador Claudinei Ribeiro na Seis  Balizas e Três Tambores quase equivale a narrar a história da Fazenda Caruana na criação de cavalos Quarto de Milha. Afinal, ele já morava na propriedade com os seus pais quando o local foi adquirida por Fauzet Farha, em 1969.

No entanto, o pai de Claudinei era apenas responsável por cuidar da Fazenda Caruana e, por isso, não mexia com animais. Mas a partir da expansão da criação de cavalos Quarto de Milha de Fauzet, acabou surgindo também o interesse do então menino, na época, pela raça.

Claudinei tinha 10 anos quando se apaixonou pelo cavalo Quarto de Milha. Isso aconteceu depois que Fauzet fez duas grandes aquisições para o seu plantel – Trouble Two Times e Hayward Johnny . Depois, contratou, ainda, dois peões norte-americanos para ensinar e orientar os funcionários da Caruana no trato com os animais.

“Eu comecei a acompanhar eles, observava todas as atividades, sem perder nada. E aí peguei o gosto de mexer com animais. O cavalo Quarto de Milha é o mais versátil que tem, habilidoso, tudo que você faz, ele aprende muito rápido, é um cavalo muito inteligente. E ele me atraiu por causa da inteligência dele”, lembra Claudinei.

Assim sendo, em questão de pouco tempo, ele passou a treinar para as modalidades de Seis Balizas e Três Tambores. Isso sempre acompanhado do filho de Fauzet, o Paulo, que tinha a mesma idade que Claudinei na época e a qual era tão amigo, quase irmãos.

Claudinei Ribeiro tem mais títulos em provas de Seis Balizas – Foto: Divulgação/Beto Negrão

Títulos em provas

De lá pra cá o treinador já participou de inúmeras provas e conquistou diversos títulos, principalmente nas Seis Balizas. Conforme o Sistema de Esportes da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Quarto de Milha (ABQM), Claudinei Ribeiro já participou de 2.154 disputas ao decorrer de sua carreira, em ambas modalidades. E isso sempre defendendo e enaltecendo a criação da Fazenda Caruana ao pódio.

Entre os títulos de destaque na Seis Balizas está a 1ª colocação em duas categorias da 3ª etapa da III Copa Avaré da NBHA Brazil. Sendo que na Aberta Sênior foi montando Evelyn Crusher e na Aberta Junior montando Graceful Zorrero. “Eu já venci Campeonato Paranaense, de Baliza e Tambor. Baliza tenho título de Potro do Futuro, Copa dos Campeões. Isso não tem preço pra mim”.

Além destes, o treinador ainda lembra com carinho de outros títulos: “Em 2017 teve uma prova bem marcante pra mim, bem disputada, bem dura, onde eu fiz primeiro e segundo, lá no Haras Raphaela. Foi a mais disputada, onde foi que eu ganhei o titulo lá com a Evelyn Crush e Maiza Zorrero, em segundo”.

Para o treinador, todos esses resultados é fruto de anos de dedicação ao esporte e um amor incondicional à raça. “Tem que pegar firme no serviço, ter responsabilidade, prestar atenção nos outros dando toques. Não é fácil chegar no topo, se o cara não tiver vontade e gostar, não chega nunca. Todo dia eu conviro a tropa, a minha preocupação é deles estarem bem”, frisa.

Nascido e criado na Fazenda Caruana, a história de Claudinei se mistura com o do importante criatório de Bauru – Foto: Arquivo pessoal/Claudinei Ribeiro

Planos para o futuro

Mesmo amando demais fazer o que faz, Claudinei já pensa no seu futuro. E ele, é claro, está ligado a Fazenda Caruana e ao cavalo Quarto de Milha. “O cavalo Quarto de Milha é tudo pra mim, é onde formei minha família, que eu tenho meus filhos… melhor raça que existe”.

E, assim, ele projeta para o futuro. “Desde que quando eu nasci eu moro aqui, aqui é minha casa… eu vivo para Caruana. Mas eu pretendo me aposentar das pistas, arrumar um treinador de alto nível para ficar no meu lugar e daí eu vou continuar tocando o haras até chegar os meus dias finais”, finaliza.

Fonte: ABTB
Crédito das fotos: Arquivo pessoal/Claudinei Ribeiro

Veja mais notícias da modalidade Três Tambores e Seis Balizas no portal Cavalus

X