ABVAQ atuou junto aos órgãos do Governo de PE e elaborou protocolo
Mais um esporte equestre pode retomar suas atividades no mês de agosto. As Vaquejadas foram liberadas em Pernambuco logo após um esforço conjunto da Associação Brasileira de Vaquejada e do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e Esportes. Dessa forma, os organizadores puderam remarcar seus eventos.
Com efeito, quem puxou a fila foi a 46ª Vaquejada do Rufina Borba. Antes de mais nada, a prova aconteceu sem público e seguindo o protocolo para combate da transmissão da Covid-19. Documento acordado entre a associação e as autoridades estaduais. Portanto, toda a disputa foi transmitida ao vivo pela internet. Assim como os competidores tiveram que seguir regras rígidas para não aglomeração, entre outros.
Em seu Instagram o Parque Rufina Borba publicou: “Fizemos história na Vaquejada! 1,2 milhão de visualizações, novo recorde em uma transmissão de Vaquejada. Deixamos aqui o nosso agradecimento aos competidores, profissionais, espectadores e parceiros. Essa grande conquista é de todos nós!!!”
A saber, a prova contou como etapa do Portal Vaquejada e teve chancela ABVAQ. Assim como apoio da Agreste Leiloes, Pitú, Durancho, Organnact, Giruz, TV Vaquejada e TV Equestre. R$ 170 mil em prêmios foram distribuídos. Entre os campeões, Valter Xavier (Tiazinha Leo HRM – puxar) e Vanderi Xavier (Europa Eternaly – esteira) venceram na categoria Derby Agreste/Portal. Resultados completos, clique aqui.
LEIA TAMBÉM
- ABVAQ participa do processo para liberação da Vaquejada em PE
- Micheline Carvalho atua com bem-estar animal no esporte equestre
Liberação
Aos poucos, a ABVAQ está consolidando seu protocolo de combate à propagação da Covid-19 para que as Vaquejadas voltem ao normal. Entre os pontos importantes, os eventos não poderão ter público, só sendo permitida a entrada das pessoas que vão competir ou trabalhar. É obrigatório o uso de máscara em todo o recinto durante todo o tempo. Permitida a presença montado no retorno somente os conjuntos do rodízio que está acontecendo e do seguinte.
Acima de tudo, fica proibida aglomeração de pessoas, então deverá ser respeitada a distância de no mínimo 1,5m. Não haverá shows e nenhum tipo de programação social. Entre outros. “A resolução varia, de estado para estado. Sobretudo, para ter a chancela da ABVAQ, o evento assina um termo se comprometendo a cumprir tudo que diz o Decreto do seu estado. Até agora, está tudo sob controle”, comenta o presidente da ABVAQ, Pauluca Moura.
Além de Pernambuco e Rio Grande do Norte, Alagoas da mesma forma obteve liberação das Vaquejadas. Assim, acatando sugestão do protocolo sanitário elaborado pela ABVAQ, o Governo do Estado permitiu que o esporte voltasse.
Fique por dentro no @abvaq para saber sobre as etapas chanceladas.
Por Equipe Cavalus
Crédito das fotos: Divulgação/Renan Leôncio
Veja mais notícias da modalidade Vaquejada no portal Cavalus