O cavalo Mahatma Rach venceu na sua estreia batendo ainda o novo recorde para potros

Foi realizado no último dia 22 de junho, no Hipódromo de Cidade Jardim – Jockey Club de São Paulo, o Prêmio Heranças do Deserto, organizado pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe e Jockey Club de São Paulo, com o patrocínio da Heritage Arabian Racing Club (HARC). O evento reuniu grandes criadores do cavalo árabe que se motivaram com resultados e desenvolvimento positivo da raça nos esportes.

O primeiro e o segundo lugar do pódio ficaram para o proprietário Paulo Jamil Saliba que apresentou animais de alto nível. O estreante, Mahatma Rach (Sarmata X Magic All Rach by Ulisses Rach), foi o grande campeão, conduzido por L Souza completando os mil metros em 1h05m197. Colocando cinco corpos de vantagem sobre o segundo colocado, Gunther Rach (Eksort Rach X Geneve AJR by Second Chall), montado por M Ribeiro. Os cavalos são treinados por Lucas Quintana e a criação é do Rach Stud Agropecuária.

O Prêmio Heranças do Deserto destaca mil metros grama para produtos com três ou mais anos sem vitória anterior. Um animal que vem mostrando grande desempenho em pista com uma incrível consistência é Gunther Rach. Estreou em corridas este ano e além de toda sua energia e aptidão ele se manteve entre as três corridas realizadas, em segundo lugar, mostrando estar cada vez mais próximo e preparado para a vitória.

corridas de cavalos
Premiação

Paulo Saliba destaca que Mahatma (foto de chamada) treinou muito bem e fez uma partida de 400 metros em 26s no meio da semana. Nesse sentido, ele conta que acreditava em uma boa corrida e até uma vitória, mas não esperava que fizesse isso de maneira tão firme.

“Mahatma nos surpreendeu com vencendo de forma tão sensata, Gunther mostrou sua regularidade e alcançou pela terceira vez o segundo lugar e está melhorando a cada corrida. Creio que em breve deve figurar entre os vencedores. Eu e meu irmão, Ricardo, ficamos muito felizes com o resultado”, declarou Saliba.

A Corrida

Logo após a largada, Gunther Rach, por dentro, e Mahatma Rach, por fora, já demonstraram que corriam para ganhar. Nos 250 metros finais os dois abriram cinco corpos de vantagem dos demais e lutaram pelo primeiro lugar, com vantagem para Mahatma Rach que cruzou em primeiro.

corridas de cavalos
Gunther Rach

Farouk AJR (Feitizzo Rach X Fascinacion by Adventure Aladin), conduzido por F Larroque cruzou em terceiro lugar. O animal é treinado por G. L. Santos, de propriedade de Ricardo Lahoz e criação do Diretor de Corridas da ABCCA, Almir José Ribeiro.

Almir, inclusive, enfatizou a importância do apoio do Heritage Arabian Racing Club (HARC) ao patrocinar corridas de cavalos Árabes em vários países. “Sua Alteza Sheikh Sultan Bin Zayed Al Nahyan, através de sua visão e generosidade, encoraja criadores de Árabes a continuarem seus programas de criação do clássico cavalo Árabe ao mostrar não somente sua beleza, mas também sua aptidão e habilidade para corridas. Também quero agradecer a ABCCA e ao Jockey Club de São Paulo por acreditarem nas corridas do cavalo Árabe no Brasil”, conclui.

Por Camila Furtado
Fonte e Fotos: Cidinha Franzão

Escreva um comentário