Crioulo

Bagé define mais oito para a final da Morfologia do Cavalo Crioulo

Conhecida como referência em criatórios da raça, a cidade de Bagé/RS provou, mais uma vez, que é um dos berços de peso do Cavalo Crioulo

Publicado

⠀em

Com 65 animais admitidos e 9 incentivos, a Morfologia Passaporte do Núcleo de Bagé aconteceu sábado (22) e domingo (23). Como resultado, no parque da Associação Rural do município mais oito exemplares (quatro machos e quatro fêmeas) carimbaram vaga na Nacional da Morfologia.

Com toda a certeza, uma das provas mais aguardadas do Cavalo Crioulo na temporada. Promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, que acontecerá entre os dias 1º a 4 de setembro, em Esteio/RS.

Sob o julgamento do técnico da ABCCC e também criador da raça Crioula, Carlos Marques Gonçalves Neto, a qualidade dos exemplares marcou o retorno parcial das Exposições Passaportes do ciclo 2021.

De acordo com ele, um grande evento. “Um passaporte muito bom, de níveis bastante altos e filas homogêneas. Chegamos aos melhores exemplares da prova com oito representantes de forte selo racial e que representam muito bem a masculinidade e a feminilidade dos animais da nossa raça”.

Destaques

O destaque, portanto, ficou para Campana Festa (foto de chamada). A égua levou o título de Melhor Exemplar da Raça e também de Grande Campeã. Assim, liderou a fila morfológica do Grande Campeonato de Fêmeas e chamou atenção graças à sua suavidade, harmonia em suas linhas.

Classificaram-se também Basca Esmeralda II, Gap Marquesa, Ita Madalena do IOI.

Conhecida como referência em criatórios da raça, Bagé/RS provou, mais uma vez, que é um dos berços de peso do Cavalo Crioulo na Morfologia
Jacinto Cala Bassa-TE

Na categoria machos, a escarapela de Grande Campeão ficou para Jacinto Cala Bassa-TE. Ele garantiu, então, uma das vagas para a final. E, segundo o jurado, é um exemplar muito equilibrado, de boa harmonia, boa profundidade, masculinidade.

Além dele, confirmaram sua ida à Esteio ainda Campana Faço Gosto, Provinciano da Cabanha Santa Fé, Mucho Mas do Salimar.

Apoio

Por fim, Fausto Costa, presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Bagé, comemorou o evento que classificou como de sucesso em todos os quesitos. 

“A exposição foi de fantástico nível. E esse evento só foi possível graças à Vigilância Sanitária com apoio da Prefeitura Municipal, aliada ao protocolo de distanciamento social da ABCCC. Seguindo este protocolo nós finalizamos com sucesso essa Passaporte. Seguiremos trabalhando para que as provas sigam acontecendo dentro do Núcleo de Bagé ”, enfatiza o presidente.

Próxima etapa da Exposição Passaporte para a Morfologia acontece dias 28 e 29 de maio em Uruguaiana/RS. Informações adicionais no site oficial da ABCCC.

Colaboração: Assessoria de Imprensa
Crédito das fotos: Divulgação/Leandro Vieira

Veja mais notícias do cavalo Crioulo no portal Cavalus

WordPress Ads
WordPress Ads