Crioulo

Rio Grande sedia etapa de seleção morfológica do Cavalo Crioulo

Evento do Núcleo de Criadores do município ocorrerá de 25 a 28 de abril no parque do Sindicato Rural

Publicado

⠀em

Rio Grande sedia etapa de seleção morfológica do Cavalo Crioulo

O município de Rio Grande será sede de uma das seletivas à final da morfologia da raça crioula no ciclo denominado Exposição Passaporte do Cavalo Crioulo. O evento ocorrerá entre os dias 25 e 28 de abril no parque Filinto Eladio da Silveira, do Sindicato Rural de Rio Grande, com uma ampla programação de atividades oficiais. A promoção é do Núcleo de Rio Grande dos Criadores de Cavalo Crioulo, entidade filiada à Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo (ABCCC). A final da Exposição Morfológica ocorrerá na Expointer, em agosto.

De acordo com o 1º Secretário do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Rio Grande, Luis Camargo Júnior, o evento é de extrema importância ao considerar que a morfologia é o pilar de seleção da raça crioula. “Já na tarde do dia 25 haverá concentração de exemplares machos. Nos dias 26 e 27, Exposição Morfológica Passaporte e nos dias 27 e 28 etapas credenciadoras das provas funcionais Freio do Proprietário e Freio Jovem,” revelou. Além disso, Camargo ressaltou que o núcleo promoverá um leilão de cobertura dos principais reprodutores da raça, que ocorrerá no dia 27, após o coquetel de entrega da exposição morfológica passaporte. “O evento contará ainda com shows, praça de alimentação, expositores, restaurante na sede do núcleo e espaço de recepção e descanso para os frequentadores”, completou.

As atividades oficiais serão de responsabilidade do inspetor técnico da ABCCC Frederico Araújo. Já a concentração de exemplares machos será conduzida pelo inspetor técnico Alexandre Pons Suñe. A exposição morfológica Passaporte, que é a principal atividade, terá julgamento de Vinícius Guedes Freitas como jurado principal e Ricardo Labrea como jurado auxiliar. Já Freio do Proprietário e Freio Jovem serão julgados pelos jurados Pedro Farias e Júlio Neto Danielski. A expectativa dos organizadores é de participação de pelo menos 100 exemplares da raça crioula, sendo que 70% dessa estimativa já está garantida, segundo inscrições já realizadas. A exposição morfológica passaporte e o leilão de coberturas terão transmissão ao vivo pelo canal da ABCCC no YouTube.

Confira a programação da seleção morfológica do Cavalo Crioulo

26 de Abril de 2024 (Sexta-feira)
08h – Admissão
10h – Início do julgamento
14h – Continuação do julgamento

27 de Abril de 2024 (Sábado)
14h – Campeonatos e Grandes Campeonatos

Por Divulgação/Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/Fagner Almeida

Leia mais notícias aqui.

WordPress Ads
WordPress Ads