O tradicional Parque da Gameleira abre a maior mostra brasileira da raça
A maior exposição de equinos de uma mesma raça tem a previsão de receber mais de 220 mil visitantes. A 37ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador começa hoje, dia 17 de julho, e vai até o dia 28 de julho, no Parque Bolivar de Andrade – mais conhecido como Parque da Gameleira.
A mostra, que é considerada a maior da América Latina, é uma iniciativa da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador e se destaca por ser referência internacional. A abertura oficial acontecerá no sábado, dia 21 de julho.
A expectativa da Diretoria da ABCCMM não poderia estar melhor. A Nacional mais uma vez estará totalmente voltada para a família. E seguindo os modelos das duas exposições passadas, que foram sucesso de público e organização, esse ano, está sendo preparada uma programação diversificada.
Para o presidente da ABCCMM, Daniel Borja, a exposição deve movimentar R$ 25 milhões com leilões e vendas diretas entre os criadores. Aproximadamente 1800 animais, incluindo os de pista, esporte e para remate, advindos de todas as regiões do país, irão participar do evento.
A programação esportiva conta com Prova de Maneabilidade, etapa nacional do Caminhos do Marchador, minicurso e prova aberta de Maneabilidade, minicurso e prova de Marchador Ideal, minicurso e prova de Três Tambores e Seis Balizas, Prova de Cinco Tambores, Equitação de Trabalho, Working Penning e Team Penning. Na grade ainda Campeonato de Ferrageamento, Curso de condução e apartação de gado, com aplicações para modalidade do dia e uma prova de Apartação de Curral.
Entre as atrações, apresentações musicais todos os dias na Alameda dos Núcleos, lançamento do Livro História das Nacionais, lançamento da Revista Tropa Caxambu/Caxambuense, Boteco do Marchador – Marchando pela Vida, Galeria dos Campeões, Bingo Marchadores pela Vida, Coquetel de lançamento do Leilão Bahia-JK, os leilões Nacional Real Embriões e Nacional Real Animais, e ainda um super show com Zezé de Camargo & Luciano.
Equitação de TrabalhoUm ciclo de palestras também está programado. E os temas serão: Nutrição de Equinos Atletas para Alta Performance, com Gláucio Magalhães; Cinemarcha: o efeito da Velocidade no Diagrama de Marcha, com Mayara Gonçalves Fonseca; Perspectivas e realidades da nova técnica de sexagem de sêmen equino e suas aplicações, com Dr Reno Rodi de Araújo e Dr Conrado Bartholomei; Vantagens da utilização de produtos extrusados na nutrição de equinos, com Rodrigo Anselmo Pereira do Nascimento; Melhoramento Genético, com Alessandro Procópio; Doença da Cara Inchada: importância e prevenção, com Raquel Silva Moura; Ergometria da Sela, com Luciana Kratschemer.
O ponto alto das duas semanas de evento fica por conta dos julgamentos, o principal mote de exposição. Expositores, criadores e apresentadores buscam os títulos de Marcha Picada e Marcha Batida, entre outros, de Progênie de Mãe, Morfologia, Progênie de Pai, Grandes Campeonatos, provas para de potros até adultos, fêmeas e machos, e muitos outros. A programação completa dos julgamentos encontra-se nesse clique.
Os julgamentos para definir os melhores exemplares de marcha do Mangalarga Marchador são o ponto alto da semanaQuem puder ir a Belo Horizonte/MG nesse período terá uma gama de atrações e poderá conhecer grandes cavalos.
Fonte: ABCCMM
Fotos: ABCCMM/Divulgação