Mangalarga

Expedição Velho Chico já percorreu 1900 km

Bom desempenho das éguas da raça Mangalarga que integram a cavalgada tem garantido que a expedição alcance seus ousados objetivos

Publicado

⠀em

A Expedição Velho Chico chegou na última semana ao município baiano de Paratinga, na região de Bom Jesus da Lapa. Com 1900 quilômetros já percorridos, a comitiva mangalarguista aproxima-se assim da metade de sua viagem.

Antes de mais nada vale frisar que a expedição pretende percorrer toda a bacia hidrográfica do rio São Francisco. Perfazendo, assim, um trajeto total de quatro mil quilômetros por seis estados brasileiros, ao longo de cinco meses de cavalgada.

Organizada pela Gironda Promoções, a Expedição Velho Chico conta com o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM). Bem como da Associação Internacional de Cavaleiros de Longa Distância (The Long Riders’ Guild).

Dessa forma, é liderada pelos experientes cavaleiros Sebastião Malheiro Neto, de 59 anos, e Pedro Luiz Aguiar, o Pedroca. Este último que completará 88 anos no próximo dia 18 de fevereiro, data prevista para a conclusão da Expedição Velho Chico.

Montaria da Expedição Velho Chico

A comitiva conta ainda com cinco éguas, cedidas por tradicionais criadores da raça Mangalarga. Sendo assim, os cavaleiros têm duas montarias cada para revezar-se durante o percurso. Além disso, sobra um animal para a participação eventual de amigos e convidados por alguns trechos da cavalgada.

Malheiro mostra-se muito satisfeito com o andamento da expedição. “Como cavaleiro, eu não poderia estar mais feliz. Pois temos conhecido lugares maravilhosos, mantendo sempre uma sinergia muito grande com nossos animais, que vem apresentando um desempenho muito bom ao longo da viagem. Além disso, está tudo a contento, com a cavalgada acontecendo dentro do cronograma que havíamos previsto.”

Metas do projeto

O projeto possui uma série de importantes metas. A primeira delas é colocar as atividades hípicas em evidência, mostrando a relevância do segmento equestre para o agronegócio nacional. Afinal, o setor é responsável por movimentar uma cifra anual superior a R$ 16 bilhões.

Com resultado, gera mais de 700 mil empregos diretos, de acordo com dados da Câmara Setorial da Equideocultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A expedição pretende ainda popularizar as cavalgadas e raids equestres entre a população brasileira. Mostrando, portanto, como essas são atividades acessíveis a pessoas de diferentes faixas etárias e distintos graus de habilidade.

A iniciativa, além disso, tem a intenção de colocar em evidência as qualidades do cavalo Mangalarga. Equino de origem brasileira que apresenta grande aptidão para as cavalgadas de longa duração. Isso graças à sua rusticidade, resistência campeira e, em especial, à sua marcha progressiva, cômoda e equilibrada.

Os objetivos do projeto, entretanto, não param por aí, se estendendo também ao campo científico. Afinal, a expedição tem o apoio e a participação de veterinários, zootecnistas e outros profissionais. Estes que são responsáveis por coletar dados de pesquisa para análise e posterior publicação de trabalho científico, abordando a fisiologia do exercício dos animais ao longo da cavalgada.

Expedição é liderada pelos experientes cavaleiros Sebastião Malheiro Neto e Pedro Luiz Aguiar – Foto: Divulgação

Jornada desafiadora 

O início da viagem aconteceu na manhã de 04 de setembro, quando o grupo partiu do Parque do Lago, em Dourado/SP. Local em que os animais selecionados para o projeto passaram por uma temporada de preparação e avaliação clínica.

Na primeira etapa da viagem, que totalizou 541 quilômetros, o grupo atravessou a região norte do estado de São Paulo. Depois, seguiu até a Serra da Canastra, no estado de Minas Gerais, onde nasce o rio São Francisco.

No dia 23 de setembro, a expedição chegou à região de São Roque de Minas/MG, onde pode visualizar a cachoeira Casca D’Anta. Esta que é a maior queda-d’água do São Francisco, com 186 metros de altura, que forma-se quando o Rio da Integração Nacional deixa o seu “berço” na Serra da Canastra.

Nesse recanto de extrema beleza, o grupo fez uma pausa de 10 dias. Neste período, aproveitou para descansar e para realizar o planejamento da segunda e principal parte da viagem: a que percorrerá toda a bacia hidrográfica do São Francisco.

Também aproveitaram para conhecer melhor a cultura, a população e a natureza da região. Realizando, assim, diversas atividades equestres. Além de uma visita à nascente Curral de Pedra, na parte alta do Parque Nacional da Serra da Canastra.

Retomada da expedição

No dia 05 de outubro, a expedição deixou São Roque de Minas, iniciando a etapa principal da viagem com destino à foz do São Francisco. A jornada prosseguiu por municípios como Bambuí, Moema, Bom Despacho, Martinho de Campos e Abaeté.

Em 12 de outubro, os mangalarguistas tiveram oportunidade de conhecer a Lagoa Verde, o principal berçário de peixes do Velho Chico. E, após um momento de pausa no dia 14 de outubro, durante o qual aproveitaram para repor as energias e tirar a poeira da tralha, os participantes seguiram viagem, chegando ao belo Lago Três Marias.

A viagem seguiu pelo norte de Minas, com a comitiva atravessando os municípios de Morada Nova de Minas, Pirapora e Buritizeiro. Estas que marcam a transição da região fisiográfica do Alto São Francisco para o Médio São Francisco. Além disso, é onde os cavalos e cavaleiros atravessaram a histórica ponte Marechal Hermes, a primeira ponte metálica do país, inaugurada em 1922.

Em seguida, a expedição adentrou o Circuito Urucuia Grande Sertão, no município de Urucuia, onde percorreu as veredas que tanto inspiraram a obra do escritor Guimarães Rosa.

Parque Nacional Caverna do Peruaçu

Outra parada marcante no norte mineiro aconteceu no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, localizado na região dos municípios mineiros de Januária e São João das Missões. No local, a comitiva pode conferir belas paisagens emolduradas pela arte rupestre pré-histórica, em sítios arqueológicos situados nas grandes cavernas que marcam a geografia da área.

Na sequência, o grupo adentrou o território baiano até alcançar os municípios de Bom Jesus da Lapa e Paratinga. Localidade em que alcançou a marca de 1900 quilômetros, sendo 1361 quilômetros percorridos dentro da bacia hidrográfica do São Francisco.

Agora, a comitiva mangalarguista segue viagem pelo estado da Bahia. Para acompanhar o dia a dia da expedição, acesse a página oficial do projeto no Instagram: @expedicaovelhochico.

Fonte: Pedro C. Rebouças/PR Comunicação 
Crédito da foto: Divulgação/Gironda Promoções

Veja mais notícias do cavalo Mangalarga no portal Cavalus

Mangalarga

Programa Prosa Mangalarga traz Dalva Marques para um bate-papo

Com uma grande história na raça Mangalarga, sendo primeira mulher a se apresentar em categorias oficiais, Dalva Marques é treinadora e especialista em Marcha

Publicado

⠀em

O programa Prosa Mangalarga de hoje (28) está mais que especial. Dudu Vaz recebe Dalva Marques para uma grande prosa sobre treinamento para a Copa de Marcha, Poeirão e Exposição.

Cristã, criadora, treinadora e apresentadora do CT Rancho Bigorna, Dalva Marques também é jurada de equinos e muares de Marcha. Natural de São João da Boa Vista/SP, reside em São Sebastião da Grama/SP e se considera uma “herdeira de uma paixão”, já que seu pai foi um grande peão.

Atualmente, Dalva atua como treinadora e apresentadora de cavalos no CT Rancho Bigorna, de sua propriedade e de seu marido, Silvio Parizi. Também ministra aulas particulares e workshops em sua área e presta consultoria em fazendas a fim de auxiliar iniciantes no seguimento. Mantém ainda uma pequena criação de cavalos Mangalarga e de muares.

Sua trajetória na raça foi marcante. Foi a primeira mulher a se apresentar nas categorias oficiais, competindo igualmente com apresentadores importantes, de alto nível, sendo a única à frente de um centro de treinamentos na raça.

Com certeza ela tem muito respaldo para falar do tema e teremos uma prosa muito produtiva!

Prosa Mangalarga

Anote para não esquecer! O Prosa Mangalarga é hoje (28) a partir das 20h, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM) e pelo Instagram @mangalarga_oficial.

Não perca!

Por: Camila Pedroso

Fotos: Divulgação

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Mangalarga

31ª Mangalargão reúne o melhor do Mangalarga em um pregão histórico

Arremate será neste sábado (25) e comemorará o centenário de Geraldo Diniz Junqueira, grande nome na raça e no agronegócio no estado de São Paulo

Publicado

⠀em

Mangalargão

Neste sábado (25), Orlândia, interior de São Paulo, estará em festa. A família Diniz Junqueira realiza o tradicional Mangalargão, leilão com uma seleção especial dos melhores animais do criatório.

O Mangalargão é o leilão mais longevo da raça e tem uma importância história significativa, pois já transferiu sua genética ímpar aos quatro cantos do Brasil.
“Nós, criadores do Mangalarga, participantes desse leilão há mais de 40 anos, mostramos aqui nossa paixão pela raça, selecionando animais para servir aos mais exigentes criadores do país, com éguas, potros, barrigas e embriões das nossas melhores matrizes”, afirmou a organização do leilão.

A partir das 19h, o público poderá ter acesso aos 28 lotes criteriosamente selecionados do criatório, reunindo o melhor da marcha e da morfologia do Mangalarga.
Essa edição do Mangalargão é ainda mais especial pois, além de estar comemorando sua 31ª edição, o leilão celebra o centenário de Geraldo Diniz Junqueira, um grande criador que contribuiu para o desenvolvimento da raça não só no Estado de São Paulo, mas no Brasil inteiro.

A 31ª Edição do Mangalargão conta com a chancela da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM).

“É uma festa da família Mangalarga, com uma seleção realizada com muito amor. Convidados todos os amigos e parceiros para conferir de perto os lotes criteriosamente selecionados. O melhor do nosso criatório para alegrar os criatórios de todo o país”.

Geraldo Diniz Junqueira e o Mangalarga

Engenheiro Agrônomo por formação, Geraldo dedicou sua vida a criação de cavalos da raça Mangalarga, sendo um incentivador do “cavalo funcional”, utilizado tanto no trabalho quanto na lida com o gado.

Ao longo da sua vida, o criador teve mais de mil animais, alguns de grande destaque na raça como Rigoni, Noruega, Hiroshima e Almanaque Mangalarga, o grande campeão dos campeões.

Geraldo Diniz Junqueira também criava gado da raça nelore e tinha usinas de açúcar, sendo o fundador da Cooperativa dos Agricultores da Região de Orlândia.

O criador gostava ainda de cavalos de corrida, sendo conhecedor de “pedigrees” de destaque e métodos de criação. Foi presidente do Jockey Club de Ribeirão Preto e da Organização das cooperativas do Estado de São Paulo (OCESP).
Geraldo Diniz Junqueira foi ainda secretário de Agricultura do Estado de São Paulo no final da década de 1970.

Serviço:
31º Leilão Mangalargão

Data: 25 de junho, sábado, às 19h
Transmissão: Agro CANAL/ Youtube RPN Leilões

Por: Equipe Cavalus Comunicação

Foto: Divulgação

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Mangalarga

Amparo recebe Exposição Interestadual Mangalarga

Etapa é promovida pelo Núcleo de Amparo do cavalo Mangalarga em parceria com a ABCCRM e receberá expositores dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Bahia

Publicado

⠀em

Amparo recebe Exposição Interestadual Mangalarga

O Núcleo de Amparo do Cavalo Mangalarga realiza entre os dias 23 e 26 de junho a Exposição Interestadual Mangalarga do Núcleo de Amparo, interior de São Paulo.

Tradicional na região, a etapa, que conta com o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo da Raça Mangalarga (ABCCRM), será realizada no Centro Hípico Hipocampo e reunirá provas de Marcha e Morfologia.

A expectativa da organização é receber mais de 500 pessoas visitando a exposição por dia, com competidores dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Bahia. “As expectativas são muito positivas, a procura pelas inscrições estão muito altas e estamos muito animados”, comemora Rodrigo Berti.

A etapa contará com quatro jurados, sendo dois para as provas de Marcha (André Fleury Azevedo Costa e Pedro Henrique Bueno de Camargo) e dois para as provas de morfologia (Felipe Amorim Caetano de Souza e Jorge Eduardo Cavalcante Lucena).

A etapa será transmitida ao vivo pelo aplicativo Ride2Play, primeiro streaming de cavalos do país, com narração e comentários de Eduardo Grespan e Marcelo Cerqueira.

Cronograma Exposição Interestadual Mangalarga

23/06 – entrada dos animais
24/06 – Início dos julgamentos
26/06 – Final dos julgamentos

Leilão Mangalargão

Além das tradicionais provas de marcha e morfologia que encantam os entusiastas da raça, o público que estiver prestigiando a Interestadual poderá ainda acompanhar a tradicional 31ª edição do Leilão Mangalargão, que será realizado no sábado, (25).

“Preparamos o cronograma da etapa para encaixar a transmissão deste grande leilão da raça, pretendemos encerrar a exposição no dia 25 pelo menos 2 horas antes do início do leilão, e o público poderá acompanhar todos os lances e lotes através de um telão que disponibilizaremos durante a etapa”, enfatizou Berti.

Serão ofertados 28 lotes, com o melhor da genética e da morfologia conquistado pelo criatório da Família Junqueira nestes longos anos de trabalho árduo em prol da raça.

A Exposição Interestadual Mangalarga do Núcleo de Amparo está com as inscrições abertas e elas podem ser realizadas através dos e-mails francisco.bezerra@abccrm.com.br / lucas.diniz@abccrm.com.br ou pelo telefone: 11 98801-3540.

Por: Camila Pedroso

Fotos: Divulgação

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Mangalarga

2º episódio do Mundo Mangalarga traz as novidades da raça

Apresentado por Dudu Vaz, essa edição traz João Francisco Junqueira como convidado para falar sobre Leilão Mangalargão. Programa vai ao ar hoje (15), a partir das 20h no canal do Youtube da Associação

Publicado

⠀em

2º episódio do Mundo Mangalarga traz as novidades da raça

O programa Mundo Mangalarga dessa semana está especial! Hoje (15), a partir das 20h, Dudu Vaz terá a companhia de João Francisco Junqueira, da Fazenda Boa Esperança, de Orlândia/SP, que vem para falar sobre a 30ª edição do tradicional Leilão Mangalargão, que será realizado no próximo dia 26, e é promovido pelo Grupo Leilão Mangalargão e Núcleo Mangalarga da Alta Mogiana.

Além deste bate-papo descontraído, o público poderá acompanhar como foi a Exposição Santa Catarina, 18ª Expo Brasileira, Interestadual em Itapetinga, Expo Mangalarga de Franca, Romaria Toledo até Aparecida do Norte, Copa Marcha e Função Cobasi/Ypê de Alta Mogiana, Copa de Marcha e Função da Fazenda Nova Esperança, além da agenda com os principais leilões da raça.

Desenvolvido pela Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM), o Mundo Mangalarga tem a proposta de atender a demanda dos entusiastas da raça por um programa com muito animal em pista, mostrando a qualidade e a desenvoltura do cavalo Mangalarga.

O “Mundo Mangalarga” será apresentado ao vivo no canal do YouTube da associação, dia 15 de junho, a partir das 20h.

Serviço
Programa Mundo Mangalarga
Data: 20 de junho, às 20h
Transmissão no YouTube da ABCCRM

Por: Camila Pedroso

Fotos: Divulgação

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Mangalarga

ABCCRM lança Projeto Gerando Campeões

Iniciativa inédita da ABCCRM visa disponibilizar o melhor da genética do cavalo Mangalarga ao alcance de todos os criadores, promovendo o fomento da raça

Publicado

⠀em

ABCCRM lança Projeto Gerando Campeões

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM) lança essa semana um projeto inédito de fomento da raça. Em parceria com os criadores associados, a ABCCRM desenvolveu o Projeto Gerando Campeões, uma iniciativa inédita que visa expandir o melhor da genética do cavalo Mangalarga a todos os criadores.

Segundo Marcelo Luís Cerqueira, diretor de fomento da associação, o projeto tem o intuito de promover e incentivar o uso e a democratização da alta genética dos grandes criadores aos pequenos, médios e entusiastas da raça.

“Os criadores detentores das melhores genéticas da raça cederam coberturas dos seus garanhões por preços acessíveis, visando propagar sua genética pelo país, e assim, fomentar a raça”, explica Cerqueira.

As coberturas estarão disponíveis para a próxima estação de monta e os interessados devem entrar em contato diretamente com o proprietário do garanhão. “A ABCCRM está à disposição para esclarecer as dúvidas e fazer a ponte entre comprador e proprietário. A associação não receberá nenhum valor pela ação, apenas a gratidão e a felicidade e ver a genética campeã do nosso cavalo se espalhando pelo país”, ressalta Cerqueira.

Compradores interessados

Para ter acesso as coberturas do Gerando Campeões, o criador deve ser associado da ABCCRM. A lista completa com todos os animais disponibilizados e as condições de pagamento estão disponíveis no site da associação. Os interessados devem entrar em contato com a ABCCRM para ter acesso aos contatos do proprietário do garanhão e realizar a compra.

Como disponibilizar coberturas para o Gerando Campeões da ABCCRM?

Os criadores interessados em disponibilizar coberturas de seus garanhões devem entrar em contato com a associação. “Estamos abertos a todos os criadores que quiserem ingressar neste projeto inovador”, explica o diretor.

Hoje, o projeto Gerando Campeões conta com 50 garanhões, de criatórios de diversos locais do país. A ideia da ABCCRM é aumentar este número e assim levar o cavalo Mangalarga a todos os cantos do Brasil.

Mais informações pelo telefone: (11) 3677-9866 ou pelo site da ABCCRM.

Por: Equipe Cavalus Comunicação Equestre

Foto: Beto Falcão

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Mangalarga

Avaré recebe Exposição Regional do Mangalarga

Realizada pelo Núcleo Mangalarga do Oeste Paulista, prova será realizada entre os dias 15 e 17 de junho, dentro da ExpoNel

Publicado

⠀em

Mangalarga

O Núcleo Mangalarga do Oeste Paulista, em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga (ABCCRM) realizam entre os próximos dias 15 e 17 de junho a Exposição Regional do Mangalarga.
Realizada dentro da ExpoNel, no Recinto de Exposições Fernando Cruz Pimentel, em Avaré/SP, a etapa promete ser um sucesso. Segundo Rodrigo Novais, presidente do Núcleo, a prova já conta com inscrições de 140 animais oriundos diversos criatórios do estado de São Paulo.
“Superamos todas as expectativas. Estamos com um número significativo de criatórios inscritos que mostram a representatividade do nosso evento no estado”, comemora Novais.


A etapa reunirá provas de marcha e morfologia, julgadas por Agnaldo Machado de Andrade (Marcha) e Émerson Luis Bartoli (Morfologia). A locução será de Du Grespan e Marcelo Cerqueira.
A etapa terá transmissão ao vivo pelo aplicativo Ride2Play, primeiro streaming de cavalo do país.

ExpoNel

Promovida pelo Núcleo Nelore de Avaré/SP, a exposição é considerada como a grande festa do agronegócio paulista, por reunir leilões, exposições da raça, além de provas equestres como Rédeas e exposição do cavalo Mangalarga do Brasil.

Serviço
Exposição Regional do Mangalarga
Data: de 15 a 17 de junho
Local: Recinto de Exposições Fernando Cruz Pimentel, em Avaré/SP
Informações: (11) 3677-9866.

Por: Equipe Cavalus Comunicação

Fotos: Divulgação

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Mangalarga

8ª Expo Mangalarga de Taubaté apresenta os melhores exemplares da raça na 17ª Feicampo

Realizada entre os dias 9 e 11 de junho, etapa é promovida pelo Núcleo Mangalarga do Vale do Paraíba

Publicado

⠀em

Mangalarga

Entre os próximos dias 9 e 11 de junho, o Vale do Paraíba estará em festa. O Sindicato Rural de Taubaté/SP realiza a 17ª Feicampo, Feira de Grande e Pequenos Animais e Implementos Agrícolas da cidade.

A festa reunirá torneio leiteiro, leilões, provas e exposições de pequenos animais, praça de alimentação, parque de diversões, música ao vivo e a 8ª Expo Mangalarga de Taubaté.

Promovida pelo Núcleo Mangalarga do Vale do Paraíba, a etapa, que já se encontra na 8ª edição, reunirá mais de 100 exemplares da raça Mangalarga e mais de 30 criadores da região. “Será uma grande festa da raça no Vale do Paraíba, reunindo os melhores exemplares Mangalarga da região”, comemora Felipe Angelin, um dos membros do núcleo organizador do encontro.

As exposições serão realizadas no Recinto de Exposições do Sindicato Rural de Taubaté e receberão as provas de marcha e morfologia.

A etapa já se tornou tradição na região, chamando a atenção de criadores. Prova deste sucesso é o número de criadores que prestigiam a etapa e levam seus melhores animais para entrar em pista.

“Será uma ótima oportunidade do entusiasta da raça conhecer os melhores exemplares da região”, convida Angelin.

Os julgamentos serão de responsabilidade de Agnaldo Andrade na morfologia e Felipe Amorim de Souza, na marcha.

Serviço

8ª Expo Mangalarga de Taubaté

Data: 9 a 11 de junho

Local: Recinto de Exposições do Sindicato Rural de Taubaté

Dentro da 17ª Feicampo

Entrada: 1 quilo de alimento (arroz, feijão ou macarrão)

Por: Equipe Cavalus Comunicação

Fotos: João Gabriel

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Mangalarga

Expo Brasileira surpreende pela qualidade funcional dos cavalos Mangalarga em pista

Animais realizam além das tradicionais provas de marcha, provas funcionais, com destaque para o Working Penning e Laço

Publicado

⠀em

A qualidade dos animais que entraram em pista durante a 18ª Expo Brasileira surpreendeu a todos.

O evento, realizado entre os dias 20 à 22 de maio, no Parque Assis Brasil, em Esteio/RS, dentro da Fenasul Expoleite atraiu a atenção do público pela qualidade e funcionalidade da raça apresentada nas provas.

“Surpreendeu a todos! Nunca tivemos em nosso estado animais com tanta qualidade na pista de uma vez só. O público ficou deslumbrado com tanta qualidade. Conseguimos atingir o que era nosso foco, interesse, mudança, novos ares para a nossa raça”, comemorou Diego Teixeira, membro do Núcleo de Rio-Grandense de Criadores da raça Mangalarga.

A Expo Brasileira foi realizada em Esteio/RS, casa do cavalo crioulo no Brasil e para o núcleo, receber uma das maiores exposições da raça no estado foi muito importante pois “deu ainda mais segurança ao trabalho de revitalização que o núcleo vem fazendo no estado, tentando trazer novos usuários”.

O resultado foi muito importante, ressalta Teixeira, pois fez com que alguns criadores que haviam desistido de criar, despertassem neles novamente o interesse pelo Mangalarga. “Conseguimos mexer com o brio do verdadeiro amante do cavalo Mangalarga”, ressaltou.

Expo Brasileira despertou interesse de outras raças

Durante a Fenasul Expoleite, outras raças também estiveram presentes realizando suas exposições e isso acabou causando um impacto ainda mais positivo para a Brasileira, isso porquê durante as provas funcionais, muitos criadores de outras raças prestigiaram as provas e se surpreenderam com a funcionalidade do Mangalarga do Brasil.

“Outros criadores de diversas raças observaram nossas provas funcionais, e se surpreenderam, comentando muito, nos consultando sobre a funcionalidade no cavalo. Estávamos no maior palco da raça funcional e causar o interesse neste público foi muito bacana”, afirmou Teixeira.

Família reunida na Expo Brasileira

Nessa edição da Expo Brasileira do cavalo Mangalarga a preocupação da organização foi reunir a família não apenas no entorno das provas de marcha e morfológicas, mas também nas provas funcionais. Por isso, desenvolveram provas com categoria Feminina nas modalidades de Três Tambores e Seis Balizas e provas de Working Penning com Amador, crianças, mulheres e proprietários.

“Reunimos 30 animais nas provas funcionais, quase 70 inscrições no Working Penning e 22 inscrições na provas de Laço”, apontou.

Sobre as provas de Laço com animais Mangalarga, Teixeira afirmou que também surpreendeu, principalmente aos juízes que estiveram presentes na Brasileira. “Eles jamais pensariam em ver Mangalarga de tanta qualidade laçando assim, no galope, troca de mãos, cavalos calmos. Nossa tropa foi muito elogiada e isso mostra que estamos seguindo no caminho certo”, finaliza.

Confira a lista completa dos campeões da Expo Brasileira no site da ABCCRM.

Por: Camila Pedroso/Equipe Cavalus Comunicação

Fotos: Divulgação

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Mangalarga

Prosa Mangalarga – Como está o crescimento da Raça Mangalarga fora do estado de São Paulo?

Este é o tema do Prosa Mangalarga de hoje (26). Programa vai ao ar ao vivo pelo canal do Youtube da Associação

Publicado

⠀em

Prosa Mangalarga

A raça Mangalarga do Brasil está em constante crescimento por todo território nacional. A Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo da Raça Mangalarga (ABCCRM) vem, com a ajuda dos núcleos regionais, realizando eventos com destaque ao sucesso de público e visitantes.

Para debater estes resultados muito importantes, o programa Prosa Mangalarga de hoje (26), comandado por Dudu Vaz promove um bate-papo com diversos convidados de destaque para abordar o crescimento da raça Mangalarga fora do Estado de São Paulo.

Diego José Teixeira, criador e diretor de fomento do NRCCRM e Lúcio Henrique do Centro de Treinamento Talismã são os convidados para contar suas realidades e crescimento.

O Prosa Mangalarga ainda terá como convidados Almir José Lopes Campos, criador e diretor de núcleos da ABCCRM; Rodrigo Novais, criador e diretor de exposições da ABCCRM e o presidente do Núcleo Mangalarga do Oeste Paulista.

O programa Prosa é transmitido ao vivo no canal da ABCCRM no YouTube, e pelo Instagram da ABCCRM hoje (26), a partir das 20h.

Por: Camila Pedroso

Fotos: Beto Falcão

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Mangalarga

Esteio/RS sedia a 18ª Expo Brasileira do Cavalo Mangalarga

Maior evento da raça no Rio Grande do Sul e o segundo mais importante em nível nacional, Expo Brasileira começa amanhã

Publicado

⠀em

Expo Brasileira

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Mangalarga (ABCCRM) juntamente com o Núcleo de Rio-grandense de Criadores da raça Mangalarga promovem a 18ª Expo Brasileira, de 20 a 22 de maio, no Parque Assis Brasil, em Esteio/RS.

Essa é a maior Exposição da raça no estado do Rio Grande do Sul, e acontece dentro da Fenasul e Expoleite.

Segundo a ABCCRM, a escolha em fazer a Expo Brasileira no Rio Grande do Sul, foi em função de ser fora do estado de São Paulo, movimentando o mercado dessa região, apresentando a raça em suas várias funcionalidades.

Além de suas qualidades já reconhecidas de marcha, o cavalo Mangalarga possui uma funcionalidade ímpar, sendo uma ótima opção para o trabalho com o gado. Para comprovar suas aptidões, os núcleos e a associação vem promovendo Provas Funcionais com exemplares da raça, e para essa edição da Expo Brasileira promoverá até provas de gado.

“Cavalo precisa trabalhar aqui no Sul e precisamos mostrar isso para os amantes do cavalo. A Expo Brasileira sendo realizada aqui é uma forma de demonstrar o quão funcional a nossa raça também é. É uma grande oportunidade para isso, temos desenvolvido esse trabalho no Núcleo de trazer a funcionalidade junto com a qualidade morfológica e de marcha da nossa raça que é muito importante, pois é tudo um conjunto”, Diego Teixeira, diretor Fomento do núcleo.

Além das tradicionais provas de Marcha e de Funcionalidade, nessa edição a Expo Brasileira reunirá ainda provas de Working Penning, Três Tambores e Seis Balizas e terá como premiação R$ 20 mil.

O cavalo Mangalarga reúne a família no entorno do cavalo, e na Expo Brasileira serão realizadas provas Femininas, Infantis e de proprietários, a fim de fomentar essa união.

“Essa é uma grande oportunidade de mostrarmos toda a qualidade e funcionalidade do cavalo Mangalarga aos novos entusiastas que querem conhecer de perto o cavalo Mangalarga”, afirma Teixeira.

A Expo Brasileira será transmitida ao vivo pelo aplicativo Ride2Play, primeiro streaming de cavalo do país.

Programação da Expo Brasileira:

19/05 – quinta-feira

16h às 18h30 – Provas Funcionais

20/05- sexta-feira

8h às 16h – julgamentos morfológicos

16h às 18h3 – 0 Provas Funcionais

21/05 – sábado

Continuação dos julgamentos e grandes campeonatos

Serviço

18ª Expo Brasileira do Cavalo Mangalarga

Data: 20 a 22 de maio

Local: Parque Assis Brasil, em Esteio/RS

Transmissão: Ride2Play

Por: Camila Pedroso

Foto: Divulgação

Mais notícias no portal Cavalus

Continue lendo

Categorias

COPYRIGHT © 2021 CAVALUS. TODOS DIREITOS RESERVADOS
ESSE SITE É PROTEGIDO PELO GOOGLE RECAPTCHA
POLÍTICA DE PRIVACIDADE | TERMOS DE SERVIÇO