Mais um evento que entra para a história do Quarto de Milha no Brasil. Na última sexta-feira (27/01), a Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Quarto de Milha (ABQM), promoveu o tão esperado 12ª edição do Hall da Fama e a 15ª edição do ABQM Awards, considerado o ‘Oscar do Quarto de Milha Brasileiro’.
Durante a cerimônia, diversos criadores, competidores e personalidades do meio equestre se reuniram para reconhecer personalidades e cavalos da raça que tiveram destaque no ano de 2022, além de festejarem as conquistas que tiveram durante o ano.
Um dos pontos altos da festa foi a homenagem que a ABQM promoveu a seu atual presidente Carlos Auricchio, o Caco, pelos vários anos de dedicação e principalmente pelo excelente trabalho que tem realizado à frente da associação. Os números atingidos pela sua gestão, como 600 mil animais registrados em todo o país, e mais de R$ 520 milhões atingidos em leilões do Quarto de Milha, demostram sua forte atuação visando o fortalecimento da raça.
12º Hall da Fama ABQM
Na exclusiva lista dos novos integrantes do 12º Hall da Fama da ABQM foram eternizado quatro animais (todos desaparecidos), fundamentais para a evolução genética da raça, com resultados que ficarão para sempre na memória dos quartistas. Rick Toro VM (Vaquejada), Angolano Beaver CV (Velocidade), Briganlena (Trabalho) e Miss Peppy Freckles (Trabalho), foram os homenageados com o almejado troféu.
Já entre as personalidades, os homenageados foram: Rafael Ferreira Ideburque Leal, Marcos Alan Kachorroski Costa, Marcello Carlos André Gros e Francisco Almir Bezerra (Mimi), pessoas apaixonadas pelo Quarto de Milha, que contribuem para a evolução da raça no Brasil.
Rafael Ferreira Ideburque Leal possui um trabalho árduo no estado do Ceará em prol do fomento e da manutenção das Corridas com cavalos Quarto de Milha no estado. Em 2007, quando a prefeitura de Fortaleza (CE) anunciou a interrupção das provas bem como a desapropriação do Jóquei Club Cearense, Leal se uniu com alguns amigos para construir uma pista de Corrida na cidade e assim, continuar com os páreos.
“É uma surpresa para mim essa premiação. Meu trabalho com o cavalo de Corrida e Vaquejada no nordeste do Brasil trouxe muito resultado. O nordeste tem uma cultura muito grande com Corridas de cavalos, e nossa ação para a manutenção dos páreos chega a sua 15º edição, mostrando a força do Nordeste”, comenta Leal.
Marcello Carlos André Gros é um dos precursores do Laço em Dupla no país, e enalteceu a importância da homenagem. “Fiquei muito feliz com a homenagem e com o reconhecimento aos meus anos de trabalho em prol da raça. Fiquei muito grato”, comemora.
Francisco Almir Bezerra, treinador e apaixonado pela raça, enalteceu a importância do cavalo em sua vida. “Eu vim do cavalo, eu não entrei no meio do cavalo por acaso, minha vida é em prol dele e sou muito grato. O Quarto de Milha me levou para muito longe, 8 países e 23 estados, então não é o cavalo que tem que me agradecer, eu tenho que agradecer o cavalo”.
Durante o jantar, o reencontro da família quartista foi um dos grandes protagonistas, com inúmeros sorrisos e abraços, demonstrando o amor com a criação dos cavalos Quarto de Milha, e principalmente, a união dos criadores.
Por Matheus Oliveira . Redação Cavalus
Fotos: Matheus Oliveira . Agência Cavalus
Leia mais notícias aqui.