De 23 de outubro a 1° de novembro, o Haras Raphaela, em Tietê/SP, recebe as provas de velocidade da ABQM
Mais quatro modalidades do 43º Campeonato Nacional, 41º Potro do Futuro, 6º Derby e ainda 3°Juvenil da ABQM disputam títulos essa semana. De fato, de 23 de outubro a 1° de novembro, o Haras Raphaela, em Tietê/SP, recebe as provas de velocidade do Quarto de Milha. A saber, as disputas serão em Três Tambores, Seis Balizas, Cinco Tambores e Maneabilidade e Velocidade.
Primeiramente, é importante lembrar que em Tietê a ABQM mantém o regulamento de proteção contra a Covid-19. Sobretudo, só será permitida a entrada apenas dos competidores e equipe técnica. De acordo com informações divulgadas pela Associação, a premiação será recorde: R$ 1.248.000,00 só para as provas de velocidade.
Esse valor faz parte do total de R$ 4 milhões em dinheiro e 25 veículos ‘zero’ km nas provas de Potros do Futuro anunciados pela Diretoria Executiva da ABQM para essa retomada. Distribuição que comporta não apenas as provas em São Paulo – Barretos, Araçatuba e Tietê- como também em Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Sergipe, totalizando 21 modalidades.
Ademais, vale lembrar que com a quarentena e o adiamento dos eventos, a ABQM buscou uma forma de realizar seus eventos oficiais ainda esse ano. Todos estavam marcados para acontecer em Araçatuba, contudo foram descentralizados a fim de seguir as normas e protocolos em face da pandemia. Do mesmo modo que os demais eventos fora de São Paulo também foram readequados.
Aberta Livre de Três Tambores
Competidores poderão apresentar até dez animais na categoria Aberta Livre de Três Tambores do 41° ABQM Potro do Futuro. Regra foi flexibilizada devido à crise da Covid-19, excepcionalmente para essa edição da prova. Acima de tudo, a Associação levou em consideração que o Potro do Futuro de Trabalho é a prova mais importante para os animais com quatro anos hípicos.
Então, diante da crise causada pelo novo coronavírus, a Comissão de Velocidade apresentou pleito de criadores, proprietários e competidores à Diretoria Executiva. Do habituais seis animais normalmente permitidos, em contrapartida poderiam apresentar dez. Logo após análise, diante do cenário criado pela pandemia, a Associação acatou a proposta.
Sobretudo, é uma regra exclusiva para esse evento e para a categoria Aberta Livre de Três Tambores. Portanto, o competidor poderá montar de cinco animais (machos ou fêmeas) até dez. Entretanto, do sexto animal em diante, todos devem ser Puros Castrados, inclusive o Puro por Cruza, anotados no Certificado de Registro do animal, feita pelo Stud Book.
Para programação completa, clique aqui. Resultados www.seqm.com.br e provas ao vivo através do: www.youtube.com/c/ABQMOficial.
Fonte: ABQM
Crédito das fotos: Divulgação/ABQM
Veja mais notícias da raça Quarto de Milha no portal Cavalus