Quarto de Milha

ABQM: provas oficiais de velocidade acontecem em Tietê

Publicado

em

De 23 de outubro a 1° de novembro, o Haras Raphaela, em Tietê/SP, recebe as provas de velocidade da ABQM

Mais quatro modalidades do 43º Campeonato Nacional, 41º Potro do Futuro, 6º Derby e ainda 3°Juvenil da ABQM disputam títulos essa semana. De fato, de 23 de outubro a 1° de novembro, o Haras Raphaela, em Tietê/SP, recebe as provas de velocidade do Quarto de Milha. A saber, as disputas serão em Três Tambores, Seis Balizas, Cinco Tambores e Maneabilidade e Velocidade.

Primeiramente, é importante lembrar que em Tietê a ABQM mantém o regulamento de proteção contra a Covid-19. Sobretudo, só será permitida a entrada apenas dos competidores e equipe técnica. De acordo com informações divulgadas pela Associação, a premiação será recorde: R$ 1.248.000,00 só para as provas de velocidade.

Esse valor faz parte do total de R$ 4 milhões em dinheiro e 25 veículos ‘zero’ km nas provas de Potros do Futuro anunciados pela Diretoria Executiva da ABQM para essa retomada. Distribuição que comporta não apenas as provas em São Paulo – Barretos, Araçatuba e Tietê- como também em Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Sergipe, totalizando 21 modalidades.

Ademais, vale lembrar que com a quarentena e o adiamento dos eventos, a ABQM buscou uma forma de realizar seus eventos oficiais ainda esse ano. Todos estavam marcados para acontecer em Araçatuba, contudo foram descentralizados a fim de seguir as normas e protocolos em face da pandemia. Do mesmo modo que os demais eventos fora de São Paulo também foram readequados.

 De 23 de outubro a 1° de novembro, o Haras Raphaela, em Tietê/SP, recebe as provas de velocidade da ABQM; Três Tambores e Seis Balizas

Aberta Livre de Três Tambores

Competidores poderão apresentar até dez animais na categoria Aberta Livre de Três Tambores do 41° ABQM Potro do Futuro. Regra foi flexibilizada devido à crise da Covid-19, excepcionalmente para essa edição da prova. Acima de tudo, a Associação levou em consideração que o Potro do Futuro de Trabalho é a prova mais importante para os animais com quatro anos hípicos.

Então, diante da crise causada pelo novo coronavírus, a Comissão de Velocidade apresentou pleito de criadores, proprietários e competidores à Diretoria Executiva. Do habituais seis animais normalmente permitidos, em contrapartida poderiam apresentar dez. Logo após análise, diante do cenário criado pela pandemia, a Associação acatou a proposta.

Sobretudo, é uma regra exclusiva para esse evento e para a categoria Aberta Livre de Três Tambores. Portanto, o competidor poderá montar de cinco animais (machos ou fêmeas) até dez. Entretanto, do sexto animal em diante, todos devem ser Puros Castrados, inclusive o Puro por Cruza, anotados no Certificado de Registro do animal, feita pelo Stud Book.

Para programação completa, clique aqui. Resultados www.seqm.com.br e provas ao vivo através do: www.youtube.com/c/ABQMOficial.

Fonte: ABQM
Crédito das fotos: Divulgação/ABQM

Veja mais notícias da raça Quarto de Milha no portal Cavalus

Comentar com o Facebook

Quarto de Milha

ABQM e ABNT lançam ‘Prática Recomendada de Equipamentos’

O objetivo do documento elaborado pela ABQM junto à ABNT é padronizar os equipamentos utilizados em provas equestres do Quarto de Milha

Publicado

em

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha – ABQM e Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT lançaram a ‘Prática Recomendada de Equipamentos’. O anúncio aconteceu durante o 3º Campeonato Nacional, 41º Potro do Futuro, 6º Derby & 3º Juvenil no Haras Raphaela em 30 de outubro. Em discurso no centro da pista de provas (foto), o presidente da ABQM, Caco Auricchio, recebeu o presidente da ABNT, Mário William.

De acordo com o presidente da ABQM, Caco Auricchio, o objetivo é estabelecer recomendações, inicialmente para as modalidades Laço Individual, Três Tambores e Vaquejada. Além disso, o documento tem a função de padronizar os equipamentos necessários para cada uma das competições. Ou seja, há uma busca por definir um patamar mínimo de segurança em cada uma delas. E ainda a preservação de cavaleiros, equinos e bovinos.

O presidente da ABNT, Mário William, atesta que o documento (ABNT PR 1008) está dividido em cinco partes. E, acima de tudo, é destinado à normatização de equipamentos utilizados nas atividades esportivas equestres da raça de cavalos Quarto de Milha.

Os trabalhos iniciaram em fevereiro deste ano. Participaram as áreas de Bem-Estar Animal e Sustentabilidade e Sistema de Gestão da Qualidade da ABQM. Bem como a gerência de Normatização Nacional da ABNT. Trataram, sobretudo, da análise de documentação e necessidades. Ao final de seis meses de debates e adequações, saíram os cinco primeiros documentos, submetidos à Consulta Nacional.

São eles:

O objetivo do documento elaborado pela ABQM junto à ABNT é padronizar os equipamentos utilizados em provas equestres do Quarto de Milha
Documento contempla, a principio, as modalidades Laço Individual, Três Tambores e Vaquejada

Metas futuras

A intenção é que a ABNT e a ABQM desenvolvam ‘Práticas Recomendadas’ para as mais de 20 modalidades existentes no Brasil. Praticadas nos eventos oficiais e oficializados da ABQM. Além da ABNT PR 1008, está em desenvolvimento também outra Prática Recomendada que cuida de ‘Operações seguras para realização de eventos equestres, de montaria, agropecuários e exposições’.

O documento tem por intuito fornecer uma estrutura operacional e recomendações técnicas de limpeza, desinfecção e de operação segura para prevenir a propagação do vírus SARS-CoV-2 (novo coronavírus). O foco desse estudo, sem dúvida, é a a realização de eventos equestres, de montaria, agropecuários e exposições. E o objetivo é proteger praticantes, profissionais de apoio (tratadores, transportadores) e equipe técnica.

Da mesma forma que esse documento estabelece ainda procedimentos para limpeza e desinfecção de veículos, trailers, equipamentos esportivos. B em como de baias e pavilhões, currais, pistas de exposição/competição. E até cabine de locução e áreas de julgamento. Além disso, define cuidados preventivos para hospedagem dos tratadores, e nas tratativas dos animais. Conforme nota da ABQM, o documento está em fase avançada de elaboração e deve ir para a consulta nacional este mês.

Pódio ANTT

ANTT

A Associação Nacional dos Três Tambores – ANTT realizou uma Etapa Especial durante o 43° Campeonato Nacional da ABQM pelo terceiro ano consecutivo. A saber, o evento ocorreu no Complexo Haras Raphaela entre os dias 23 de outubro e 1° de novembro. Com resultado, as competidoras que optaram por participar dessa etapa receberam pontos nas categorias Feminino e Mirim para o Circuito RAM Rodeo ANTT.

Pela categoria Feminino a disputa foi acirrada entre as inscritas filiadas à ANTT. Antes de mais nada, os pontos desta Etapa Especial já contam para o ranking da temporada 2020/2021. O título ficou com Campeã Nacional Caroline Rugolo. Em resumo, Carol venceu a prova com o tempo de 16s910 em conjunto com PG Blube Max Jazzy. Por outro lado, entre as pequenas estrelas da categoria Mirim, a vitória ficou com Sofia Esser, de apenas 10 anos. Montando King Gates marcou 17s743.

Entre os dias 19 e 21 de novembro a ANTT realiza a terceira etapa do seu campeonato. A edição de estreia da Copa NSG, em São Pedro/SP, acontece na Arena Coberta do Haras NSG, uma das melhores estruturas para competições do país. Dessa forma, entre as diversas categorias da modalidade Três Tambores, Feminino e Mirim valerão pontos para o ranking da ANTT.

Fonte: ABQM e ANTT (Assessoria de Imprensa)
Crédito das fotos: ABQM/Divulgação e Hugo Lemes

Veja mais notícias da raça Quarto de Milha no portal Cavalus

Comentar com o Facebook

Continue lendo

Quarto de Milha

Associação do Quarto de Milha anuncia parceria com a ANDE-Brasil

Publicado

em

Superintendente da ABQM, a associação do Quarto de Milha, se reuniu com o presidente da Associação Nacional de Equoterapia em Brasília/DF

Com o intuito de firmar novas parcerias na área social, a Associação do Quarto de Milha esteve em Brasília/DF. Primeiramente, o superintendente geral da ABQM, Manuel Rossitto, se reuniu com o presidente da Associação Nacional de Equoterapia, Jorge Dornelles. De tal forma que eles trataram sobre futuras parcerias entre as duas entidades.

Rossito também visitou o Parque de Exposições Granja do Torto (PGT). Na ocasião, reuniu-se com o diretor presidente do parque, Eugênio Farias. “A nossa ideia é firmar parceria entre ABQM e a ANDE-Brasil, para ampliar nosso projeto de Equoterapia em todo país”, ressalta.

Após a conversa, o superintendente conheceu a estrutura da ANDE-Brasil. Assim como assistiu a uma aula com as crianças que fazem parte do programa. A saber, a entidade atende crianças com deficiência e em estado de vulnerabilidade. Fundada em 10 de maio de 1989, é uma entidade civil sem fins lucrativos, de caráter filantrópico, assistencial e terapêutico.

Superintendente da ABQM, Associação do Quarto de Milha, se reuniu com o presidente da Associação Nacional de Equoterapia em Brasília/DF
Manuel Rossito, Jorge Dornelles e Eugênio Farias

ANDE-Brasil

Sediada em Brasília, a ANDE-Brasil já realizou 130 edições de Curso Básico de Equoterapia em sua sede. Desse modo, ao todo foram capacitados mais de 10.000 profissionais brasileiros e 55 estrangeiros. Além disso, realizou três edições de Curso Especial de Equoterapia em Portugal. Por outro lado, são 18 edições de Curso Avançado, capacitando mais de 500 profissionais.

A ANDE-Brasil, que tem como missão oferecer a Equoterapia como meio de reabilitação, de educação e de inserção social para melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência ou necessidades especiais, realizou 31 edições de Curso de Equitação para Equoterapia, capacitando mais de 500 profissionais. E ainda promoveu seis congressos brasileiros, com presenças nacionais e internacionais, e um congresso internacional.

Acima de tudo, o trabalho da ANDE-Brasil tem três pilares: seriedade, profissionalismo e responsabilidade. Fatores que colaboraram para um padrão respeitável da Equoterapia no Brasil.

Fonte: ABQM e ANDE-Brasil
Crédito das fotos: Divulgação

Veja mais notícias da raça Quarto de Milha no portal Cavalus

Comentar com o Facebook

Continue lendo

Quarto de Milha

ABQM conclui Campeonato Nacional, Potro do Futuro, Derby e Juvenil

Publicado

em

O objetivo do documento elaborado pela ABQM junto à ABNT é padronizar os equipamentos utilizados em provas equestres do Quarto de Milha

Eventos da ABQM, em 18 modalidades, anteriormente marcados para julho e outubro, foram concluídos

Três cidades e mais de 14 mil inscritos em 18 modalidades. Assim a ABQM encerrou o 43° Campeonato Nacional, 41° Potro do Futuro, 6° Derby & 3° Juvenil. Uma programação que começou no final de setembro, em Barretos/SP, e terminou no último final de semana em Tietê/SP. Recorde de inscritos, protocolos para combate da Covid-19 e muitos desafios. A finalização de um momento jamais vivido pela associação contou com a modalidade Três Tambores. Em números, de 30 de setembro a 1° de novembro de 2020: inscrições: 14.551; animais: 3.593; competidores: 1.911.

Assim sendo, Rodrigo Fernandes de Oliveira e ST Gabita confirmaram favoritismo. Voltaram para casa como campeões do Potro do Futuro ABQM de Três Tambores categoria Aberta. De acordo com os resultados, 48 conjuntos fizeram a Final Ouro e valia um carro ‘zero’ km para o campeão. O conjunto, menor tempo das classificatórias, voltou a ‘voar baixo’. Com 16s963 ficou com o título e o carro. O único tempo na casa dos 16 segundos da final.

Os campeões do Potro do Futuro ABQM de Três Tambores categoria Feminino foram Jhennyfer Oselame e Olaf Famefire OFV com 17s579. Outro cavalo de criação do Rancho Faria, Bigflo OVF, foi campeão do Potro do Futuro Amador. Octavio Augusto Faria marcou 17s374 e levou o outro carro destinado à premiação da modalidade. Aliás, a ABQM até dezembro premiará ao todo com R$ 5 milhões. Valores que incluem 25 carros ‘zero’ km nos potros do futuro.

Eventos da ABQM, em 18 modalidades, anteriormente marcados para julho e outubro, foram concluídos esse final de semana em Tietê/SP

Outros resultados

Um dos conjuntos ‘queridinhos’ dos Três Tambores venceu a Feminino do Campeonato Nacional. Caroline Rugolo e PG Blue Max Jazzy marcaram 16s910 e ficaram com o título de 2020 de uma das categorias mais cobiçadas da competição. A amazona, eleita a mais pontuada pela ABQM por vários anos seguidos, dividiu o pódio com a irmã. Louise Rugolo e Star Bryan Fame HH foram vice-campeões com o tempo de 16s925. Louise ainda foi quarto lugar com Snow Lider Stones QM, 17s098.

Em seguida, as irmãs repetiram o pódio no Campeonato Nacional Amador. Carol e PG Blue Max Jazzy foram campeões com 17s018. Enquanto Louise e Star Bryan Fame HH ficaram com o título de reservados campeões ao marcar 17s031. Surpreendentemente, Louise também foi quarto lugar nessa prova. Com Roseanna Seis anotou 17s110.

“Só nós sabemos o quanto dedicamos, o quanto investimos e o tanto que batalhamos para colher cada vitória. É uma equipe inteira envolvida, uma família inteira te incentivando e te dando suporte!! Nada seria possível sem vocês, e claro sem ele, Deus!! Obrigada Senhor por tudo. Tenho fé, persistência e muita, mas muita garra. Jamais vou desistir. Enquanto tiver saúde vou fazer sempre o meu melhor, isso é a minha vida!!”, postou Carol em seu Instagram.

O menor tempo de todo esse evento, que começou no dia 23 de outubro, continuou com Sidnei Junior e Natovas Zoom Red EM: 16s673.

Eventos da ABQM, em 18 modalidades, anteriormente marcados para julho e outubro, foram concluídos esse final de semana em Tietê/SP

Conclusão

Entretanto, a ABQM ainda terá mais dois eventos pela frente. Essa semana, de 3 a 8 de novembro, acontece o 15º Potro do Futuro & Campeonato Nacional de Laço Comprido do Quarto de Milha. Dessa forma, as provas de Laço Comprido e Laço Comprido Técnico estão sendo realizadas no Parque do Peão CLC, em Campo Grande/MS. A promoção é da ABQM em conjunto com o Núcleo Sul-Matogrossense do Cavalo Quarto de Milha – MSQM. Ao todo, distribuirão R$ 211 mil em prêmios e troféus.

Em outra região do Brasil, vaqueiros de todo o Brasil já se preparam para a mais emocionante edição do Potro do Futuro & Campeonato Nacional de Vaquejada de todos os tempos. As provas oficiais da ABQM da 18ª edição essa modalidade encerrarão a temporada 2020 da raça, com uma premiação histórica. De 2 a 6 de dezembro, serão distribuídos mais de R$ 400 mil em prêmios, incluindo três carros ‘zero’ km, no Parque das Palmeiras, em Lagarto/SE.

Resultados www.seqm.com.br. Todas as informações: www.abqm.com.br. Veja e reveja as provas: www.youtube.com/c/ABQMOficial.

Fonte: ABQM
Crédito das fotos: Divulgação/Portal Cavalus e ABQM

Veja mais notícias da raça Quarto de Milha no portal Cavalus

Comentar com o Facebook

Continue lendo
X
X