Competições do Quarto de Milha se despedem de Araçatuba/SP com recorde de inscrições; como resultado, as premiações foram históricas
Foram 13 dias de muitas emoções, disputas acirradas e premiações históricas. O cavalo Quarto de Milha, sem dúvida, fez história mais uma vez em Araçatuba/SP. De 6 a 18 de outubro, o Parque Clibas de Almeida Prado (foto) recebeu provas oficiais em 12 modalidades em dois turnos. A saber: Apartação, Breakaway Roping, Conformação, Laço Cabeça, Laço em Dupla. Assim como de Laço Individual, Laço Individual Técnico, Laço Pé, Performance Halter, Rédeas, Western Pleasure e Working Cow Horse.
De acordo com a ABQM, estimular os esportes equestres é fomentar a raça Quarto de Milha. Para isso, contou com o trabalho e a dedicação das Comissões de Modalidades. Com o intuito de contribuir com as provas, houve empenho de todos. Os responsáveis estiveram presente, incentivando seus competidores e buscando novas inscrições.
Por essa razão, a ABQM fez um agradecimento especial aos coordenadores que estiveram em Araçatuba: Apartação: Fernando Latufe Carnevale Tufaile; Conformação, Performance Halter e Western Pleasure: Ana Cristina Benevides; Laço Cabeça, Laço Pé e Laço em Dupla: Rafael Correa Paoliello; Laço Individual: Fábio Luís Parizi; Rédeas: Ricardo Marinato Heymann; Working Cow Horse: Nelson Rodrigues.
“Superação, dedicação e confiança são as palavras que descrevem o que aconteceu nas provas da ABQM. Aproveito para parabenizar e agradecer, em nome de toda a Diretoria Executiva, aos competidores. Tiveram, sem dúvida, excelente desempenho em pista. E, acima de tudo, agradecemos pela participação. Assim como aos criadores, pela qualidade dos animais apresentados”, destaca Caco Auricchio, presidente da ABQM.
Alguns destaques
No Campeonato Nacional de Breakaway Roping, Gabriela Sávio Mazetto marcou o menor tempo do evento. Com Barbi Me A Shine Pop venceu a Aberta Feminina com 2s640. Gabi também foi segundo lugar, com Alpha Roosters, e o tempo de 3s430. Lavínia Dias Souto venceu duas categorias. Com Helena Zorrero marcou 4s295 na Amador; enquanto na Amador Principiante seu tempo foi 5s500. Além disso, destaque para o número de inscritos nessa modalidade: 81 conjuntos.
O final de semana teve ainda as disputas do Laço Individual Cronômetro. Presença nessa prova de mais de 800 conjuntos. Marcos Nicolielo venceu a Aberta Livre com a menor marca do Campeonato Nacional 2020. Montando Boon Stylish Lena fechou em 9s190. Com Billy Is It, Kenny Cunha levou mais um troféu. Ficou em segundo lugar no Campeonato Nacional Aberta Livre ao marcar 9s270. Por outro lado, na segunda categoria com maior número de inscritos, vitória para Gustavo Antonelli. Marcou 11s090 com Barney Hickey SQ.
O segundo carro da Apartação ficou para Filipe Rezende Barbosa e Tiana Cat. O conjunto foi campeão Potro do Futuro Amador ao marcar 219 pontos. Pelo Campeonato Nacional de Apartação, vitória para Norberto Soares Leite e Queen Boon A Lena. O conjunto recebeu dos juízes nota 224. Eles também ganharam o Derby Amador ao marcar 220 pontos. Em seguida, pela Amador Senior, os campeões foram Arthur Zica Geo e Reyhanna, 225 pontos.
A modalidade Conformação também esteve em pista. Resultados: www.seqm.com.br | Reveja: www.youtube.com/c/ABQMOficial.
Cuidados aos bovinos participantes
O cuidado com os animais está, acima de tudo, no DNA da ABQM. Dessa forma, durante o 43º Campeonato Nacional, 41º Potro do Futuro e 6º Derby uma iniciativa ofereceu condições ainda melhores para os bovinos participantes das modalidades de Laço Individual e Breakaway Roping.
“A ação visou, acima de tudo, a suplementação de eletrólitos aos animais, antes das atividades. De tal forma que minimizou os efeitos do clima quente. Além disso, essa ação auxiliou na restauração do equilíbrio hidroeletrolítico e estabeleceu um reforço energético. Condições essenciais de fácil assimilação pelos bovinos”, ressalta o gerente de Bem-Estar Animal e Sustentabilidade da ABQM, Orlando Filho.
Os eletrólitos, portanto, são partículas importantes para o funcionamento correto dos órgãos, células e sistema nervoso. Dentre os principais eletrólitos, estão o sódio, o potássio e o cloro. “A perda, ou melhor, o desequilíbrio desses eletrólitos é um dos processos responsáveis pela evolução da desidratação, por exemplo”, explica.
Dessa forma, a suplementação de eletrólitos em bovinos, antes da participação nas atividades esportivas equestres, se mostra como uma alternativa para a manutenção hidroeletrolítica dos animais. Buscando estimular o consumo espontâneo de água de qualidade, foram disponibilizados bebedouros em diversos pontos dos currais e durante todo o período das provas.
“Ações como essa reforçam a atenção, os cuidados e as melhorias nas tratativas para com os animais, caminhando para uma evolução constante e essencial ao Bem-Estar Animal”. Por fim, Orlando Filho ainda enfatizou que os suplementos administrados, nos bovinos participantes das competições, no Parque Clibas de Almeida Prado, são de uso oral.
Manual do Quarto de Milha de Boas Práticas para Bovinos
O ‘Manual de Boas Práticas para Bovinos Participantes de Atividades Esportivas Equestres’ foi lançado em Araçatuba. Um guia elaborado em caráter técnico e inédito, baseado em conceitos e normativas de Bem-Estar Animal. Segundo a ABQM, o trabalho concilia dois importantes segmentos do agronegócio brasileiro: a equinocultura e a pecuária.
De acordo com Orlando Filho, a referência de bem-estar animal é o modo como os equinos são tratados nas competições. Dessa forma, ações que também devem ser estendidas aos bovinos. “Com esse manual, preconizamos que os bovinos estejam sempre sãos, cômodos, bem alimentados e seguros, além da prevenção de doenças e tratamentos veterinários apropriados. Dessa forma, garantimos saúde e integridade aos animais, no campo e nas pistas”.
Fonte: ABQM
Crédito das fotos: Divulgação/ABQM
Veja mais notícias da raça Quarto de Milha no portal Cavalus