Quarto de Milha

ABQM: Quarto de Milha conclui mais uma etapa das provas oficiais

Publicado

em

Competições do Quarto de Milha se despedem de Araçatuba/SP com recorde de inscrições; como resultado, as premiações foram históricas

Foram 13 dias de muitas emoções, disputas acirradas e premiações históricas. O cavalo Quarto de Milha, sem dúvida, fez história mais uma vez em Araçatuba/SP. De 6 a 18 de outubro, o Parque Clibas de Almeida Prado (foto) recebeu provas oficiais em 12 modalidades em dois turnos. A saber: Apartação, Breakaway Roping, Conformação, Laço Cabeça, Laço em Dupla. Assim como de Laço Individual, Laço Individual Técnico, Laço Pé, Performance Halter, Rédeas, Western Pleasure e Working Cow Horse. 

De acordo com a ABQM, estimular os esportes equestres é fomentar a raça Quarto de Milha. Para isso, contou com o trabalho e a dedicação das Comissões de Modalidades. Com o intuito de contribuir com as provas, houve empenho de todos. Os responsáveis estiveram presente, incentivando seus competidores e buscando novas inscrições.

Por essa razão, a ABQM fez um agradecimento especial aos coordenadores que estiveram em Araçatuba: Apartação: Fernando Latufe Carnevale Tufaile; Conformação, Performance Halter e Western Pleasure: Ana Cristina Benevides; Laço Cabeça, Laço Pé e Laço em Dupla: Rafael Correa Paoliello; Laço Individual: Fábio Luís Parizi; Rédeas: Ricardo Marinato Heymann; Working Cow Horse: Nelson Rodrigues.

“Superação, dedicação e confiança são as palavras que descrevem o que aconteceu nas provas da ABQM. Aproveito para parabenizar e agradecer, em nome de toda a Diretoria Executiva, aos competidores. Tiveram, sem dúvida, excelente desempenho em pista. E, acima de tudo, agradecemos pela participação. Assim como aos criadores, pela qualidade dos animais apresentados”, destaca Caco Auricchio, presidente da ABQM.

Competições do Quarto de Milha se despedem de Araçatuba/SP com recorde de inscrições; como resultado, as premiações foram históricas
Gabi Savio

Alguns destaques

No Campeonato Nacional de Breakaway Roping, Gabriela Sávio Mazetto marcou o menor tempo do evento. Com Barbi Me A Shine Pop venceu a Aberta Feminina com 2s640. Gabi também foi segundo lugar, com Alpha Roosters, e o tempo de 3s430. Lavínia Dias Souto venceu duas categorias. Com Helena Zorrero marcou 4s295 na Amador; enquanto na Amador Principiante seu tempo foi 5s500. Além disso, destaque para o número de inscritos nessa modalidade: 81 conjuntos.

O final de semana teve ainda as disputas do Laço Individual Cronômetro. Presença nessa prova de mais de 800 conjuntos. Marcos Nicolielo venceu a Aberta Livre com a menor marca do Campeonato Nacional 2020. Montando Boon Stylish Lena fechou em 9s190. Com Billy Is It, Kenny Cunha levou mais um troféu. Ficou em segundo lugar no Campeonato Nacional Aberta Livre ao marcar 9s270. Por outro lado, na segunda categoria com maior número de inscritos, vitória para Gustavo Antonelli. Marcou 11s090 com Barney Hickey SQ.

O segundo carro da Apartação ficou para Filipe Rezende Barbosa e Tiana Cat. O conjunto foi campeão Potro do Futuro Amador ao marcar 219 pontos. Pelo Campeonato Nacional de Apartação, vitória para Norberto Soares Leite e Queen Boon A Lena. O conjunto recebeu dos juízes nota 224. Eles também ganharam o Derby Amador ao marcar 220 pontos. Em seguida, pela Amador Senior, os campeões foram Arthur Zica Geo e Reyhanna, 225 pontos.

A modalidade Conformação também esteve em pista. Resultados: www.seqm.com.br | Reveja: www.youtube.com/c/ABQMOficial.

Competições do Quarto de Milha se despedem de Araçatuba/SP com recorde de inscrições; como resultado, as premiações foram históricas

Cuidados aos bovinos participantes

O cuidado com os animais está, acima de tudo, no DNA da ABQM. Dessa forma, durante o 43º Campeonato Nacional, 41º Potro do Futuro e 6º Derby uma iniciativa ofereceu condições ainda melhores para os bovinos participantes das modalidades de Laço Individual e Breakaway Roping.

“A ação visou, acima de tudo, a suplementação de eletrólitos aos animais, antes das atividades. De tal forma que minimizou os efeitos do clima quente. Além disso, essa ação auxiliou na restauração do equilíbrio hidroeletrolítico e estabeleceu um reforço energético. Condições essenciais de fácil assimilação pelos bovinos”, ressalta o gerente de Bem-Estar Animal e Sustentabilidade da ABQM, Orlando Filho.

Os eletrólitos, portanto, são partículas importantes para o funcionamento correto dos órgãos, células e sistema nervoso. Dentre os principais eletrólitos, estão o sódio, o potássio e o cloro. “A perda, ou melhor, o desequilíbrio desses eletrólitos é um dos processos responsáveis pela evolução da desidratação, por exemplo”, explica.

Dessa forma, a suplementação de eletrólitos em bovinos, antes da participação nas atividades esportivas equestres, se mostra como uma alternativa para a manutenção hidroeletrolítica dos animais. Buscando estimular o consumo espontâneo de água de qualidade, foram disponibilizados bebedouros em diversos pontos dos currais e durante todo o período das provas.

“Ações como essa reforçam a atenção, os cuidados e as melhorias nas tratativas para com os animais, caminhando para uma evolução constante e essencial ao Bem-Estar Animal”. Por fim, Orlando Filho ainda enfatizou que os suplementos administrados, nos bovinos participantes das competições, no Parque Clibas de Almeida Prado, são de uso oral.

Competições do Quarto de Milha se despedem de Araçatuba/SP com recorde de inscrições; como resultado, as premiações foram históricas

Manual do Quarto de Milha de Boas Práticas para Bovinos

O ‘Manual de Boas Práticas para Bovinos Participantes de Atividades Esportivas Equestres’ foi lançado em Araçatuba. Um guia elaborado em caráter técnico e inédito, baseado em conceitos e normativas de Bem-Estar Animal. Segundo a ABQM, o trabalho concilia dois importantes segmentos do agronegócio brasileiro: a equinocultura e a pecuária.

De acordo com Orlando Filho, a referência de bem-estar animal é o modo como os equinos são tratados nas competições. Dessa forma, ações que também devem ser estendidas aos bovinos. “Com esse manual, preconizamos que os bovinos estejam sempre sãos, cômodos, bem alimentados e seguros, além da prevenção de doenças e tratamentos veterinários apropriados. Dessa forma, garantimos saúde e integridade aos animais, no campo e nas pistas”.

Fonte: ABQM
Crédito das fotos: Divulgação/ABQM

Veja mais notícias da raça Quarto de Milha no portal Cavalus

Comentar com o Facebook

Quarto de Milha

ABQM e ABNT lançam ‘Prática Recomendada de Equipamentos’

O objetivo do documento elaborado pela ABQM junto à ABNT é padronizar os equipamentos utilizados em provas equestres do Quarto de Milha

Publicado

em

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha – ABQM e Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT lançaram a ‘Prática Recomendada de Equipamentos’. O anúncio aconteceu durante o 3º Campeonato Nacional, 41º Potro do Futuro, 6º Derby & 3º Juvenil no Haras Raphaela em 30 de outubro. Em discurso no centro da pista de provas (foto), o presidente da ABQM, Caco Auricchio, recebeu o presidente da ABNT, Mário William.

De acordo com o presidente da ABQM, Caco Auricchio, o objetivo é estabelecer recomendações, inicialmente para as modalidades Laço Individual, Três Tambores e Vaquejada. Além disso, o documento tem a função de padronizar os equipamentos necessários para cada uma das competições. Ou seja, há uma busca por definir um patamar mínimo de segurança em cada uma delas. E ainda a preservação de cavaleiros, equinos e bovinos.

O presidente da ABNT, Mário William, atesta que o documento (ABNT PR 1008) está dividido em cinco partes. E, acima de tudo, é destinado à normatização de equipamentos utilizados nas atividades esportivas equestres da raça de cavalos Quarto de Milha.

Os trabalhos iniciaram em fevereiro deste ano. Participaram as áreas de Bem-Estar Animal e Sustentabilidade e Sistema de Gestão da Qualidade da ABQM. Bem como a gerência de Normatização Nacional da ABNT. Trataram, sobretudo, da análise de documentação e necessidades. Ao final de seis meses de debates e adequações, saíram os cinco primeiros documentos, submetidos à Consulta Nacional.

São eles:

O objetivo do documento elaborado pela ABQM junto à ABNT é padronizar os equipamentos utilizados em provas equestres do Quarto de Milha
Documento contempla, a principio, as modalidades Laço Individual, Três Tambores e Vaquejada

Metas futuras

A intenção é que a ABNT e a ABQM desenvolvam ‘Práticas Recomendadas’ para as mais de 20 modalidades existentes no Brasil. Praticadas nos eventos oficiais e oficializados da ABQM. Além da ABNT PR 1008, está em desenvolvimento também outra Prática Recomendada que cuida de ‘Operações seguras para realização de eventos equestres, de montaria, agropecuários e exposições’.

O documento tem por intuito fornecer uma estrutura operacional e recomendações técnicas de limpeza, desinfecção e de operação segura para prevenir a propagação do vírus SARS-CoV-2 (novo coronavírus). O foco desse estudo, sem dúvida, é a a realização de eventos equestres, de montaria, agropecuários e exposições. E o objetivo é proteger praticantes, profissionais de apoio (tratadores, transportadores) e equipe técnica.

Da mesma forma que esse documento estabelece ainda procedimentos para limpeza e desinfecção de veículos, trailers, equipamentos esportivos. B em como de baias e pavilhões, currais, pistas de exposição/competição. E até cabine de locução e áreas de julgamento. Além disso, define cuidados preventivos para hospedagem dos tratadores, e nas tratativas dos animais. Conforme nota da ABQM, o documento está em fase avançada de elaboração e deve ir para a consulta nacional este mês.

Pódio ANTT

ANTT

A Associação Nacional dos Três Tambores – ANTT realizou uma Etapa Especial durante o 43° Campeonato Nacional da ABQM pelo terceiro ano consecutivo. A saber, o evento ocorreu no Complexo Haras Raphaela entre os dias 23 de outubro e 1° de novembro. Com resultado, as competidoras que optaram por participar dessa etapa receberam pontos nas categorias Feminino e Mirim para o Circuito RAM Rodeo ANTT.

Pela categoria Feminino a disputa foi acirrada entre as inscritas filiadas à ANTT. Antes de mais nada, os pontos desta Etapa Especial já contam para o ranking da temporada 2020/2021. O título ficou com Campeã Nacional Caroline Rugolo. Em resumo, Carol venceu a prova com o tempo de 16s910 em conjunto com PG Blube Max Jazzy. Por outro lado, entre as pequenas estrelas da categoria Mirim, a vitória ficou com Sofia Esser, de apenas 10 anos. Montando King Gates marcou 17s743.

Entre os dias 19 e 21 de novembro a ANTT realiza a terceira etapa do seu campeonato. A edição de estreia da Copa NSG, em São Pedro/SP, acontece na Arena Coberta do Haras NSG, uma das melhores estruturas para competições do país. Dessa forma, entre as diversas categorias da modalidade Três Tambores, Feminino e Mirim valerão pontos para o ranking da ANTT.

Fonte: ABQM e ANTT (Assessoria de Imprensa)
Crédito das fotos: ABQM/Divulgação e Hugo Lemes

Veja mais notícias da raça Quarto de Milha no portal Cavalus

Comentar com o Facebook

Continue lendo

Quarto de Milha

Associação do Quarto de Milha anuncia parceria com a ANDE-Brasil

Publicado

em

Superintendente da ABQM, a associação do Quarto de Milha, se reuniu com o presidente da Associação Nacional de Equoterapia em Brasília/DF

Com o intuito de firmar novas parcerias na área social, a Associação do Quarto de Milha esteve em Brasília/DF. Primeiramente, o superintendente geral da ABQM, Manuel Rossitto, se reuniu com o presidente da Associação Nacional de Equoterapia, Jorge Dornelles. De tal forma que eles trataram sobre futuras parcerias entre as duas entidades.

Rossito também visitou o Parque de Exposições Granja do Torto (PGT). Na ocasião, reuniu-se com o diretor presidente do parque, Eugênio Farias. “A nossa ideia é firmar parceria entre ABQM e a ANDE-Brasil, para ampliar nosso projeto de Equoterapia em todo país”, ressalta.

Após a conversa, o superintendente conheceu a estrutura da ANDE-Brasil. Assim como assistiu a uma aula com as crianças que fazem parte do programa. A saber, a entidade atende crianças com deficiência e em estado de vulnerabilidade. Fundada em 10 de maio de 1989, é uma entidade civil sem fins lucrativos, de caráter filantrópico, assistencial e terapêutico.

Superintendente da ABQM, Associação do Quarto de Milha, se reuniu com o presidente da Associação Nacional de Equoterapia em Brasília/DF
Manuel Rossito, Jorge Dornelles e Eugênio Farias

ANDE-Brasil

Sediada em Brasília, a ANDE-Brasil já realizou 130 edições de Curso Básico de Equoterapia em sua sede. Desse modo, ao todo foram capacitados mais de 10.000 profissionais brasileiros e 55 estrangeiros. Além disso, realizou três edições de Curso Especial de Equoterapia em Portugal. Por outro lado, são 18 edições de Curso Avançado, capacitando mais de 500 profissionais.

A ANDE-Brasil, que tem como missão oferecer a Equoterapia como meio de reabilitação, de educação e de inserção social para melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência ou necessidades especiais, realizou 31 edições de Curso de Equitação para Equoterapia, capacitando mais de 500 profissionais. E ainda promoveu seis congressos brasileiros, com presenças nacionais e internacionais, e um congresso internacional.

Acima de tudo, o trabalho da ANDE-Brasil tem três pilares: seriedade, profissionalismo e responsabilidade. Fatores que colaboraram para um padrão respeitável da Equoterapia no Brasil.

Fonte: ABQM e ANDE-Brasil
Crédito das fotos: Divulgação

Veja mais notícias da raça Quarto de Milha no portal Cavalus

Comentar com o Facebook

Continue lendo

Quarto de Milha

ABQM conclui Campeonato Nacional, Potro do Futuro, Derby e Juvenil

Publicado

em

O objetivo do documento elaborado pela ABQM junto à ABNT é padronizar os equipamentos utilizados em provas equestres do Quarto de Milha

Eventos da ABQM, em 18 modalidades, anteriormente marcados para julho e outubro, foram concluídos

Três cidades e mais de 14 mil inscritos em 18 modalidades. Assim a ABQM encerrou o 43° Campeonato Nacional, 41° Potro do Futuro, 6° Derby & 3° Juvenil. Uma programação que começou no final de setembro, em Barretos/SP, e terminou no último final de semana em Tietê/SP. Recorde de inscritos, protocolos para combate da Covid-19 e muitos desafios. A finalização de um momento jamais vivido pela associação contou com a modalidade Três Tambores. Em números, de 30 de setembro a 1° de novembro de 2020: inscrições: 14.551; animais: 3.593; competidores: 1.911.

Assim sendo, Rodrigo Fernandes de Oliveira e ST Gabita confirmaram favoritismo. Voltaram para casa como campeões do Potro do Futuro ABQM de Três Tambores categoria Aberta. De acordo com os resultados, 48 conjuntos fizeram a Final Ouro e valia um carro ‘zero’ km para o campeão. O conjunto, menor tempo das classificatórias, voltou a ‘voar baixo’. Com 16s963 ficou com o título e o carro. O único tempo na casa dos 16 segundos da final.

Os campeões do Potro do Futuro ABQM de Três Tambores categoria Feminino foram Jhennyfer Oselame e Olaf Famefire OFV com 17s579. Outro cavalo de criação do Rancho Faria, Bigflo OVF, foi campeão do Potro do Futuro Amador. Octavio Augusto Faria marcou 17s374 e levou o outro carro destinado à premiação da modalidade. Aliás, a ABQM até dezembro premiará ao todo com R$ 5 milhões. Valores que incluem 25 carros ‘zero’ km nos potros do futuro.

Eventos da ABQM, em 18 modalidades, anteriormente marcados para julho e outubro, foram concluídos esse final de semana em Tietê/SP

Outros resultados

Um dos conjuntos ‘queridinhos’ dos Três Tambores venceu a Feminino do Campeonato Nacional. Caroline Rugolo e PG Blue Max Jazzy marcaram 16s910 e ficaram com o título de 2020 de uma das categorias mais cobiçadas da competição. A amazona, eleita a mais pontuada pela ABQM por vários anos seguidos, dividiu o pódio com a irmã. Louise Rugolo e Star Bryan Fame HH foram vice-campeões com o tempo de 16s925. Louise ainda foi quarto lugar com Snow Lider Stones QM, 17s098.

Em seguida, as irmãs repetiram o pódio no Campeonato Nacional Amador. Carol e PG Blue Max Jazzy foram campeões com 17s018. Enquanto Louise e Star Bryan Fame HH ficaram com o título de reservados campeões ao marcar 17s031. Surpreendentemente, Louise também foi quarto lugar nessa prova. Com Roseanna Seis anotou 17s110.

“Só nós sabemos o quanto dedicamos, o quanto investimos e o tanto que batalhamos para colher cada vitória. É uma equipe inteira envolvida, uma família inteira te incentivando e te dando suporte!! Nada seria possível sem vocês, e claro sem ele, Deus!! Obrigada Senhor por tudo. Tenho fé, persistência e muita, mas muita garra. Jamais vou desistir. Enquanto tiver saúde vou fazer sempre o meu melhor, isso é a minha vida!!”, postou Carol em seu Instagram.

O menor tempo de todo esse evento, que começou no dia 23 de outubro, continuou com Sidnei Junior e Natovas Zoom Red EM: 16s673.

Eventos da ABQM, em 18 modalidades, anteriormente marcados para julho e outubro, foram concluídos esse final de semana em Tietê/SP

Conclusão

Entretanto, a ABQM ainda terá mais dois eventos pela frente. Essa semana, de 3 a 8 de novembro, acontece o 15º Potro do Futuro & Campeonato Nacional de Laço Comprido do Quarto de Milha. Dessa forma, as provas de Laço Comprido e Laço Comprido Técnico estão sendo realizadas no Parque do Peão CLC, em Campo Grande/MS. A promoção é da ABQM em conjunto com o Núcleo Sul-Matogrossense do Cavalo Quarto de Milha – MSQM. Ao todo, distribuirão R$ 211 mil em prêmios e troféus.

Em outra região do Brasil, vaqueiros de todo o Brasil já se preparam para a mais emocionante edição do Potro do Futuro & Campeonato Nacional de Vaquejada de todos os tempos. As provas oficiais da ABQM da 18ª edição essa modalidade encerrarão a temporada 2020 da raça, com uma premiação histórica. De 2 a 6 de dezembro, serão distribuídos mais de R$ 400 mil em prêmios, incluindo três carros ‘zero’ km, no Parque das Palmeiras, em Lagarto/SE.

Resultados www.seqm.com.br. Todas as informações: www.abqm.com.br. Veja e reveja as provas: www.youtube.com/c/ABQMOficial.

Fonte: ABQM
Crédito das fotos: Divulgação/Portal Cavalus e ABQM

Veja mais notícias da raça Quarto de Milha no portal Cavalus

Comentar com o Facebook

Continue lendo
X
X