Fiscalização foi realizada por técnicos do Escritório de Defesa Agropecuária de Araçatuba (EDA/CDA/SP) e pela Polícia Militar Ambiental Estadual

Médicos veterinários do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de Araçatuba/SP e policiais militares ambientais elogiaram a infraestrutura do recinto de exposições Clibas de Almeida Prado, o tratamento e condições oferecidas aos animais que participam do 42º Campeonato Nacional Quarto de Milha.

Os comentários foram feitos após uma fiscalização solicitada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha, onde verificou-se condições da estrutura e tratamento oferecido aos animais participantes do evento. A verificação foi detalhada, começando na área de entrada dos animais, onde é checada toda a documentação referente à saúde de equinos (mais de 2.200 na competição) e bovinos (cerca de 1.500) que chegam ao parque, além das condições de transporte dos mesmos.

Pistas de competição, baias e currais onde são alojados os animais também foram analisados, assim como a atuação de todos profissionais e competidores participantes do evento. O veterinário da ABQM, Orlando Filho, explicou que todas as competições da entidade contam com rigorosos processos de fiscalização, onde dispõe atualmente de 31 médicos veterinários atuantes nos mais diversos setores do evento.

Campeonato Nacional ABQM

“Nós somos os maiores interessados em manter todos esses animais saudáveis. Todos os animais e equipamentos neles utilizados são inspecionados um a um por veterinário, após a competição. A alimentação, por exemplo, é específica para cada tipo e idade de animal”, afirmou. “Além disso, dispomos de uma clínica veterinária oficial durante o evento, que atende durante 24 horas e oferece atendimento gratuito aos animais participantes, além de outras cinco clínicas privadas de renome internacional”, ressaltou o veterinário assistente técnico da ABQM, César Fabiano.

O diretor técnico de Divisão do EDA Regional, Luiz Henrique Barrochelo, comentou que a atuação do órgão vem desde antes do início do evento, para garantir que as normas sejam cumpridas durante a competição. “A Defesa Animal faz parte desse processo. O campeonato só ocorre depois de concluirmos que todas as normas serão cumpridas em relação à sanidade e ao bem-estar animal”.

De acordo com Barrochelo, diariamente fiscais do EDA checam pessoalmente as condições do recinto e dos animais, e auditam os relatórios produzidos pela organização do evento. “Se notarmos qualquer flagrante nesse sentido, tomamos medidas imediatas. E não foi o caso”, finalizou.

Campeonato Nacional ABQM

Nas pistas, mais títulos nacionais foram conquistas. A programação da Arena Organnact está com Três Tambores. Já rolaram as classificatórias das categorias Amador Master B, Jovem a, Jovem B, Jovem C. E agora acontece a da Amador. Quem lidera no momento é Caroline Escomparim Rugolo com Cheyenne Fame I Am, 17s135. Como em outros eventos, as mulheres estão dominando os melhores tempos dessa prova.

O Laço Individual Técnico deu continuidade na Arena Vetnil, com classificatórias e finais das categorias Amador, Amador Light, Amador Principiante, Jovem e Jovem Principiante.  Entre os campeões de hoje, Marcos Alexandre de Oliveira Peres com Sweet Green MDP, nota 225 na Amador. No momento está acontecendo nessa pista o Breakaway Roping. Tania Aparecida Alves com Helluva Hall lidera a Principiante Feminina com 4s185.

Já na Arena Ram, competições de Working Cow Horse já encerradas. Houveram disputas nas categorias Aberta Júnior, Aberta Senior, Cavalo Iniciante, Amador Júnior, Amador Senior, Amador Master A, Amador Master B, Amador Principiante, Jovem e Jovem Principiante. A maior nota da modalidade nesse Nacional, 438 pontos, foi de Nelson Rodrigues e Brew Dual. Mais um título para um conjunto bastante premiado.

Campeonato Nacional ABQM

Eles venceram a Aberta Senior. Na Aberta Junior foi marcada a segunda melhor nota do Cow Horse em Araçatuba. Henrique Paccola Ribeiro apresentou Equicenter Country e marcou 431,5 para ser campeão. O segundo lugar na Junior, terceira maior nota do dia, ficou para  Paulo Henrique da Silva e Pistol Cat, 428,5 pontos. Na programação consta a Rédeas, categorias Aberta Júnior e Aberta Senior. Mas ainda não temos resultados disponíveis.

Para completar a programação, dois leilões. Está acontecendo desde às 14 horas o 4º Leilão Roper’s Star, com a Leiloeira Criar Leilões; e às 19 horas será realizado o Leilão Two Brothers Special Edition, também promovido pela Criar Leilões. Provas ao vivo, resultados completos e todas as informações: abqm.com.br/campeonatonacional.

Por Equipe Cavalus
Colaboração e Fotos: ABQM

Escreva um comentário