Araçatuba prepara-se novamente para receber os quartistas

O 40° Potro do Futuro da ABQM bate recorde de inscrições e acontece de 6 a 13 de outubro

Com um grande evento ‘batendo na porta’ a gente se pergunta: e a expectativa? Treinadores e competidores costumam dizer que se preparam o ano inteiro para esse momento.  O que é verdade, lembrando que no espaço de um ano os cavalos potro do futuro, por exemplo, têm sua reta final de treinamento acirrada para a estreia nas competições do Quarto de Milha.

Para Gabriela Alves Pimenta, a expectativa é grande. O Ranch Sorting foi a modalidade que mais cresceu – 55%, em relação ao evento realizado em 2018, saltando de 183 para 283 conjuntos inscritos. “Deu bastante gente, acho até que além do esperado. A gente trabalha o ano inteiro para chegar bem em uma competição como essa”.

A amazona é tricampeã ABQM Potro do Futuro e tricampeã também da Copa dos Campeões ABQM. Inclusive, ela foi campeã na edição do ano passado. “O Ranch Sorting está ‘bombando’, está em alta, cresceu demais. O que é ótimo para o esporte”, reforça ela, que está bem confiante novamente. “Venho correndo com meus companheiros de prova o ano todo e os cavalos estão bem preparados”.

Uma dessas duplas ela faz com Luis Augusto Tranquilini, seu parceiro na conquista do Potro do Futuro Aberta 2018. Esse ano eles tentarão novamente chegar ao lugar mais alto do pódio em uma das provas mais importantes do ano para competidores e cavalos. Gabi apresentará Make Curly Rey DMFR e Guto, Reybecca Kat Hey no Potro do Futuro Aberta.

Gabi e Valentina Pimenta

Uma alegria a mais para Gabriela é sua filha, Maria Valentina, que também formará dupla com ela na Copa dos Campeões. A pequena está animada com a possibilidade de ganhar títulos, como a mãe e o pai, o treinador Vinícius Lelis. Será a estréia de Valentina na competição. No Potro do Futuro categoria Jovem, ela apresentará o mesmo cavalo que Gabi vai montar.

O evento, que ocorre de 06 a 13 de outubro, em Araçatuba/SP, já superou edições anteriores em número de inscritos, cavalos e competidores. É mais um recorde registrado para o cavalo Quarto de Milha. Trata-se do 40º Potro do Futuro, da 13ª Copa dos Campeões, do 5º Derby e do 2º Juvenil da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha. Foram recebidas 7589 inscrições.

O crescimento em relação às competições de 2018, realizadas em Londrina/PR, foi de 3,4%. A participação de competidores e animais também aumentou. Participarão 1468 atletas profissionais e amadores – crescimento de 10% no comparativo com 2018 –, e 2598 cavalos, 11% a mais.

Provas de 18 modalidades serão disputadas nas arenas no Parque de Exposições Clibas de Almeida Prado. As novas instalações do local foram inauguradas durante o Nacional da ABQM com sucesso.

Gabriela Alves Pimenta vai tentar seu quarto título de PF de Ranch Sorting da ABQM

“Registramos um aumento de 8% nas inscrições do Potro do Futuro e de 7% no Derby. Esta é uma competição de extrema importância para os quartistas, pois é no Potro do Futuro que conhecemos uma nova geração de cavalos atletas e as linhagens que se destacarão no futuro. Já o Derby, é uma nova chance para os animais se comprovarem em pista”, afirma Cicinho Varejão, presidente da ABQM.

Além do Ranch Sorting, que já comentamos acima, a segunda modalidade em números que apresentou um crescimento foi o Team Penning, com acréscimo de 52% nas inscrições do Potro do Futuro, passando de 77 para 117. Já na Copa dos Campeões, a modalidade que mais cresceu foi o Breakaway Ropping. No último ano foram quatro participações e neste ano serão 19. Ou seja, um aumento de 375%.

Destaque ainda para Rédeas, com incremento de 65% nas inscrições, passando de 65 para 107 inscrições. A modalidade também se mostrou forte no Derby. Saltando de 10 para 22 inscritos, crescimento de 120%. A disputa promete e você pode acompanhar aqui pelo Portal Cavalus e também pelo hotsite da ABQM: abqm.com.br/potrodofuturo.

Por Luciana Omena
Colaboração Assessoria de Imprensa
Foto de chamada: Pista de Ranch Sorting. Crédito: Fabio Cabrera/ABQM

Deixe um comentário