Curiosidades sobre o cavalo Quarto de Milha

Você já deve ter reparado na agilidade dessa raça, que existe há 400 anos, cavalos tipicamente fortes e velozes

O cavalo Quarto de Milha é a raça mais popular do mundo. Em seu país de origem, os Estados Unidos, surgiu no início dos anos 1600. Em primeiro lugar, colonos ingleses cruzaram éguas Puro Sangue Inglês com cavalos nativos, os mustangs.

Então, houve uma seleção a partir desses cruzamentos, animais com características próprias para a lida do gado. No trabalho do vaqueiro, o animal se especializou a ponto de tornar-se imbatível nas atividades de campo.

Assim, após o trabalho nas fazendas, os vaqueiros se reuniam em uma rua da cidade e disputavam corridas de curta extensão. Costumava-se adotar uma distância de um quarto de uma milha (402 metros). Por isso, o termo acabou por designar a própria raça.

Desde aquele tempo, 400 anos atrás, percebia-se que o cavalo Quarto de Milha apresentava explosão de energia muscular sem igual. Dessa forma, até hoje é reconhecido e empregado como uma raça de força e velocidade.

De acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha, os indivíduos da raça têm uma aparência de força e tranquilidade. Quando não trabalhando, deve conservar-se calmo, mantendo a própria força sob controle. Aliás, o cavalo Quarto de Milha chegou ao Brasil em 1995, e em 1969 surgiu a ABQM.

cavalo Quarto de Milha: você já deve ter reparado na agilidade dessa raça, que existe há 400 anos, cavalos tipicamente fortes e velozes

Você sabia?

  • Seu andamento é harmonioso, em reta, natural, baixo. O pé levanta livremente e recoloca-se de uma só vez no solo, constituindo-se no trote de campo.
  • São cavalos cuja altura é, em média, de 1,50m. Robustos e muito musculados, pesam em média 500 quilogramas.
  • A cabeça do QM é pequena e leve. Em posição normal, deve-se ligar ao pescoço em ângulo de 45º.
  • Suas orelhas são pequenas, alertas, bem distanciadas entre si.
  • O cavalo Quarto de Milha tem olhos grandes. Assim sendo, por ter a testa ser larga, os olhos ficam bem afastados entre si permitindo um amplo campo visual. Não só para para a frente como também para trás, ao mesmo tempo, com o mesmo olho.
  • Narinas grandes, boca pouco profunda, permitindo grande sensibilidade às embocaduras e um focinho pequeno.
  • O pescoço tem comprimento médio. Insere-se ao tronco em ângulo de 45º, porém fica bem destacado. Somente a junção entre o pescoço e a cernelha deve ser gradual.
  • O Quarto de Milha tem uma docilidade extrema. Consegue, portanto, operar com partidas rápidas, paradas bruscas. Tem grande capacidade de mudar de direção e enorme habilidade de girar sobre si mesmo.
  • Considerado o cavalo mais versátil do mundo, é usado em modalidades de Conformação, Trabalho e Corrida.
  • Além do esporte, o cavalo Quarto de Milha vai bem no lazer, na prática da Equoterapia, trabalho no campo em fazendas.
  • Os primeiros exemplares a desembarcarem no Brasil, seis ao todo, vieram através da famosa Swift-King Ranch.
  • Sua velocidade chega a 88 km/h.

Fonte: ABQM e Wikipedia
Crédito das fotos: Divulgação/Ysabella Mottola

Veja mais notícias do cavalo Quarto de Milha no portal Cavalus