O 45º Potro do Futuro da ABQM já se encerrou, mas antes mesmo das provas iniciarem em pista, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha – ABQM, promoveu ações que reforçam o compromisso da entidade com o Bem-Estar Animal, tanto equinos quanto bovinos.
Na terça-feira (08), foi realizado um treinamento com a equipe de manejo, que é responsável pelo trabalho com os bovinos no evento. Ministrado pelo especialista em doma e manejo de bovinos, Nilson Dornellas de Oliveira, o curso contribuiu na preparação da equipe para o trabalho durante o evento.
Curso com a equipe de manejo
Nilson destaca que, antes de promover um treinamento de Bem-Estar Animal, é necessário pensar no bem-estar das pessoas. Segundo o especialista, ele busca preparar a pessoa primeiro, para que depois, essa pessoa possa se relacionar melhor com os animais.
Durante o treinamento, um dos principais pontos abordados foi a forma de se relacionar com os animais, sendo necessário entender o comportamento natural do animal primeiro e depois a usar o instinto natural do animal em favor do trabalho.
“Busco conscientizar as pessoas que não tem necessidade nenhuma da gente entrar em conflito com o animal e nem com pessoas. Eu falo qualquer relacionamento que você apela, você perdeu”.
O especialista explica que as pessoas vêm de uma cultura muito forte do vaqueiro ser bruto, ser forte, corajoso e que isso era sinônimo de um bom vaqueiro. “Eu conscientizar as pessoas nesse treinamento o que de fato é um bom vaqueiro, um vaqueiro que busca entender o animal e que não maltrata o animal, que se preocupa com o bem-estar deste animal”.
O curso, que teve como objetivo conscientizar para que esses animais sejam bem tratados, para evitar estresse desses animais e para que o manejo seja feito de forma mais calma, mais tranquila, abordou também a alimentação, a sombra, o conforto para os animais presentes em provas.
Para ele, a ideia da ABQM em promover um treinamento como este foi fantástica. “Tenho que parabenizar a associação por ter essa preocupação com o bem-estar animal, é muito interessante e importante capacitar pessoas no início de um evento tão importante quanto o Potro do Futuro”.
Por Assessoria de Imprensa/ABQM
Foto: Divulgação/Ricardo Ferreira
Leia mais notícias aqui.