Parque Ney Braga recebe quartistas de todas as partes do Brasil até domingo, dia 22
Com mais de 7900 inscritos, o 41º Campeonato Nacional de Conformação e Trabalho da Raça Quarto de Milha, segue com seu segundo dia de programação. A suspensão do Laço continua sendo assunto, especialmente nas redes sociais. O apoio aos esportes equestres pode ser visto no tema criado por Shannon Kerr – clique aqui – e que deixa seu avatar do Facebook com a frase Eu Apoio a ABQM – Amo e Respeito os Animais.
E também em posts, como o do nosso parceiro Agnaldo Agostinho, leiloeiro e divulgador incansável dos feitos da raça Quarto de Milha. Ele começa mostrando o cuidado para que tudo ficasse pronto para receber os quartistas em Londrina: “Foram 180 ‘CARRETAS’ de saibro, mais 60 de areia e mais de 3.500 horas de máquinas trabalhando dia e noite para que tudo isso pudesse estar pronto. Evandro Guerra passou semanas sem ir para casa. Os recursos da ABQM, o dinheiro dos associados, os equipamentos do Tripoloni e da Romanelli…”.
E de fato, tudo foi pensando de forma que nada ferisse o regulamento dos bons tratos aos amimais, desde a chegada ao recinto, passando pelas baias, inspeção, até chegar às pistas. As arenas tomaram boa parte dos esforços, pois são os solos sagrados das competições. Pista em perfeitas condições deixa o show ainda mais bonito e preserva a integridade física dos cavalos e também dos cavaleiros.
As competições continuaram em duas arenas no dia de hoje. Na Arena Organnact, Cinco Tambores logo pela manhã, com classificatórias e finais das categorias Aberta, Aberta Master, Amador, Amador Master A, Amador Principiante, Amador Master B, Jovem e Jovem Principiante. Rodrigo Baron com Eternal Pioner foram os campeões na categoria Amador. Pela Jovem, vitória de João Mirim Gonzalez com Tiny Leo Doc HSC. E João Pedro Padua Coppini Fernandes com Old Made Pocodo SZ venceu a Jovem Principiante.
Martha Herweg e Xororó AgaeNa mesma arena, Seis Balizas voltou à cena com classificatórias e finais das categorias Amador, Amador Light, Amador Master A, Amador Principiante, Amador Master B, Jovem A, Jovem B, Jovem C, Feminino, Jovem Principiante Mirim e Infantil B e C. Martha Helena Madeira Herweg e seu Xororó Agae, uma das duplas imbatíveis nesse esporte, marcaram um tempo maravilhoso, 19s963, e ficaram com mais um título Nacional Amador. Martha também foi reservada campeã com Xumi Agae, 20s287. Com Xororó voltou ao pódio da Aberta Senior, 19s980.
Roberto Souza dos Santos Junior, entre outras fivelas, ficou com a da Amador Principiante, montando ST Caiana Fly, 20s504. Apontando o maior crescimento entre todas as modalidades, as provas de Seis Balizas passaram de 202 inscrições em 2017 para 354 neste Nacional, representando 75% dos conjuntos participantes.
A conclusão das competições de Ranch Sorting agita a Arena RAM desde as primeiras horas do dia de hoje. Na pista, classificatórias e finais das categorias Amador Light, Amador Master A, Amador Principiante, Amador Master B, Jovem até 13 anos, Jovem 14 a 18 anos, Jovem Principiante e Família. Gabriela Alves Pimenta, com Dual Hickory Doc EK, recordistas de tempo na modalidade, levaram mais uma fivela. Venceram a Feminina em dupla com Ana Carolina Da Silva e Dual Myrene, dez bois em 43s029.
Pela Amador Principiante, João Paulo Vieira Serrano e Adriano Luis Fernandes apresentaram Cristal Trouble Bid e Sage Cool Peppy B para ficar com o título ao fechar os dez bois em 40s171. Os mesmos times também foram campeões da Amador Light, 37s038. As provas ainda continuam no momento. A programação deu uma pausa para que todos pudessem acompanhar a final da Copa do Mundo de Futebol.
Fique ligado em tudo que acontece por lá: www.abqm.com.br/campeonatonacional.
Por Equipe Cavalus
Fotos: ABQM/Divulgação