Ela cuida, por exemplo, do Stud Book, que é um arquivo oficial que organiza e guarda os registros genealógicos de uma determinada raça pura de animal
Juliana Magalhães dos Santos, 30 anos, natural de Ribeirão Preto/SP, é a Superintendente Técnica da ABQM. Formada em Medicina Veterinária, antes de mais nada a profissional fez estágios com grandes animais durante toda a faculdade, que sempre foi o seu foco.
À frente de um das áreas mais importantes de uma associação de raça, por se tratar da organização e administração do registro genealógico, e ainda do atendimento ao quartista, Juliana, antes de chegar à ABQM, passou pela área de reprodução.
De fato, nicho que deu o ‘ponta pé’ inicial para sua carreira ao atuar em laboratório de Fertilização In Vitro (FIV) em bovinos, na cidade de Uberaba/MG. Na ABQM desde 2017, começou sua trajetória no Quarto de Milha como Coordenadora do Stud Book e agora é a Superintendente Técnica da Associação.
Conversamos com ela, confira!
Convite para trabalhar na ABQM
“Como disse anteriormente, durante a faculdade fiz muitos estágios. Eu não perdia por nada os realizados nos eventos da ABQM, que na época ainda eram em Avaré/SP. Durante esses eventos eu estagiei na recepção de animais, inspeção sanitária, inspeção de leilão, identificação dos animais em pista e por fim fui para dentro do escritório, auxiliar o veterinário responsável por cadastrar e emitir Guias de Trânsito Animal (GTA) e coordenar os outros estagiários.
Sobretudo, por todos esses anos de trabalho, acabei conhecendo muitas pessoas que acompanharam e gostaram do meu comprometimento e forma de trabalhar. Certo dia, quando ainda estava em Uberaba, a ABQM realizou uma prova de Três Tambores no parque da ABCZ. E eu, para variar, estava lá na ‘plateia’.
Naquele dia recebi a proposta para ir trabalhar na ABQM e fui, com medo mesmo. Mudei completamente de vida e de cidade para trabalhar na maior associação de cavalos da América Latina. Foi a realização de um sonho inesperado!”
Atribuições à frente do Stud Book
“Sou responsável pelo Stud Book e pelo Atendimento da ABQM. Dessa forma, fico com toda a parte burocrática das documentações dos cavalos Quarto de Milha.
Ou seja, sou contratada pela Associação e credenciada frente ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para cumprir e fazer cumprir tudo que rege nosso Regulamento do Serviço de Registro Genealógico do Cavalo Quarto de Milha (SRGCQM). Regulamento redigido pelo Conselho Deliberativo Técnico (CDT), ao qual também faço parte, e aprovado pelo MAPA.
Além disso, dou suporte integral para a equipe do Stud Book e Atendimento, participo dos eventos oficiais (da solicitação e contratações técnicas até a execução dos serviços), auxilio e programo reciclagens para os 499 inspetores oficiais e sou responsável também pelos juízes, que hoje são coordenados pela também Médica Veterinária, inspetora e jurada Dra. Fernanda Costa”.
Equipe
“Atualmente, são 22 pessoas trabalhando no meu departamento, 13 no Stud Book e nove no Atendimento. Minha equipe executa a parte de recepção, protocolo, digitalização e indexação dos documentos. Também analisam cada processo, fazem inclusão dos laudos de DNA no sistema, desenho de resenha, descrição das marcas e sinais, homologação de microchip e registro, além do atendimento telefônico, via e-mail e presencial na Associação e em eventos oficiais, dando total suporte a todos do meio quartista.
Gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer a minha equipe que é simplesmente sensacional, de extrema competência e conhecimento, só para terem uma ideia. Algumas pessoas estão lá há mais tempo do que a minha existência na terra, merecem o respeito e admiração de todos nós”.
Desafios do cargo
“Por ser de uma família quartista, acredito que meu maior desafio seja o de saber que estamos lidando com o sonho e paixão das pessoas. Sei bem como é o amor por esses animais e pela criação, por isso, trouxe para minha equipe o pensamento pelos que estão atrás das linhas, por trás dos nossos sistemas, passo a visão do que é ser um criador, proprietário, inspetor e suas dificuldades.
O quanto é importante a escolha do nome de seu animal, o que é esperar para ver aquele potrinho correndo no pasto, do jeitinho que você sempre quis. Então, procuramos fazer o que é melhor para todos, seguindo sempre o que está em nosso regulamento. O desafio está em trazer o que vivemos no campo para o sistema e regulamento, e nos adaptar a cada alteração. Aproximar o Stud Book dos quartistas e atender todos, cada vez com mais eficiência e agilidade é meu maior objetivo”.
Operação do Stud Book hoje
“Com a ajuda do departamento de Tecnologia da Informação (TI), o Stud Book e atendimento avançaram muito. Hoje, realizamos todos os serviços de forma online e se o criador não quiser ir mais ao correio, também consegue encaminhar toda a documentação pelos ‘Serviços Online’.
Os inspetores também enviam os pedidos de registro pelo aplicativo de inspeção. Então imaginem: o que antes era recebido pelos correios, que levava um tempo da sua casa até a Associação, ainda passava pelo processo de abertura e cadastro dos envelopes, depois essa documentação ia se juntando ao processo físico dentro de arquivos, e quando finalizado ia para registro.
Entretanto, agora o processo já inicia no sistema. Todos liberam as documentações e o próprio sistema faz um ‘checklist’ das regras para ver se esse processo pode ou não seguir. Se não puder, já gera a pendência e fica no que chamamos de ‘loop’ até a entrada de uma nova documentação que solucione tal pendência, nossa equipe analisa e segue para o registro.
Antes de mais nada, o desenho muitas vezes não precisa mais ser executado por nós também, uma vez que o inspetor faz no tablet e encaminha via sistema. Sendo assim, se não fosse o tempo para processar o DNA, um produto que chega com toda a documentação seria registrado em questão de minutos.
Por dia, executamos uma média 165 indexações, 30 homologações de chip, 44 desenhos, 80 análises de processos, 150 laudos de DNA incluídos, 72 transferências, 110 registros são finalizados e 205 certificados de propriedade impressos. Atendemos cerca de 310 pessoas (presencial e telefônico) e 40 e-mails, diariamente”.
Envolvimento dos associados com o Stud Book
“Espero que os sócios e todos os envolvidos com o Quarto de Milha enxerguem bem o trabalho do Stud Book. Pois nos esforçamos para melhorar, auxiliar nas soluções e atender com excelência. O desafio é grande e esse universo do cavalo Quarto de Milha é enorme.
Como criadora além de superintendente técnica, me sinto satisfeita pelas evoluções que o Stud Book vem passando. Ainda me lembro do quanto demorava para registrar um produto que já estava com toda a documentação certa e levavam meses para esse certificado chegar até a sua propriedade.
Quando transferíamos um cavalo, tínhamos que encaminhar o certificado de volta para a Associação. Colar uma targeta com os dados do novo proprietário, no mesmo certificado (ela descolava, era bem complicado). Então, considero sim, que os serviços e a comunicação melhoraram muito, mas com certeza, ainda temos muito o que aprender e evoluir”.
Colaboração: Assessoria de Imprensa
Crédito das fotos: Arquivo Pessoal
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