98% do complexo esportivo equestre em Araçatuba já está concluído para o nacional da ABQM

A cidade de Araçatuba/SP recebeu mais de R$ 7 milhões em investimentos para sediar as principais competições da raça Quarto de Milha. Falamos do Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, que está se transformando no maior complexo esportivo equestre da América Latina. As obras ocupam uma área de 200.000 m², três grandes arenas cobertas de provas e outras três de aquecimento estão entre as construções 98% concluídas.

O 42º Campeonato Nacional da ABQM acontecerá de 20 a 28 de julho e celebrará os 50 anos da Associação. As pistas cobertas foram o maior desafio dessa empreitada. Além da construção, houve uma preocupação com a qualidade do solo para as competições. Entre os envolvidos, o Departamento de Esportes, que começa o trabalho muito antes do evento dar seu ‘start’.

“O trabalho é bem amplo. Tudo começa com a preparação da programação do evento e com o edital, onde indicamos os parâmetros de como se inscrever e as regras principais. Feito isso, iniciamos a contratação dos prestadores de serviços, como montagem de baias, arquibancadas, tratoristas, equipe de manejo, som, painéis de led, transmissão ao vivo das provas pela internet, locutores, locação do gado, entre outros”, conta Henrique Campana, gerente de Esportes da ABQM.

Nacional da ABQM
Vinícius Dias, vice-presidente da ABQM, Fábio Brancato, presidente do Siran, e Cicinho Varejão, presidente da ABQM. Foto: Elô Ferro Divulgação/ABQM

Feitas as contratações de equipe e estrutura necessárias, o próximo passo é coordenar a montagem de tudo no pré-evento. “Já com tudo montado, o trabalho se concentra em coordenar todo o pessoal envolvido nas competições para que o evento transcorra dentro da programação. São, praticamente, seis meses de trabalho contínuo, iniciando pela escolha do local para construção das pistas, baias e camping”.

Após a definição da estrutura central, Henrique conta que o passo seguinte foi colocar em prática o projeto elétrico e hidráulico. Tudo para atender toda a necessidade do público, competidores e espectadores. “Na sequência, a equipe de marketing e comercial estrutura os locais para montagem dos estandes. A partir daí, nos concentramos no principal: a pista de competição”.

O gerente da equipe de esportes lembra que cada pista é palco para os animais e competidores brilharem. “Por serem pistas para 19 modalidades, é necessário que cada uma tenha o solo adequado a cada esporte, o que exige cuidados específicos em cada uma para chegar no melhor resultado”. Para o Nacional de 2019, como tudo é novidade para todos, alguns cuidados extras foram necessários para assegurar o andamento das ações.

Nacional da ABQM
Henrique Campana. Foto: Fabio Cabrera Divulgação/ABQM

“Trabalho em equipe é a chave do sucesso. Saber escolher as pessoas certas, fazer o planejamento ideal e acompanhar a execução desse planejamento de perto e o tempo todo. São quase 100 pessoas durante o evento, distribuídas em diversas funções. A estratégia é jogar ao lado deles, independentemente da situação, transmitindo confiança e delegando funções para todos brilharem”.

Sobre a expectativa, por ser o primeiro evento em Araçatuba, Henrique admite que é uma grande pressão e responsabilidade. “Tudo novo, pressão nas alturas, mas a expectativa é que vamos conseguir fazer o melhor evento da história. Nos preocupamos, principalmente, com o bem-estar dos animais, com a comodidade e segurança dos quartistas que estarão no evento e com a comunicação para aqueles que estarão nos acompanhando pela Internet”, finaliza.

Além de todo o mencionado acima, estão sendo preparados o plantio de grama no bosque e a montagem de mais de 300 estandes. Segundo a ABQM, empresas de vários segmentos, como lojas country, saúde animal, trailers, concessionárias, restaurantes, entre outros, fecharam parceria para o evento.

Nacional da ABQM
Reparo de pista. Foto Fabio Cabrera Divulgação/ABQM

Conhecida nacionalmente como a capital do boi gordo, Araçatuba é um grande polo do agronegócio brasileiro, inserido numa região que detém grandes plantéis de cavalo Quarto de Milha. Esses foram os principais fatores que determinaram, em novembro de 2018, a aliança entre a ABQM, o Sindicato Rural da Alta Noroeste (Siran) e a Prefeitura Municipal de Araçatuba, para a execução das obras e a realização dos eventos oficiais da raça na cidade.

Encerradas as inscrições, já temos os números desse Nacional: 8935 conjuntos inscritos, sendo 6586 nas provas e 1773 nos treinos pagos; 576 inscrições AQHA; 1322 competidores; 2218 animais. Para outras informações, acesse o site oficial da ABQM.

Nacional da ABQM
Fotos aéreas do Parque de Exposições: Edy Santos Divulgação/ABQM

Por Luciana Omena
Colaboração: Assessoria de Imprensa

Escreva um comentário