Quarto de Milha

Pontuados em suas categorias e homenageados se uniram em festa de gala

Premiação do Quarto de Milha ainda celebrou 50 anos da criação da ABQM

A maior raça de equinos do Brasil, o Quarto de Milha, viveu outra noite de gala em São Paulo. Na ocasião, foram entregues os troféus do ABQM Awards aos melhores em cada uma das categorias segundo ranking 2018. E ainda foram homenageados personalidades e imortalizados nomes no Hall da Fama.

Tudo isso em mais um emocionante encontro dos quartistas, no Espaço das Américas, na capital paulista, no último dia 21 de fevereiro. O 9º Hall da Fama e o 12º ABQM Awards, conhecidos também como o ‘Oscar do Quarto de Milha’, teve como tema a comemoração dos 50 anos da fundação da ABQM, ocorrida em 15 de agosto de 1969.

ABQM Awards
Tapete vermelho estendido aos melhores do Quarto de Milha

Para o presidente da ABQM, Cicinho Vaerejão, que abriu a cerimônia, a união da família quartista conseguiu superar todos os obstáculos de 2018. “E hoje estamos aqui para comemorar os 50 Anos da ABQM. Curtam a festa que ela é de vocês”, disse.

Os novos integrantes do seleto grupo do Hall da Fama da ABQM foram os primeiros a serem chamados ao palco. Um a um, receberam homenagens: Renato Eugênio de Rezende Barbosa, Sandra Leonor Pereira da Silva Navarro, Márcio Matheus Tolentino, além dos ex-presidentes Marcelo Waldemarin Alves Ferreira e Fábio Pinto da Costa; e os animais Country Dun It, Doc´s Gamay, Failas Ambasador e Napoleon Sus.

Em seguida, a ABQM prestou algumas homenagens especiais aos ‘Destaques do Ano’, título criado no ano passado. “É um troféu que nossa Diretoria criou para condecorar alguns quartistas. Através de suas atividades, são pessoas que fomentam nossa raça, seja através de ações sociais ou em âmbito esportivo. Eles fazem com que o nosso país tenha um reconhecimento internacional”, destacou Cicinho.

ABQM Awards
Cicinho Varejão (ao centro), ao lado dos cerimonialistas Aníbal Ferreira e Bia Haik

Subiram ao palco, então, para receber seus troféus: Fernando Fakri de Assis, o cantor Sorocaba; Veridiana Tranjan Real, paratleta da categoria de Três Tambores; Francisco Emilio Costa Moura, presidente da Associação Nacional do Cavalo de Rédeas; e João Felipe Lacerda, cavaleiro que teve grande prestígio durante os Jogos Equestres Mundiais 2018.

“Agradeço muito a ABQM por esta homenagem. Tenho um imenso orgulho de fazer parte dessa família, pois sou um quartista de raiz! Não poderia deixar de lembrar do meu avô (José Nelson Fakri – Hall da Fama 2013), que me apresentou o cavalo Quarto de Milha. Sou um apaixonado pela modalidade Rédeas e pelo cavalo de uma maneira geral. Digo até que me sinto melhor treinando do que competindo. E isso me ajuda a desligar e me concentrar na música. Virei cantor graças ao cavalo”, falou Sorocaba.

Não puderam comparecer, mas deixaram mensagem de vídeo: Wesley Oliveira da Silva, o ‘Safadão’; José Walter Tenório Lopes, o ‘Mano Walter’; Nathan Queiroz, o ‘Capa Loka’, vaqueiro e influenciador digital; e, Antonio Rodrigo Oliveira, o ‘Minotauro’, ex-lutador de MMA.

ABQM Awards
Destaques do Ano

A cerimônia teve sequência em grande estilo com a entrega dos troféus aos mais pontuados de 2018, premiando todos os componentes das 22 modalidades de provas praticadas pelo cavalo Quarto de Milha. Todos nas categorias: Melhor Animal (Macho, Fêmea, Castrado); Melhor Reprodutor e Reprodutora; Melhor Competidor (classes Aberta, Amazona, Amador e Jovem); Melhor Proprietário; e Melhor Criador.

Ao final, nas mesmas classes, foram aplaudidos os maiores pontuados no Ranking Geral: B2B Maximus Rolls (Machos e Puro Castrado); ZD Manuella Ta Fame (Fêmeas); Victory Fly VM (Reprodutor); ST Tapioca (Reprodutora); Sidnei Pereira da Silva Junior (Competidor Aberta); Caroline Scomparim Rugolo (Amazona e Competidor Amador); Miguel Dias da Silva Neto (Competidor Jovem); Haras Raphaela (Proprietário); Marcio Matheus Tolentino (Criador).

ABQM Awards
Sandra Navarro

Embalados pelo clima de confraternização que permeia o evento a cada ano, os quartistas ainda puderam encerar a noite ao som da Banda Show Factory. A lista de todos os premiados encontra-se no www.abqm.com.br.

Colaboração: Abdalla J. Abib e Moacir Russo/ABQM
Fotos: Fábio Cabrera, Miguel Oliveira e Maurício Messias (auxiliados por Daiane Barbosa)/ABQM
No Destaque: Ranking Geral