Acordo irá viabilizar nova infraestrutura para provas oficiais em recinto da cidade

Em nota, divulgada há poucos dias, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha anunciou que firmou parceria com o Sindicato Rural da Alta Noroeste. A iniciativa vai viabilizar nova infraestrutura no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba/SP.

O acordo inclui a construção de três pistas cobertas, para a realização de eventos oficiais da raça, em 19 modalidades. A proposta elaborada pela Diretoria Executiva da ABQM foi apresentada ao Conselho de Administração. A reunião extraordinária aconteceu no dia 29 de novembro, na sede da Associação em São Paulo.

Segundo o encaminhamento proposto e firmado entre as partes, a primeira arena coberta será construída sob responsabilidade do Siran e as outras duas serão financiadas pela ABQM. “Esse financiamento – nos mesmos moldes em que pactuamos com sucesso no recinto de Avaré – será inteiramente ressarcido à ABQM, com o não pagamento das taxas de aluguel do recinto de Araçatuba por um total de 20 eventos”, explica o Presidente da Diretoria Executiva da ABQM, Cicinho Varejão.

Em março de 2018, houve o burburinho – especialmente nas redes sociais – de se ter a cidade de Araçatuba como sede das provas oficiais da ABQM. Na época, circulou um abaixo-assinado virtual listando os motivos que, na opinião do grupo que defendia a ida para essa cidade, eram imperativos para a ABQM mudar as provas de local.

Ainda não havia ocorrido, por exemplo, a proibição do Laço em Avaré no Congresso. Fato que forçou a ABQM a mudar-se para Londrina no Nacional, Potro e Copa dos Campeões. O Parque de Exposição de Araçatuba não tem pista coberta, mas a cidade com uma melhor infraestrutura sempre foi um dos pontos listados como positivo no abaixo-assinado.

Quem sempre defendeu Araçatuba, atesta ainda: Aeroporto com três voos diários para São Paulo; em um raio de 600 km, estão 96% de todos os donos de cavalos e competidores que comparecem aos referidos eventos; as rodovias de acesso aos estados do Centro-Oeste, Norte e Sul são duplicadas; em um raio de 160 km, estão as cidades de São José do Rio Preto e Presidente Prudente e mais de 100 municípios com tradição agropecuária.

O site do Siran noticiou sobre uma reunião que aconteceu essa semana, dia 4 de dezembro. Estiveram juntos arquitetos, engenheiros, diretores e presidente do Siran, consultores da ABQM e conselheiros para decidir como serão as três pistas de provas equestres. Nenhuma informação oficial, ainda, deu conta de informar quando começam as obras e se o Congresso em abril já será em Araçatuba.

No entanto, a notícia vinda do Siran diz que a previsão é para que as construções estejam finalizadas até o final de março. Se esse cronograma for confirmado, então Araçatuba será o destino dos quartistas em 2019. Estamos aguardando retorno da ABQM quanto a essas questões e alguns números. Mas um fato é certeza: todos desejamos o melhor para a raça!

Por Luciana Omena
Colaboração: Assessoria de Imprensa
Foto: ABQM/Divulgação

 

Escreva um comentário