Hipismo

Eduardo Menezes é vice em prova 5* no Winter Equestrian Festival

A sétima semana de um dos maiores eventos de Salto do mundo contou com bons resultados dos brasileiros; veja também: Nelson Pessoa integra novo Conselho Técnico da CBH e Taça Bahia Circuito N/NE

Publicado

⠀em

Concursos Internacionais 5* e 2* agitaram a sétima semana – de 14 – do Winter Equestrian Festival 2021. Realizado no Palm Beach Internacional Equestrian, em Wellington, na Flórida, é uma das maiores competições de Salto do mundo. O melhor resultado da rodada para o Brasil foi do medalhista pan-americano Eduardo Menezes. Garantiu o vice na prova 5*, a 1.50m na quinta-feira (25) com H5 Elvaro.

O brasileiro conquistou, então, percurso limpo no desempate em 40s129. Ademais, a disputa contou com 55 conjuntos, dez no desempate e US$ 73 mil em prêmios. Um dia antes, na principal competição da quarta-feira (24), prova FEI5* a 1.45m, Eduardo Menezes e H5 Elvaro (foto) ficaram em sexto lugar. Outro duplo zero, em 30s50. Nessa mesma prova, Yuri Mansur foi quarto com Ibelle Ask, sem faltas em 30s42. Dos 49 conjuntos, 12 habilitaram-se ao desempate.

Rodrigo Lambre também ‘beliscou’ o seu nessa rodada do Winter Equestrian Festival, com J’Adore Van Het Klinkhof. Na série 2*, a 1,45 na sexta-feira (26), foi nono lugar com uma falta no desempate em 38s17. A rodada contou ainda com as participações de Luiz Francisco de Azevedo, Fabio Leivas e Camila Benedicto.

A equipe técnica do Time Brasil de Salto chegou a Wellington semana passada. Ao lado do técnico Philippe Guerdat, Pedro Paulo Lacerda, chefe de equipe, e Rogério Saito, veterinário. Como de praxe, eles acompanham de perto a preparação dos conjuntos candidatos a uma vaga para as Olimpíadas Tóquio.

A CBH divulgará em breve os critérios de qualificação para formação das equipes do Brasil em Jogos Olímpicos, Jogos Equestres Mundiais, Pan-americano e Copas das Nações. 

Eduardo Menezes é vice em prova 5* no Winter Equestrian Festival
Neco Pessoa – Foto: Arquivo Pessoal

A Confederação Brasileira de Hipismo instituiu um Conselho Técnico para a gestão 2021 a 2024. De tal forma que convidou Nelson Pessoa Filho, mais conhecido como Neco, para integrar a equipe como consultor. Sem dúvida, um dos ícones máximos na história do hipismo mundial como cavaleiro e treinador.

Neco reside na Bélgica e se colocou totalmente à disposição da CBH. Ele nasceu no Rio de Janeiro em 1935, onde iniciou sólida e bem sucedida carreira. Em 1961 se mudou para Europa. Disputou cinco Olimpíadas em 1956, 1964, 1968, 1972 e 1992. Foi campeão europeu, quatro vezes campeão brasileiro, sete vezes campeão (recorde de vitórias) do Derby de Hamburgo, entre outros. Atualmente com 85 anos, Neco segue trabalhando como treinador e preparador de cavaleiros e equipes de alto nível.

Por outro lado, a diretoria da gestão 2021/2024 também já definiu boa parte do quadro de diretores. Na modalidade Salto, Pedro Paulo Lacerda e Phillippe Guerdat, respectivamente, como diretor e técnico. Os dois lideraram, sobretudo, a conquista do hexacampeonato do Time Brasil no Pan de Lima 2019. Enquanto o cavaleiro top de Minas Gerais Rodrigo Sarmento assumiu a diretoria técnica da entidade.

A sétima semana do Winter Equestrian Festival contou com bons resultados dos brasileiros; Nelson Pessoa integra novo Conselho Técnico da CBH
Andrea com KCL Estoril JL Sítio Chuín – Foto: Divulgação/Giovàny Gomes

Taça Bahia – 1ª Etapa do Circuito N/NE

A 1ª Etapa do Circuito N/NE aconteceu no Centro Hípico Estoril JL Sítio Chuin, em Camaçari/BA. As provas do primeiro dia (26) acorreram normalmente, contudo canceladas no sábado (27) em respeito às restrições do Estado para contenção da pandemia da Covid-19. 

Na Taça Bahia – aberta aos 50% melhores conjuntos ou zerados da prova a 1.30m e 1.20m e dois convidados dessas mesmas provas – três amazonas baianas dominaram o pódio. Fazendo jus a sua boa forma Andrea Guzzo Muniz Ferreira levou KCL Estoril JL Sítio Chuín à vitória com percurso limpo, 47s87. A saber, a amazona top baiana foi a seu Estado, mas atualmente reside e treina em São Paulo.

O vice-campeonato ficou com a amazona da casa e anftriã Lívia Mendonça Neves. Ela apresentou Miss Potter Estoril JL Sítio Chuin, sem faltas, 51s08. Em terceiro lugar chegou Aida Nunes Hupsel montando Horse Society Galena. Conjunto também cruzou a linha de chegada sem faltas, em 52s26.

Fonte: Imprensa CBH
Crédito da foto de chamada: Divulgação/Sportfot

Veja mais notícias do Hipismo no portal Cavalus

WordPress Ads
WordPress Ads