Seria impossível contar a história da raça Appaloosa no Brasil, sem citar o garanhão que foi um dos grandes pilares da raça. Ainda mais quando se trata de trabalho e corrida. Trata-se do grande Top Vantage.
Além de um excelente indivíduo, seus filhos elevaram seu nome a patamares inatingíveis na história de qualquer raça equina. Afinal, o que grandes criadores e selecionadores buscam, e precisam, são grandes indivíduos. Mas, além disso, que sejam grandes produtores e que produzam filhos iguais ou melhores do que eles próprios.
Sem dúvida, são poucos animais que chegam a esse nível. Entre eles, temos o Top Vantage. O garanhão emplacou sua produção com campeões no gado e na velocidade. Como, por exemplo, Araponga’s Top Bristly, mais conhecido como Cara de Rato. Ele ganhou mais de R$ 100 mil em sua campanha na vaquejada.
Já na corrida outro filho de destaque foi Arapongas Top Flash que, em 1995, venceu todas as suas oito entradas no Jockey Club de Sorocaba. Acumulando, portanto, alto speed index de AAAT-118. Na época, inclusive, competindo com animais Quarto de Milha nacionais e importados.
LEIA TAMBÉM
- Os exemplares da raça Appaloosa que se destacam nos Três Tambores
- Mercado aquecido para exemplares da raça Appaloosa
Mas quem é o último filho de Top Vantage?
O único filho direto do Top Vantage atualmente na reprodução é o Quarterback And. Como se não bastasse, ainda carrega na sua veia materna sangue do Pac Man Bonanza, grande produtor em especial na Rédeas e no Laço.
Recentemente, Quarterback And foi adquirido por um condomínio composto por grandes criadores e investidores da raça do nordeste brasileiro. São eles: Haras Fazenda Conselho, Haras Miguel Gonzaga, Rancho Paraíso e Haras Redenção.
Como resultado, Quarterback And irá servir as mais importantes matrizes da atualidade da raça. E seguirá à disposição dos demais criadores para venda de sêmen, continuando assim o legado de seu pai.
Por Guilherme Freitas Areia, gerente agropecuário e apaixonado pelo cavalo Appaloosa. Desde 2010, mantém um grupo no Facebook intitulado Appaloosa Brasil para falar sobre a raça. Atualmente, também migrou para o Instagram: @appaloosaoficial
Legenda da foto em destaque: Quarterback And
Crédito da foto em destaque: Divulgação/Appaloosa Brasil
Veja mais notícias sobre o cavalo Appaloosa no portal Cavalus