Na última semana, a raça Mangalarga Marchador viveu mais um importante acontecimento, a segunda Exposição Brasileira do Criador, realizada em Tietê (SP). A competição reuniu 450 animais de todo o Brasil, na pista do complexo Haras Raphaela.
A Exposição Brasileira do Criador foi transmitida todos os dias pelo portal da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador – ABCCMM e teve milhares de visualizações. O campeonato, divido em 55 categorias, cada uma com sua peculiaridade em show de marcha.
Exposição Brasileira do Criador
Para Mário Figueiredo, idealizador da competição, a Exposição Brasileira do Criador é um momento oportuno que leva o titular da tropa a avaliar como está a atual criação, já que nela podem participar somente animais de sufixo próprio.
Criadores/expositores marcaram presença no evento. Para o presidente da ABCCMM, Daniel Borja, a exposição se consolida por definitivo nesse formato no calendário anual da raça.
“Essa Exposição do Criador, sempre foi tradição dentro dos CBM´s. Em 2019, nós não a incluímos, visto que era mais um campeonato dentro um grande evento. Tendo em vista a importância da competição, durante o CBM de Caxambu, o Mário da Três Barras, me chamou e falou: ‘Siriema, essa Expo do criador não pode acabar’… Foi quando ele me propôs o grande evento em Varginha, ideia imediatamente aceita. Hoje a exposição é sucesso total nesse formato”, enfatizou Daniel.
O presidente também atribui o sucesso dessa edição da Exposição do Criador ao trabalho incansável de Mário Figueiredo & Cia. Ele, desde o início do ano começou a empreitada para realização da mostra em Varginha, posteriormente Caxambu.
“Com a pandemia e a alta taxa na região, não foi possível a realização do evento, até que veio a turma de São Paulo, do Núcleo Bandeirantes, na figura do presidente Denilson, do Rodrigo da Agro Texas, e Deus mais uma vez horando, conseguimos fazer a Exposição Brasileira do Criador. Impossível não deixar de citar também a dedicação do amigo Cristiano Ladeira, do operacional. Tudo lindo e em tempo recorde”. Reconheceu o presidente.
Homenagem
Por fim, em pausa nos julgamentos, a noite de sábado, 26 de junho, foi dedicada para homenagens. Na ocasião, Mário Figueiredo agradeceu a oportunidade do momento. Homenageado da vez, ele recebeu diretamente das mãos do presidente Daniel uma placa especial em reconhecimento ao empenho, visão pioneira, força de trabalho, e dedicação nas pistas.
O resultados completo já está disponível no site da associação.
Fonte: ABCCMM
Crédito das foto em destaque: Divulgação/Gabriel Lage
Veja mais notícias sobre o Mangalarga Marchador no portal Cavalus