A cavalgada na terra dos Navajos atravessa as partes mais espetaculares e interessantes da vasta Reserva Indígena Navajo. Em primeiro lugar, destaca-se que é a maior área de terra mantida por uma tribo indígena nos Estados Unidos. É uma das poucas nações indígenas cujas terras de reserva se sobrepõem às suas terras originais.
Bem no coração do deserto, o antigo povo Anasazi construiu uma civilização altamente desenvolvida há mil anos, eles viviam habitações de pedra precárias, mas facilmente defendidas no alto das falésias de arenito. Então, muito tempo depois, os índios Navajo se estabeleceram nessa bela e isolada paisagem.
Nossa cavalgada atravessou três áreas distintas da Reserva Indígena Navajo. Começando no Canyon de Chelly, cujas falésias muito altas são pontilhadas por ruínas Anasazi e Navajo. Em seguida, foram dois dias de cavalgada entre as famosas montanhas, colinas e arcos naturais do Monument Valley e os últimos dias de cavalgada na base da Montanha Navajo. No último dia de cavalgada paramos em alguns dos pontos populares que são vistos em muitos filmes.
Para chegar no acampamento perto da junção do Canyon de Chelly e do Canyon del Muerto, seguimos uma trilha em ziguezague para cima e para fora do Canyon del Muerto, passando por ruínas Anasazi e fazendas Navajo
Dessa forma, os índios Navajos foram nossos guias e anfitriões durante essa semana. Com eles tivemos oportunidade de vivenciar essa área fascinante em profundidade, conhecer muitas histórias antigas, costumes e a rica vida cultural Navajo que ainda está muito viva.
Por Paulo Junqueira Arantes
Cavaleiro profissional e Diretor da agência Cavalgadas Brasil
www.cavalgadasbrasil.com.br
Veja outras notícias da editoria Turismo Equestre no portal Cavalus