Quabri de L’Isle se aposenta das pistas

Pedro Vennis fez o anuncio em cerimônia no CHI de Genève, templo do hipismo mundial na Suíça. Agora, o destino do garanhão é a reprodução.

O último sábado (11) marcou a aposentadoria do grande garanhão Quabri de L’Isle (Kannan GFE x Socrate de Chivre). Em uma despedida emocionante, montado por seu amigo de longa data, o cavaleiro olímpico Pedro Vennis, o animal de 18 anos se despediu das pistas durante uma cerimônia no CHI de Genève, templo do hipismo mundial na Suíça.

Sobre a sela, estava o cavaleiro olímpico e amigo de longa data, Pedro Vennis. Emocionado, Pedro Vennis não conteve as lágrimas ao se despedir do parceiro. Juntos, a dupla venceu muitos concursos importantes, incluindo o Rolex Grand Prix de Genebra, em 2016, um dos prêmios mais importantes e lembrados de suas carreiras.

Histórico Quabril

Um dos cavalos mais consistentes do mundo, Quabri participou de duas edições dos Jogos Olímpicos: em Tóquio, no Japão, quando ficou em sexto lugar por equipes, e nas Olimpíadas do Rio, em 2016, quando ficou em quinto lugar por equipes.

Quabri ainda venceu a BMO Nations Cup em Spruce Meadows em 2015, o Longines Challenge Cup em Barcelona em 2016, a Longines FEI Nations Cup de La Baule em 2018, a Longines FEI Nations Cup de Geesteren em 2019, bem como o ouro da equipe para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos em Lima em 2019. 

https://youtu.be/F6war7UX0J0

Pedro Vennis e Quabri estão juntos há 8 anos. Ele chegou até o cavaleiro com 10 anos e troxe muitas alegrias. O grande prêmio de Geneve, em 2016, foi uma das conquistas relembrada por Vennis, durante uma entrevista a CBH. “Um cavalo especial como ele muda a vida de um cavaleiro. Nesses 8 anos, ele foi o meu melhor amigo. Ele me fez realizar vários dos meus sonhos de infância. É um cavalo muito nobre”, destacou.

O futuro de Quabri será para servir como garanhão e quando acabar a estação de monta, ele vai pra Espanha descansar ao lado de Vennis.

Bom caráter

Durante uma live realizada pelo Canal do Hipismo, em abril de 2020, Pedro Veniss comentou sobre a parceria com Quabri ao longo dos anos, ressaltando que ele tinnha melhor caráter que já havia visto.

“O Quabri pode chegar no paddock (piquete), relinchar um pouco ou até ir pra cima de algum cavalo, mas ele tem um amor ao ser humano que é incrível. Tudo o que você pede pra ele, ele faz. Se eu pedir pra ele saltar uma casa, ele vai tentar saltar. Se chegar um dia e você não estiver muito bem e falar pra ele: Quabri, me ajuda aí, me dá uma mão que hoje eu não estou muito legal, ele vai te dar a mão. Ele é um cavalo muito generoso”, ressalta.

Na live, Pedro Vennis ainda comentou sobre a personalidade de Quabri. “Eu acredito muito que cada cavalo é de um jeito e o bom cavaleiro é aquele que consegue entender cada cavalo. Ele é muito brincalhão, não tem maldade. Quanto mais você deixa ele à vontade, mais ele se sente bem e mais ele se sente importante e forte. Então, pode ter certeza, quando o Quabri está relinchando, pode contar com ele que ele tá bem”, brinca.

O legado de Quabri de L Isle continua agora fora das pistas. O garanhão tem mais de 180 filhos cadastrados na base de dados Horse Telex e a expectativa é ver nas pistas sua genética campeã em seus descendentes.

Por: Camila Pedroso

Fonte: CBH

Fotos: Divulgação/T Van Halle

Mais notícias sobre hipismo no portal Cavalus