Geral

Médico Veterinário, uma profissão que se transforma com o tempo

Neste dia 09 de setembro, brindamos o trabalho deste profissional que possui grande atuação na Equideocultura

Publicado

⠀em

O dia de hoje (09/09) é mais do que especial. Há exatos 89 anos, foi assinado um decreto que regulamentou a profissão e o ensino da Medicina Veterinária em todo o país. Nascia assim, o Dia do Médico Veterinário. O Brasil é o país com o maior número de médicos veterinários do mundo. São mais de 150 mil profissionais que trabalham arduamente em prol da manutenção da saúde animal.

Haja vista a importância do Agronegócio para a economia do país, e trazendo para a nossa realidade, a Equideocultura, segundo o Instituto Brasileiro de Equideocultura (IBEqui), movimenta R$ 30 bilhões por ano. Grande parte destes números se deve ao trabalho dos médicos veterinários, que atuam diretamente na performance e saúde dos nossos cavalos.

O trabalho começa no manejo sanitário dos animais, atuando na vermifugação, vacinação, prevenção de doenças, pensando desde o rebanho como um todo até animais de esportes. Na parte nutricional, atuando na escolha da melhor dieta de acordo com a atividade do cavalo, acompanhamento clínico, e na área da reprodução, com atuação nas atividades de inseminação, transferência de embriões, acompanhamento da gestação, neonatologia, odontologia, fisioterapia, entre outras.

Futuro da profissão de médico veterinário

Mais que os cuidados com os animais, o futuro da atividade está voltada para a gestão das propriedades, em que os veterinários passam a agregar seus conhecimentos técnicos de cuidado e bem-estar dos animais, com toda a área de gestão das propriedades, lembrando que essas, devido à sua importância econômica que passou a ser reconhecida, passaram a se profissionalizar, se transformando em grandes empresas e que precisam de profissionais capacitados e preparados para gerir estes grandes negócios.

A profissão passa por transformações, que a tornam ainda mais importante em todo o cenário nacional da Equideocultura. É preciso se profissionalizar e se preparar para ocupar estes espaços, que se tornam cada dia mais essenciais nas nossas vidas.

Feliz Dia do Médico Veterinário!

Por: Camila Pedroso. Redação Cavalus

Colaboração: Priscila Mattar

Fonte: Animal Bussines

Foto: Faculdade IDE / Jean Philippe Vasconcelos

Leia mais notícias aqui.

WordPress Ads
WordPress Ads