Cavalgada na Ruta de la Plata

Nesta semana, na coluna Cavalgadas Brasil, Paulo Junqueira finaliza sua cavalgada pelo México com a Ruta de la Prata

Para concluir a sequência das cavalgadas no México, destaco hoje a cavalgada na Ruta de la Plata que vou fazer com amigos em março de 2023.

Ruta de la Plata

O México é a terra dos maias, dos astecas e dos conquistadores espanhóis e todos deixaram uma rica herança cultural e histórica. A cultura mexicana está indelevelmente entrelaçada com o cavalo desde o tempo dos conquistadores espanhóis. O cavalo e o vaqueiro (vaquero) ainda são reverenciados como um símbolo do orgulho mexicano em superar invasores e revoluções, mantendo a dignidade nacional.

Vaqueros

Foram os Vaqueros mexicanos que inspiraram o cowboy americano. Os Westerns clássicos promoveram a imagem dos cowboys americanos, mas a primeira onda de vaqueiros montados no oeste americano foi de indígenas mexicanos treinados pelos espanhóis, que chegaram nos anos 1700 em terras aonde hoje estão a Califórnia, Texas, Arizona e Novo México.

 “É uma história esquecida de séculos de equitação nas Américas que coloca os vaqueiros no passado colonial”, diz Pablo A. Rangel, um historiador que estudou extensivamente a história dos vaqueiros. Derivado da palavra vaca (espanhol para vaca), os vaqueros se tornaram conhecidos por suas habilidades.

Guanajuato

O início dessa cavalgada é a fascinante cidade de Guanajuato, no centro do México, conhecida por suas minas de prata e ruas estreitas. Foi uma das cidades mexicanas mais influentes durante o período colonial e hoje é reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO, devido ao seu significado cultural e histórico. É o lugar ideal para começar uma viagem a cavalo e sentir o verdadeiro México! 

O roteiro foi projetado para mostrar uma mistura de belas paisagens, o modo de vida rural e cidades de interesse históricos, como Atotonilco, Dolores Hidalgo, uma das mais importantes cidades históricas do México, conhecida como “Berço da Independência Mexicana e San Miguel de Allende. Património Cultural da Humanidade – UNESCO.

Por: Paulo Junqueira Arantes
Cavaleiro profissional e Diretor da agência Cavalgadas Brasil

Foto: Divulgação

Leia mais sobre Cavalgadas Brasil aqui.