Falando sobre a evolução da humanidade, muitos pontos são destacados como o uso do fogo, descoberta da roda e da agricultura, por exemplo. Porém, quase nunca é dado a devida importância a domesticação dos cavalos e consequentemente, a importância histórica da contribuição deles, seja nas guerras, na lida no campo ou no transporte.
Com isso, separamos alguns exemplares que, ao lado se seus donos, foram coadjuvantes importantes na história da humanidade.
- Marengo
Fiel companheiro de Napoleão Bonaparte, foi eternizado como um dos cavalos mais famosos da história mundial.
O nome Marengo veio da Batalha de Marengo (Itália), que o exército imperial francês saiu vitorioso. Ele acompanhou Napoleão em diversas batalhas, como Waterloo, Austerlitz, Jena e Wagram. Estima-se que ele viveu entre 1793 e 1831. Atualmente, seu esqueleto é preservado em Londres, no National Army Museum, em Chelsea.
Outra curiosidade é que Napoleão era um apaixonado por cavalos. Em seu bloco pessoal, foi encontrada o registro de mais de 100 animais, entre eles Marengo e os corcéis Blanco e Vizir.
- Babieca
Cid Campeador foi um cavaleiro espanhol do Reino de Castela, que viveu entre 1043 e 1099. Considerado um dos maiores guerreiros da Idade Média, era acompanhado de uma égua, a Babieca.
A relação dos dois iniciou na infância, quando o padrasto de Cid para ele escolher o cavalo que ele mais gostava. Para sua surpresa, ele escolheu Babieca, o animal mais feio, sem nenhum atributo para ser um grande cavalo.
Mas, a égua o acompanhou em numerosas batalhas, mostrando a sabedoria de Cid ao escolher ela. Babieca morreu aos 40 anos.
- Palomo
Simón Bolívar foi um revolucionário venezuelano que pertencia a uma família da aristocracia criolla, que jurou defender a América do Sul quando esteve na Itália e dedicou sua vida à luta contra os espanhóis. Ele tinha um cavalo chamado Palomo, que ele ganhou antes da antes da Batalha de Boyacá, em 1819, no território onde atualmente conhecemos como Colômbia.
Desde então, o cavalo passou a acompanhar Bolívar em todas as suas campanhas de liberação nacional. A dupla auxiliou nos processos de independência da Venezuela, Colômbia, Peru e Bolívia.
Atualmente, suas ferraduras são exibidas com honra no Museu Mulaló, localizado na cidade de Tumbo, na Colômbia.
- Cavalo de Troia
Este com certeza você já deve ter ouvido falar. Embora não fosse de “carne e osso”, o Cavalo de Troia é, sem dúvida, um dos mais famosos cavalos da nossa história.
Os gregos construíra um cavalo enorme de madeira e enviaram para os troianos como um “presente de rendição”. Como todos sabem, foi uma estratégia inteligente para atravessar as enormes muralhas de Troia.
Ao adentrar em Troia, o cavalo de madeira abriu as portas para os soldados gregos, que finalmente venceram a batalha e conquistaram a cidade.
Estes são apenas alguns exemplos de cavalos que contribuíram diretamente para a evolução e história da humanidade.
Por: Camila Pedroso
Fonte: Meus animais
Fotos: Arquivo / Meus animais / Pexel
Leia mais curiosidades aqui.