JD Yates fatura seu 47º título mundial no AQHA World Championship Show

Brasileiros também conquistaram resultados expressivos na competição que continua até o próximo dia 19 de novembro

O AQHA World Championship Show, principal evento do Quarto de Milha no mundo, continua surpreendendo com os resultados atingidos pelos conjuntos. Desta vez, o grande destaque é o laçador já conhecido de muitos brasileiros JD Yates, que faturou nada menos que seu 47º título de Campeão Mundial, ao vencer duas categorias em Oklahoma.

Montando Probably A Shiner (Smart Nu Shiner x Shortys Probability), um dos laçadores mais experiente e ganhador do mundo foi campeão mundial AQHA Open Junior Nível 3 Laço Cabeça, ao marcar 226 pontos e ainda no Laço Pé ao receber dos juízes 230 pontos. Probably A Shiner é de propriedade de Mike Van Egdom.

Esses foram os títulos de número 46 e 47 de JD Yates nessa competição. O primeiro título mundial de sua carreira foi conquistado há 41 anos, em 1981, a bordo de Swevin. Além das vitórias, nessa categoria para cavalos de até cinco anos, JD também foi reservado campeão montando Probably By Design e terceiro com Cherokee Catt, no Laço Cabeça.

JD Yates e suas conquistas no Brasil

Figurinha carimbada nas competições brasileiras, JD Yates ficou os últimos três anos sem vir ao país para participar de competições devido à pandemia. Mas este ano, o laçador conseguiu voltar e foi o grande destaque do 43º Potro do Futuro que aconteceu no Parque Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba (SP), em outubro. Em conjunto com Shiners Lena Pop Sky, marcou a maior nota da competição na modalidade de Laço Cabeça Aberta Livre: 230 pontos.

O animal é de propriedade de Guilherme Monteiro de Mello e criação de Lincoln Malheiro Junqueira Figueiredo.

Mais brasileiros se destacando no mundial

O laçador Junior Nogueira também participa da competição e pela AQHA Open Junior Nível 3 Laço Pé, o brasileiro foi o sétimo colocado montando Xtra Ruby Slippers (Wimpys Little Step X Ruby Chic Olena), animal de sua propriedade. O conjunto marcou 225,5 na final. A égua é criação do também brasileiro Thiago Boechat. O conjunto ainda se classificou para a final com 229 pontos.

Seus animais também conquistaram resultados significativos. No Nível 2, Xtra Ruby Slippers foi apresentada por Gus Mosley no Laço Pé. Com 219,5 pontos, o conjunto ficou em quarto lugar.

Outro animal de propriedade de Junior Nogueira que também foi bem no Nível 2, só que na categoria Senior, para animais de seis anos ou mais, foi Miss Sunny D (Mr Sunolena Letters x Miss Oakie Dokie. Na sela de Kade Pinneo, o conjunto foi segundo lugar no Laço Cabeça com 221 pontos e terceiro no Laço Pé com 208,5 pontos.

Paulo Cardoso Saraiva no Top 10 do Tie-Down Roping

O brasileiro Paulo Cardoso Saraiva teve mais uma boa participação no mundial da AQHA na modalidade de Tie-Down Roping. Montando Runfortherose conquistou o décimo lugar no Open Senior Nível 3.

O AQHA World Championship Show continua até o próximo dia 19 de novembro, em Oklahoma, EUA.

Por Camila Pedroso . Redação Cavalus

Colaboração: Luciana Omena

Fotos: Arquivo pessoal

Leia mais sobre a AQHA aqui.