Cavalo Árabe

Copa ABCCA/ANCAF 2022 tem encerramento com quebra de recorde no Tambor

18s197 é o novo recorde nacional do Cavalo Árabe nos Três Tambores, alcançado pelo conjunto Marcos Vinicius Souza Farias e EZ Tamara Bint Hylan

Publicado

⠀em

Quebra de recorde no Tambor marca encerramento da Copa ABCCA/ANCAF 2022

A 10ª e última etapa da temporada 2022 da Copa ABCCA/ANCAF de Três Tambores e Seis Balizas foi marcada pela quebra de recorde do Cavalo Árabe na modalidade de Tambor. A prova – chancelada pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA) e promovida pela Associação Nacional do Cavalo Árabe Funcional (ANCAF) – aconteceu entre os dias 28 de novembro e 04 de dezembro, durante o VS Festival Indoor 2022, no Complexo do Haras Raphaela, em Tietê/SP.

Marcos Vinicius Souza Farias e a égua Puro Sangue Árabe EZ Tamara Bint Hylan, do Haras Cruzeiro, de Araxá (MG), foram os responsáveis pela nova marca, de 18s197 nas disputas da categoria Tira Teima do VS Festival Indoor.

“Nós compramos essa égua para dar uma alavancada nos animais de Tambor do Haras Cruzeiro. De lá pra cá, começamos a correr em várias provas e ela vem conquistando resultados positivos, tanto na Aberta quanto no Amador e Jovem, ficando sempre entre os três primeiros colocados. O Marcos Vinicius, quem a montou, só tem 16 anos, vem formando um bom conjunto com ela, o que resultou no feito do recorde. Estamos muitos felizes”, celebra Ananias Neto, do Haras Cruzeiro.

Cavalo Árabe em destaque

Durante o evento, a ABCCA/ANCAF montaram um estande em parceria com o Haras Cruzeiro a fim de divulgar o cavalo Árabe funcional, expor o calendário de provas e os projetos da raça, como Arabian Cup. Aproveitando, assim, a boa visibilidade do VS Festival Indoor, que contabilizou 3.377 inscrições, possibilitando que o cavalo Árabe funcional fosse cada vez mais divulgado no meio.

“A busca da ABCCA/ANCAF por participar de provas com grande procura de competidores está fazendo com que mais pessoas conheçam nossos animais e procurem adquirir e queiram competir com o cavalo Árabe. O trabalho que realizamos nesse evento foi muito importante e a raça teve uma visibilidade muito grande no meio, ainda mais tendo batido o recorde”, expõe Brunno Zanotta, diretor ANCAF.

Para o Haras Cruzeiro, a ação também foi muito importante. “Nós acertamos em cheio com essa iniciativa. Montamos um estande para divulgar a raça e ainda quebramos o recorde nacional durante o evento. Sem dúvida, isso vai dar uma alavancada grande para a raça e para nós, do haras. Agora o trabalho só aumenta, porque não vamos parar não. Queremos baixar ainda mais o tempo dessa égua, chegar na casa dos 17 segundos”, destaca Ananias Neto.

Ele ainda reforça. “Conseguimos expor nosso projeto e em março de 2023, estamos confiante no Leilão de Esporte do Haras Cruzeiro, que trará grandes animais da marca LA a venda, com incentivo de R$50 mil aos que estiverem participando das provas da ABCCA/ANCAF”.

Disputas Copa ABCCA/ANCAF 2022

Ao todo, a 10ª e última etapa da Copa ABCCA/ANCAF 2022 contabilizou 93 inscrições, entre Três Tambores e Seis Balizas. Bruno Zanotta conta que com a intensificação de provas durante o ano, o cavalo Árabe pode mostrar uma ótima evolução em pista a cada etapa. “Estamos cada mais forte, mostrando o potencial do cavalo Árabe. E a cada etapa é uma evolução”.

Ainda de acordo com Zanotta, além do novo recorde nacional da raça, os conjuntos obtiveram vários tempos na casa dos 18 segundos durante a prova, o que mostra o desenvolvimento dos animais. E ainda, na categoria Kids geral do VS Festival Indoor teve conjunto formado por animal Árabe ficando em terceiro lugar e garantindo uma bicicleta como premiação.

“Agradecemos ao Vagner Simionato e ao Haras Raphaela pelo espaço, parceria e evidência que o VS Festival Indoor 2022 proporcionou para a raça Árabe. Em 2023, estaremos presentes novamente”, finaliza Bruno Zanotta.

Por Natália de Oliveira . Agência Cavalus

Fotos: Batata Bueno/Sport Horse TV 

Leia mais notícias sobre o Cavalo Árabe aqui.

WordPress Ads
WordPress Ads