Há 33 anos, a Associação Brasileira de Médicos Veterinários de Equídeos (ABRAVEQ) vem atuando na integração entre profissionais veterinários de equinos de todo o país, trazendo conhecimento técnicos, defendendo os interesses da classe e trabalhando na defesa das atividades equestres, seja no desenvolvimento e nas revisões de programas veterinários, bem como defendendo o bem-estar dos animais.
A entidade opera diretamente com órgãos governamentais como Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), Câmara Nacional da Agricultura, Conselho Federal de Medicina Veterinária e Conselhos Regionais na defesa dos pontos de interessa da classe, além de órgãos de fomento à pesquisa como CAPES, CNPQ e FAPESP, trazendo o que há de mais moderno na medicina veterinária do mundo para o Brasil.
“Atuamos na defesa dos interesses dos veterinários de equinos e na defesa da atividade equestre. Hoje somos o único órgão de defesa do bem-estar animal, mas com uma visão também de defesa da atividade equestre, interagindo com órgãos públicos, com ONG’s e todos aqueles que trabalham com a pauta do bem-estar animal”, afirma Silvio Pioto, vice-presidente da ABRAVEQ.
Dentre as diversas ações importantes promovidas pela ABRAVEQ, destaque para a aprovação da vacinação voluntária contra a Febre do Nilo Ocidental elaborando o documento técnico para embasar o pedido ao MAPA; ações que envolvem a atividade do médico veterinário de equinos junto aos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs); defesa das atividades que envolvem o esporte equestre como associações de criadores, dentre outras.
A ABRAEQ ainda faz parte da Federação Ibero Americana de Médicos-Veterinários de Equinos (FIAVE) e da Associação Mundial de Veterinários de Equinos (WEVA). instituiu e coordena comissões de especialistas nas áreas de bem-estar animal, controle de medicação e antidoping, encefalopatias e doenças infectocontagiosas do trato respiratório, mormo e seus diagnósticos diferenciais; discussão do Plano Nacional de Sanidade de Equídeos (PNSE), entre outros.
Novos associados ABRAVEQ
A entidade está desenvolvendo uma campanha para a adição de novos associados, visando fortalecer ainda mais a associação e os trabalhos defendidos por ela nestes anos de atuação. “O veterinário de equinos deve se associar para que a ABRAVEQ seja cada vez mais forte, e defenda os interesses da classe”, convoca Pioto.
Além de contribuir para uma associação mais forte, os associados possuem benefícios como desconto em eventos, conteúdos técnicos exclusivos, assinatura digital de revistas entre outros.
Para saber mais sobre os trabalhos da ABRAVEQ clique aqui e seja sócio.
Por Camila Pedroso . Redação Cavalus
Fotos: Freepik
Leia mais notícias aqui.