Abrindo o ano de competições, a participação do Haras Cruzeiro Esporte e Trabalho foi de grande destaque na 1ª Etapa do Circuito ANCAF/ ABCCA que foi realizada durante a 12ª Copa Lica Leão & Só Pra Elas, de 02 a 04 de fevereiro, no Haras LF, em Limeira/SP.
Com um ótimo desempenho em diversas categorias, os atletas do Haras Cruzeiro se destacaram e mostraram a eficiência do cavalo Árabe, com pódio na Aberta Sênior, e três colocações como reservado campeão, além de entrar no top 5 de duas categorias.
Entre os destaques da criação do Haras Cruzeiro, Hazel LA que fez um dos melhores tempos do cavalo Árabe na categoria Tira Teima, 19s256, conquistando uma premiação especial do evento.
Vale ressaltar também os resultados expressivos do conjunto recordista Nacional do cavalo Árabe nos Três Tambores: EZ Tamara Bin Hylan e Marcos Vinicius Sousa Farias.
O conjunto foi campeão da Aberta Sênior com 18s616, e ainda fez menor tempo da raça no Tira Teima do evento 18s866.
Tamara que, além de atleta é matriz do Haras, também marcou presença no pódio. Montada por Juliana Gonzales, na categoria Feminino, que correu com pista reduzida, o conjunto marcou 17s515.
Gatilho LA provou toda sua funcionalidade e docilidade, ao ser montado pelo paratleta Victor Edouard de Oliveira Sanjous que foi reservado campeão no handicap 4, com tempo de 28s318.
Vale destacar também nos Top 5, Diego Henrique com Egyto LA, na Cavalo Iniciante e Juliana Gonzalez com Gatilho LA na Feminino.
Apollo LA também subiu ao pódio na sela de Cloves Faria marcaram 20s799 pela Amador.
Neto ainda reforça a participação do Haras Cruzeiro na prova, elogiando a recepção que tiveram. “Fomos muito bem recebidos pelo pessoal que compõe a prova, foi uma prova muito bacana, bonita e competitiva. Estamos pronto para a próxima etapa no haras Raphaela, levando os animais do Haras Cruzeiro, divulgando nosso leilão que acontece no dia 29 de março, e divulgar o cavalo árabe, que está com ótimas oportunidades de premiações durante o ano. Estamos com um projeto que estamos desenvolvendo também, que iremos divulgar na prova do Haras Raphaela.”.
Live Haras Cruzeiro
Na sexta-feira,3, foi realizada a apresentação de sete animais que estavam participando da 1ª etapa do Circuito ANCAF/ABCCA, e, estarão no 2º Leilão Haras Cruzeiro Esporte e Trabalho, em março.
A organizadora do Só Pra Elas, Lica Leão destacou a participação do Cavalo Árabe nas edições: “Hoje nós temos uma participação muito grande do Cavalo Árabe, que começou pequena com a gente, e cresceram demais. Difundindo a modalidade Três Tambores para toda a raça, inclusive para quem não fazia tambor.”
Lica ainda reforça a importância da participação do Haras Cruzeiro em parceria com a prova: “Eles são investidores do cavalo de performance, ficamos contentes com o número de competidores montando o Cavalo Árabe. Do ano passado para esse, provavelmente dobrou ou mais. Eles estão no caminho certo.”
Divulgação Haras Cruzeiro nos Três Tambores
O Haras Cruzeiro além de estar presente em pista na prova, também estava com estande juntamente com a ABCCA/ANCAF e o Rach Stud, para divulgar seu projeto de fomento ao cavalo Árabe de esporte.
O projeto Genética Premiada do Haras Cruzeiro, premiará com R$50 mil em premiações aos 10 primeiros colocados do Arabian Cup em 2023, além de premiação dobrada aos animais LA vencedores na Nacional do Cavalo Árabe nos Três Tambores e Seis Balizas.
Os animais LA estarão disponíveis para compra através do 2º Leilão Haras Cruzeiro que será realizado no dia 29 de março, com 28 lotes de altíssima qualidade.
Homenagem pelo Recorde Nacional
No decorrer das provas durante a 12ª Copa Lica Leão & Só Pra Elas, no estande da ANCAF, foi feita a entrega ao Haras Cruzeiro troféu pela conquista do Recorde Nacional do Cavalo Árabe de Três Tambores.
A conquista foi realizada na última etapa do circuito ANCAF em 2022, durante o VS Festival, em Tietê/SP, com o tempo de 18s197, o conjunto EZ TAMARA BINT EL HYLAN e Marcos Vinicius Sousa Farias sagrou-se como Recordista Nacional na modalidade.
Por Matheus Oliveira . Agência Cavalus
Fotos: Reprodução / Matheus Oliveira / Verônica Formigoni
Leia mais notícias aqui.