Saúde & Bem-estar

Cavalos idosos precisam de atenção redobrada quanto a sua alimentação

Com a idade avançada, eles tendem a ficar com menos apetite, o que pode ocasionar em perda de peso e risco à saúde

Publicado

⠀em

Cavalos mais velhos precisam de atenção redobrada quanto a sua alimentação

Com o passar da idade, os cavalos idosos necessitam de cuidados especiais, principalmente para manter o peso ideal. Isso ocorre porque assim como nos humanos, os animais mais velhos acabam perdendo um pouco o apetite, e cabe aos cuidadores manter o peso deles para proteger as articulações e ainda protegê-los do frio.

O cavalo é considerado idoso com a partir dos 20 anos, mas suas condições de saúde ao longo da vida podem aumentar ou diminuir sua classificação como cavalo idoso. Um ponto que deve ser levado em consideração é o desgaste dentário do animal, por exemplo, pois interfere na capacidade dele de absorver nutrientes pelo intestino. Por isso, ao observar quer o seu animal está se tornando grisalho, é preciso adotar uma dieta especifica para cavalo sênior.

Alimentação dos cavalos idosos

Os cavalos devem consumir entre 1,5 a 2,5% de seu peso por dia em matéria vegetal, mas é preciso observar se o animal não possui algum problema de saúde que necessite de uma dieta especial ou suplementação.

Cavalos idosos precisam de atenção redobrada quanto a sua alimentação
Cavalos idosos tender a comer menos

Por isso, monitore regularmente o peso dos cavalos idosos para calcular com exatidão a quantidade de comida necessária. Além disso, observe sinais como cólicas ou dores, elas podem interferir na dosagem do alimento.  

Fique atento a qualidade da forragem oferecida aos cavalos idosos, nesta fase da vida, isso se faz ainda mais importante, pois ela deve ser adequada às necessidades individuais do animal. Às vezes é necessário, por exemplo, adicionar farelo de arroz ou linhaça para fornecer fibras extras ou fonte de ômega-3 e 6.

A forma como um cavalo mais velho se alimenta também deve ser observada, pois é tão importante quanto a própria comida. Tenha em mente que o estresse deve ser evitado neste momento. Deixe os alimentos mais fáceis de mastigar, deixe ele sozinho para não haver competição com outros animais, procure manter o ambiente sem moscas. Todo cuidado é válido nessa hora.

Lembre-se de manter à disposição do animal água sempre fresca e limpa, cuidando da sua temperatura nos dias mais frios.

Finalmente, o melhor conselho: conte com a ajuda de um veterinário especializado em medicina equina para manter o peso dos cavalos mais velhos. Qualquer dieta personalizada deve ser baseada nas condições específicas de saúde do animal e introduzida gradualmente.

Por Camila Pedroso . Redação Cavalus, com informações do My Animals

Fotos: Reprodução / Pixabay

Leia mais notícias aqui.

WordPress Ads
WordPress Ads