Dr. Alceu Athaide revolucionou medicina veterinária no Brasil e no mundo

Desenvolvedor de inovadoras técnicas de cirurgia equina faleceu ontem (12/04) de infecção pulmonar

O universo turfe brasileiro se despediu hoje (13/04) do médico veterinário Dr. Alceu Athaide. Internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Sancta Maggiore Itaim Bibi, o especialista não resistiu a uma infecção pulmonar e faleceu na noite de ontem (12/04), aos 86 anos.

O médico veterinário Dr. Alceu Athaide tem sua história de vida entrelaçada com o cavalo, em especial com os Puro Sangue Inglês. Pioneiro e uma referência na medicina veterinária, Dr. Alceu foi percursor de várias técnicas de tratamento de equinos, sendo respeitado mundialmente pela sua atuação.

Dr. Alceu Athaide revolucionou medicina veterinária no Brasil e no mundo
Dr. Alceu revolucionou a medicina veterinária com nova técnica de cirurgia equina

No Jockey Club de São Paulo, atuando no Centro Cirúrgico do Hospital Veterinário, desenvolveu uma técnica de cirurgia especial que salvou a vida de muitos animais. Tamanha a sua importância para o setor, que o espaço passou a ser reconhecido pelo seu nome.

A história de vida de Dr. Alceu e sua família é permeada pelos cavalos. Tudo começou nos anos de 1940, quando seu pai Trajano Athayde começou a trabalhar como treinador no Hipódromo da Gávea. Nascia ali, seu amor pelos cavalos.

Dr. Alceu Athaide revolucionou medicina veterinária no Brasil e no mundo
Diversos profissionais do setor lamentaram seu falecimento

Nascido e criado em Curitiba, no Paraná, fundou o Haras Novo Mossoró, localizado em Tijucas do Sul, no Paraná. Com mais de 50 anos de profissão, o legado de Dr. Alceu marca a vida de muitos profissionais que se espelham em sua carreira.

No ano passado, Dr. Alceu realizou o lançamento de um livro biográfico escrito pelo jornalista Renato Gameiro, intitulado Alceu Athaide – Memórias Turfísticas e Profissional onde contava histórias sobre a sua carreira e vivências no universo do turfe.

Diversos profissionais do setor, empresas e o Jockey Club de São Paulo lamentaram a perda deste grande profissional. O portal Cavalus lamenta a perda desde grande profissional que registra seu nome na história da equinocultura nacional.

Por Camila Pedroso . Redação Cavalus

Fotos: Reprodução / Revista Horse / Jockey Club São Paulo

Leia mais notícias aqui.