Durante um dos maiores rodeios do país, a 56ª Expoagro e a 29ª Festa do Peão de Bragança Paulista/SP, o cavalo Árabe chamou a atenção do público que prestigiou os eventos. Afinal, no último sábado (22/04), o Parque de Exposições Doutor Fernando Costa também foi palco da 24ª Exposição Internúcleos do Cavalo Árabe, um evento oficial da raça realizado pelo Stud Training Center – Haras Pin, com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA).
“Foi muito gratificante para nós que organizamos há mais de 10 anos este evento. Acredito que em termos de fomento foi muito bom, pois tivemos uma grande visitação no parque, de pessoas de Bragança Paulista e do entorno. A própria festa agropecuária divulgou a participação dos cavalos árabes e a curiosidade dos visitantes ficou aguçada em relação a nossa magnífica raça”, garante Cris Guardia, do Stud Training Center – Haras Pin.
Ao todo, 24ª Exposição Internúcleos do Cavalo Árabe reuniu cerca de 70 exemplares da raça Árabe, de criadores de cinco estados: além de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Paraná. Para os julgamentos de Halter – apresentação em cabresto, onde a conformação do animal é analisada -, a exposição com o trabalho de dois juízes brasileiros, André Roberto Moreira Caio e Paulo Cezar Zandavalli, além do holandês Eiad Safady.
EKS Farouk se consagrou como o Campeão Cavalo da exposição, enquanto que Special Dream HVP como Campeã Égua. Ambos os animais são de propriedade de Leandro Aguiar, do Haras Cruzeiro, de Ibiá/MG. “A qualidade dos animais estava impecável, de nível muito alto. É importante frisar também que tivemos a presença de muitos amigos criadores e até de ex-criadores da raça, que vieram nos prestigiar”, acrescenta a organizadora da exposição.
Após o término dos julgamentos no sábado, o Stud Training Center – Haras Pin, que tem sede em Bragança Paulista, recebeu os criadores e admiradores do cavalo Árabe para um Open House. “Foi muito aconchegante e feliz. Apresentamos alguns animais para abrilhantar a visita dos amigos e fechar o dia com chave de ouro, mostrando outros animais, já que nunca cansamos de nos reunir em prol do cavalo Árabe. Tudo em torno do cavalo árabe fica mais vibrante. Por fim, quero agradecer aos patrocinadores e o apoio incondicional da ABCCA, em especial do gerente de exposições Cláudio Santos”, finaliza Cris Guardia.
Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/Rogério Santos
Leia mais notícias aqui.