Shiney Bit O Ebony é produtor de campeões em sete modalidades equestres

Garanhão do Haras Império, Shiney Bit O Ebony, é detentor da melhor genética mundial da linhagem de trabalho da raça Quarto de Milha e, ainda, provado como atleta nos Estados Unidos

No cenário competitivo das modalidades equestres, um nome tem se destacado não apenas pela sua qualidade genética, mas, principalmente, pelo legado que tem forjado através de sua produção. Shiney Bit O Ebony, o garanhão negro da raça Quarto de Milha do Haras Império, vem redefinindo o conceito de versatilidade na criação de cavalos, ao produzir filhos campeões em sete modalidades distintas.

Atualmente, Shiney Bit O Ebony possui 315 filhos registrados na Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM). Com apenas quatro gerações em pista, seus filhos já somam 246,5 pontos, ao conquistarem pontuações nas provas de Ranch Sorting, Team Penning, Laço Pé, Laço Cabeça, Laço Comprido, Laço em Dupla e Rédeas.

Destaque para a fêmea palomina Shiney Whiz Gun, que lidera o ranking dos filhos mais bem pontuados do garanhão, com 79 pontos. Durante o 46º Campeonato Nacional do Quarto de Milha, realizado em julho deste ano em Araçatuba (SP), a filha de Shiney Bit O Ebony ficou em 5º lugar no Amador Principiante de Ranch Sorting com Ubyrajara Vendramini Junior.

Dom Igor Shiney é o segundo filho do garanhão negro do Haras Império mais bem pontuado na ABQM, com 72,75 pontos. Durante o Campeonato Nacional deste ano, ele ficou em 7º lugar no Aberta Livre Castrado de Team Penning com Welinton Flor Pontes. Além disso, o animal também possui pontuação no Ranch Sorting.

A terceira posição no ranking dos filhos mais bem pontuados de Shiney Bit O Ebony é dividida entre dois animais, ambos com 17 pontos. Enquanto que Keys Moon Shine FMM obteve seus pontos em provas de Laço Comprido, Metrallic Spark conquistou a pontuação correndo pelo Team Penning e Ranch Sorting.

Produção do Shiney Bit O Ebony x criação do Haras Império

Ainda entre os filhos mais bem pontuados de Shiney Bit O Ebony, destaque para dois animais cujas jornadas para a grandeza começaram sob o teto acolhedor do Haras Império. Afinal, são exemplares que carregam consigo o selo de qualidade e dedicação que permeia todas as atividades do criatório, especialmente evidente na criação de produtos provenientes dos seus garanhões.

Trata-se do Bit Metallica CF30, que soma 16,25 na ABQM e hoje é de propriedade de Gilberto Aguiar Panucci. Durante o 46º Campeonato Nacional do Quarto de Milha ficou em 6º lugar no Laço Cabeça, categoria Profissional Light, com o treinador João Pedro Oliveira Neves.

Bul Ebony Dual CF30, de criação do Haras Império e, atualmente, de propriedade de Douglas Henry Borges, foi Campeão no Laço Pé na categoria Jovem 13 anos ou menos – Castrado, com Arthur Borges de apenas 12 anos. Além disso, o conjunto ainda ficou em 3º lugar na categoria Jovem 13 anos ou menos.

Já sob a condução do treinador João Pedro Oliveira Neves, Bul Ebony Dual conquistou mais duas premiações no Campeonato Nacional do Quarto de Milha de 2023: 3º lugar no Profissional Light Castrado, com a nota 219, e 7º lugar no Aberta Junior Castrado, com a nota 215.

Outros filhos do garanhão que estão começando a pontuar em pista

A versatilidade da genética de Shiney Bit O Ebony mostra que não tem limites. Afinal, sua produção também tem se destacado em provas de Rédeas. Como é o caso de Ebonyto Wimpspark 4M, que estreou na modalidade recentemente durante etapa do Campeonato Brasiliense, e já ficou em 2º lugar.

Por fim, Shiney Bit O Ebony também tem filho pontuado no Laço em Dupla. Trata-se de Shiney Pepto Doc, que foi campeão do 32º Congresso Brasileiro da Raça Quarto de Milha na categoria Jovem 18 anos ou menos castrado e 2º lugar na Jovem 18 anos ou menos, ambos com o cavaleiro João Pedro Honorato Giacchero Stefani.

A força da genética de Shiney Bit O Ebony

O pai de Shiney Bit O Ebony é a lenda Shinning Spark (por Genuine Doc), produtor de mais de U$10,5 milhões e pai de filhos que somam cerca de 40 mil pontos pela American Quarter Horse Association (AQHA). O pai de Shiney Bit O Ebony é considerado o reprodutor Nº 1 de todos os tempos pela AQHA em provas western, o 2º melhor reprodutor de todos os tempos em Working Cow Horse pela National Reined Cow Horse Association (NRCHA) e o 10º Melhor Reprodutor de todos os tempos em Rédeas pela National Reining Horse Association (NRHA).

A mãe de Shiney Bit O Ebony é Quixote Lena Peppy (por Paddys Irish Whiskey), ganhadora de U$ 60 mil em Apartação e produtora de quase U$ 500 mil em Apartação, Working Cow Horse, Laço e Rédeas.

Já como atleta, em campanha na modalidade de Rédeas nos Estados Unidos, Shiney Bit O Ebony foi ganhador de U$5.508,42. Seus principais títulos foram: Campeão do Arizona NRHA Open Futurity; Campeão do NHRA Intermediate Open Futurity com a nota 149,50 e média de 75,45; e Semifinalista do NRHA Open L4 e L3 Open Futurity.

Para obter informações sobre a venda de coberturas de Shiney Bit O Ebony, entre em contato pelo telefone (17) 99791-0515, falar com Chicão Buosi. Além disso, siga o Haras Império nas redes sociais: Instagram – @harasimperio/Facebook @harasimperioqm.

Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/Gerson Verga

Leia mais notícias aqui.