No último sábado (04/11), o Jockey Club de São Paulo foi palco de uma emocionante disputa válida pelo Grande Prêmio Nacional do Cavalo Árabe 2023. A corrida de 1.300 metros na pista de grama reuniu nove animais da raça, entre eles machos e fêmeas, com idades a partir de 3 anos, e proporcionou aos espectadores uma demonstração espetacular de velocidade e destreza do cavalo Árabe.
Sob o comando habilidoso do jóquei Antonio Mesquita, Clapton AJR (Mared Al Sahra x *Cowboys Gal by Wiking), cruzou a linha de chegada com firmeza e facilidade, registrando um tempo impressionante de 1:32.590, com mais de três corpos de diferença do segundo colocado RG El Bak (RG Karat x *Endora by Wojslaw), sob a montaria de Idevaldo Silva. Na terceira posição, cruzou a faixa final Normandia Rach (*Uzbek Du Lion x Novella Rach de Voltaire Rach) sob o comando de Ruberlei Viana.
Clapton AJR, que é de criação e propriedade de Almir José Ribeiro e treinado por Oberdan S. Pereira, acumula agora nove vitórias na temporada de corridas exclusivas para cavalos Árabes. Sua impressionante performance é um testemunho de sua habilidade e resistência notáveis, tendo garantido na corrida anterior da raça novo recorde nos 1.500 metros na pista de areia, ao completar o percurso em 1:44:781. O recorde anterior de 1:45:489 era detido por seu meio-irmão, VG Al Mared, na corrida de 15 de abril.
O Grande Prêmio Nacional do Cavalo Árabe 2023 foi organizado pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA) em colaboração com o Jockey Club de São Paulo e fez parte da programação da Exposição Nacional do Cavalo Árabe de Esporte, que está sendo realizada simultaneamente no Centro Hípico de Tatuí, no interior de São Paulo.
“Essa foi a décima primeira vez que a ABCCA promove o GP Nacional do Cavalo Árabe. Esse ano nós optamos por fazer no final do ano junto com a Exposição Nacional do Cavalo Árabe de Esporte, porque a Corrida não podia ficar fora da semana nacional de provas de esporte da raça”, conta o Diretor de Esportes da ABCCA, Ricardo Saliba.
A Exposição Nacional do Cavalo Árabe de Esporte, que segue sendo realizado até domingo (12/11) em Tatuí, destaca a versatilidade dos cavalos Árabes em uma variedade de modalidades equestres, consolidando a importância e a tradição dessa raça no cenário brasileiro.
Classificação final do GP Nacional do Cavalo Árabe:
1º CLAPTON AJR e A.MESQUITA;
2° RG EL BAK e I.SILVA;
3º NORMANDIA RACH e R.VIANA;
4º PASSIONADDO RACH e F.LARROQUE;
5º ÔMEGA RACH e L. HENRIQUES;
6º VIVINA RACH e J.BISPO;
7º RG KALIFA e M.SILVA;
8º RUBICON RACH e V.SOUZA;
9º GWAN AJR e O.PEREIRA FILHO.
Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/Jockey Club de São Paulo
Leia mais notícias aqui.