Mesmo que o cenário dos Três Tambores nos Estados Unidos venha em constante melhora e atualização, o Barrel Futurities of America World Championships mantém seu prestígio como o evento que marca o futuro dos cavalos da modalidade.
Em 2023, a competição aconteceu de 11 a 18 de novembro, na Lazy E Arena, em Guthrie, Oklahoma. Vale destacar que o BFA é rico em história desde sua estreia. De 1986 a 2018, foi realizado em todo mês de dezembro, em Oklahoma City, até se mudar em 2019 para a Lazy E Arena em Guthrie, em novembro, durante a semana anterior ao Dia de Ação de Graças.
A primeira disputa da programação do Barrel Futurities of America é sempre o esperado SuperStakes Slot Race. Com apenas 60 vagas paga uma premiação de US$ 100 mil ao campeão. Depois seguem as competições das categorias Futurity, Derby, Juvenile, Open e Junior.
A semana mais aguardada para os Três Tambores em todo o mundo. Confira os resultados das provas mais importantes!
Campeões Barrel Futurities of America 2023
O nome de Elaina McKinney sempre foi temido quando era uma competidora jovem. Agora ela provou que também merece um lugar entre os principais concorrentes da indústria de potros. Aos 22 anos, levou para casa US$ 100.000,00 pela vitória no BFA SuperStakes. Categoria em que apenas animais inéditos de três anos podem participar. McKinney e TJR Malibu Eddie (Eddie Stinson x Lil Miss Firewater x Fire Water Flit) marcaram 15s481.
Brittany Pozzi Tonozzi, prestes a fazer sua 17ª National Finals Rodeo como líder do ranking mundial de Três Tambores, vem dominando as provas de futurity nos últimos meses também. Com Tres Chasin Babe PZ (Tres Seis x Babe On The Chase x Chasin Firewater) foi campeã da categoria Futurity (15s168); e com Chitichiti Bangbang, sua outra égua filha de Tres Seis (Kisskiss Bangbang by Dash Ta Fame), foi reservada campeã (15s316).
No ano passado, Brian Wheeler foi reservado campeão da categoria Juvenile, ‘batendo na trave’, mas esse ano a história foi diferente. Ao lado da égua Designerleaptoheaven (JL Dash Ta Heaven x Designer Ruby x Designer Red), o treinador somou 31s296 em duas rodadas para sagrar-se campeão em 2023.
No BFA Derby, um dos favoritos era o conjunto formado por Brandon Cullins e MJ Segers Fast Lane (The Goodbye Lane x SKS Running Faucet x Diamond Faucet). Eles fizeram o que todos estavam esperando e correram rápido. A veloz égua preta entregou tudo e mais um pouco, com direito ao menor tempo da prova, para que eles fossem campeões ao somar 30s044.
Três Tambores do Brasil no BFA 2023
André Coelho e João Leão representaram o Brasil no maior evento de Três Tambores da temporada americana. Os dois moram nos Estados Unidos desde 2018 e seguem trilhando um caminho de sucesso por lá. Ambos disputaram o SuperStakes Slot Race.
André com Eye Am Fire marcou 16s180 encerrando em 27° lugar entre 60 cavalos. Enquanto João competiu com Perks Racing e marcou 17s146, 46° colocados.
Outro destaque do Slot foi o animal de criação brasileira, B2B The French Fling, do B2B Ranch, dos criadores cariocas Odilion e Bebel Diniz, apresentado por Shannon Kerr.
João também participou da categoria Juvenile com JL Sassy Dasher, mesma prova que sua filha Julia montou JL Barrista, de sua propriedade.
Fotos dos campeões:
Mais informações clique aqui.
Por Luciana Omena • Redação Cavalus
Fonte: Barrel Horse News
Crédito das fotos: Divulgação/Barrel Horse News/Kenneth Springer
Leia mais notícias internacionais aqui