21º Potro do Futuro e Campeonato Nacional de Vaquejada encerram o calendário de provas anual da ABQM

Competições ocorreram de 21 a 26/11 no Parque das Palmeiras, em Lagarto (SE), com mais de 600 competidores de diversos estados brasileiros

No último domingo (26), foram encerradas as competições do 21º Potro do Futuro e Campeonato Nacional de Vaquejada, disputas que finalizam o calendário anual de provas da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha – ABQM.

A provas, que começaram no dia 21, reuniram mais de 600 competidores de 3 estados brasileiros. Além disso, de acordo com a associação, a premiação total da disputa foi de R$ 1 milhão aos competidores de 13 categorias, nas duas competições.

Senhas esgotadas

Com mais de 600 competidores participando das disputas, pela primeira vez, as senhas das duas competições esgotaram antecipadamente. “Na medida que temos todas as inscrições efetuadas antes do evento, conseguimos um planejamento melhor tanto para a logística técnica e operacional, quanto para as equipes de curral, juízes e também preparo da boiada para as provas. Certamente teremos grandes disputas em pista”, avalia Henrique Campana, gerente de Esportes da ABQM.

Segundo a associação, a Vaquejada é uma das 22 modalidades do Quarto de Milha que mais vem crescendo nas competições oficiais da raça no Brasil. Para o vice-presidente da ABQM, Celso Pontes, esse é um reflexo da profissionalização do esporte e da paixão dos vaqueiros.

“Com mais de 1,3 mil animais esse é o maior evento oficial da modalidade já realizado pela ABQM. A Vaquejada tem contribuído com a entrada de pequenos e médios criadores da raça no Nordeste, o que fortalece o nosso plantel e impulsiona o setor. O esporte, que é patrimônio cultural, movimenta toda a cadeia produtiva do cavalo na região, tanto do ponto de vista social quanto econômico, com a geração de emprego e renda. Para a ABQM, a Vaquejada não é apenas uma competição, mas a celebração da tradição e paixão dos vaqueiros pelo Quarto de Milha”, afirma Celso Pontes, vice-presidente da ABQM.

Novidades Vaquejada

A ABQM destaca que para essas competições, a Diretoria Executiva da ABQM, juntamente com o Comitê Nacional de Vaquejada, decidiu que as Categorias Aberta Castrado e Amador Castrado voltarão a ter classificação independente no 21º Campeonato Nacional de Vaquejada. Para se inscrever nessas categorias, os dois animais (puxador e esteira) devem ser puros castrados com anotação no Stud Book da ABQM. Estas categorias terão valor de inscrição e premiação exclusivas.

Pai e filho campeões do 21º Potro do Futuro de Vaquejada

Podemos dizer que a Vaquejada é uma tradição familiar, passando de geração em geração. Uma prova disso é a dupla de vaqueiros, formada por pai e filho, que venceram 21º Potro do Futuro de Vaquejada da ABQM, na categoria Aberta, que teve mais de 300 inscrições.

Com 48 anos, o esteira Celso Vitório é considerado a “lenda viva da Vaquejada” sendo hexacampeão brasileiro da modalidade. O puxador e filho, Celso Júnior, já segue os mesmos passos do pai para manter a tradição em família nos esportes equestres do Quarto de Milha. Com Lady Laura Apolo FSP e Anitta Fiesta Fiesta FSF (esteira), a dupla levou para casa o maior prêmio da competição no valor de R$ 50 mil.

 

Escritório-móvel ABQM

Outro grande marco para a ABQM, foram os atendimentos do escritório-móvel da entidade, que já realizou mais de 1,8 mil atendimentos no Nordeste. Durante o 21º Potro do Futuro e Campeonato Nacional de Vaquejada, as equipes do Stud Book, Esportes e Financeiro estiveram prestando atendimento e facilitando a vida dos associados que estavam no evento.

A ABQM destaca que o escritório móvel da ABQM faz parte de um projeto-piloto para atendimento aos quartistas do Nordeste que hoje é a 2ª região do país com o maior plantel da raça Quarto de Milha. De agosto a novembro de 2023, atendimento itinerante já percorreu 17 Vaquejadas em cinco estados do Nordeste. Foram 1.894 atendimentos, sendo 80% de serviços no Stud Book como transferência, registro de animais e certificado de cobertura, entre outros.

“Esse é um projeto muito importante que daremos continuidade, porque queremos estar cada vez mais perto dos nossos associados no Nordeste. O escritório móvel da ABQM aproxima a Associação dos vaqueiros, levando o cartório da raça para mais perto dos pequenos e médios criadores, além de facilitar o acesso aos serviços da entidade. Queremos uma ABQM cada vez mais atuante e para todos”, garante a presidente da Associação, Mônica Ribeiro.

Os resultados completos do 21º Potro do Futuro e Campeonato Nacional de Vaquejada podem ser conferidos através do hotsite do evento: https://www.abqm.com.br/campeoes/21potrodevaquejada-2023

Por Heloisa Alves/Portal Cavalus – Com informações da ABQM
Fotos: Divulgação/Anderson Cavalcanti

Leia mais notícias aqui.