Três Tambores & Seis Balizas

Um futuro que se concretiza diariamente motiva a criação B2B Ranch em evoluir e diversificar

Um planejamento para longo prazo começa a virar realidade e gerando combustível para a raça Quarto de Milha

Publicado

⠀em

Um futuro que se concretiza diariamente motiva a criação B2B Ranch em evoluir e diversificar

Com os olhos no futuro, o Haras B2B Ranch tem uma trajetória admirável na criação de cavalos Quarto de Milha, onde a paixão pelos animais é a força motriz que move as estratégias da criação.

Iniciando uma produção internacional nos Estados Unidos nos anos 2000, o Haras B2B Ranch identificou no começo no século uma diferença expressiva nos tempos da pista de Três Tambores brasileira com o país norte-americano. Partindo desta inquietação para compreender a razão dos atletas americanos garantirem tempos na casa dos 16 segundos, enquanto o Brasil estava na casa dos 17 segundos.

Trajetória B2B Ranch

Essa motivação, fez com que Odilon Diniz, proprietário do B2B Ranch buscasse conhecer as melhores genéticas em solo americano, renovando sua paixão pelo cavalo Quarto de Milha, mas principalmente uma maneira de renovar a tropa própria e a auxiliar aos criadores brasileiros a diversificarem e modernizarem as tropas no país.

Adquirindo em 2005 a égua THREE CARAT DIAMOND, a primeira exemplar de linhagem TRES SEIS que teve grande sucesso nos Estados Unidos, ganhando em 2008 e 2009, além de vencer o Superstakes.

Identificando as diferenças entre as criações e manejo dos animais entre os dois países, os estudos e planejamentos foram intensificados, identificando principalmente as divergências de pista, onde no Brasil há uma preparação específica para os Três Tambores, com pistas com tamanho e solo padrão, indo de encontro ao praticado nos Estados Unidos, onde não há pistas específicas para a modalidade, sendo o esporte praticado em diferentes pistas conforme as necessidades, partilhando o solo com outras modalidades e trazendo aos animais, um desafio a mais na corrida. 

Com diferença na formação dos cavalos, o manejo é outro ponto de destaque que foi identificado, quando o foco dos criadores americanos se torna a doma e treino focado em animais que correm o Potro do Futuro, onde um treinador acaba focado em média em 6 animais, diferente do que acontece em solo brasileiro, onde um único treinador acaba recebendo até 25 animais em temporadas. A diferença se encontra nas provas também, onde nos Estados Unidos há mais de 400 mil inscrições em provas, com um plantel de milhões de animais, contra um plantel de 600 mil animais do Brasil. “E o objetivo do B2B é esse: aprender, aprender e aprender, conhecendo as linhagens novas e tentativas novas.”.

Com uma grande variedade de programas de incentivo aos animais Potro do Futuro, o incentivo acaba sendo diferente. Essa motivação se dá pelo contexto histórico do país americano, onde a paixão pelo cavalo “vem de berço”, recebendo atividades nas escolas e valorizando o tempo de qualidade com o animal, deixando a competição um pouco de lado e transformando a relação entre treinador, atleta e animal numa prática de envolvimento e relação. Essa paixão pelo animal que se torna a força na diversificação de linhagens equinas.

“Apesar das diferenças, é importante beber dessa água e acompanhar sempre esse celeiro de criação de cavalos” destaca Odilon Diniz, que soube identificar essas diferenças e planejar a médio e longo prazo as suas criações, motivados pela relação com os animais e a vontade de trazer a oportunidades para os criatórios brasileiros. 

Atualmente com 4 treinadores e 5 animais com linhagens diferentes em solo americano, o sonho e objetivo da B2B Ranch ganha vida e cresce cada vez mais. 

Um dos destaques da criação americana do Haras é a potra SHRIMP TACO TUESDAY, da linhagem do grande GOODBYE LANE sendo treinada por Lacey Donegan, que já possui experiência com a filha de MENDED HEART, treinada nos Estados Unidos e hoje morando no Brasil. Montando também a potra EPIC HEARTBREAK (Epic Leader x Mended Heart), junção destas grandes linhagens competirá em 2024.

Já a treinadora Hallie Hanssen monta hoje a melhor filha de TRES SEIS em atividade, TRES MOVIDA (Tres Seis x Sheza Blazin Movin) é um dos grandes destaques nas pistas americanas, com participação em diversos rodeios e também no mundial de Três Tambores.

Com a grande linhagem de BLAZIN JETOLENA também no portifólio do B2B Ranch, o brasileiro André Coelho é o responsável pela montaria nos Estados Unidos. 

O fundador o Haras ressalta “diferentes treinadores, diferentes pedigrees, tudo novidade. O Brasil está atrás desses pedigrees. E o que B2B faz, é investir nisso!”.

Muito investimento para longo prazo, a paixão pelo cavalo já trás resultados, carregando em sua prateleira de vitórias, a ÚNICA triple coroada ABQM, sendo B2B Lovergirl um dos grandes destaques. Outro momento histórico é a vitória de B2B Noa Carat Rolls no Rodeio Internacional de Barretos este ano de 2023, materializando e reforçando a força do B2B Ranch na criação de vencedores. 

“O B2B não faz no curto prazo, a gente entende que o ciclo do cavalo é longo e demorado, mas é prazeroso e feliz, pois há encontro de amigos, debates, crenças e muita riqueza nos sonhos compartilhados” reforça Odilon Diniz, que busca sempre mais que simples vantagens econômicas, mas tem como objetivo o “viver a paixão pelo cavalo e compartilhar as oportunidades”.

O futuro é incerto, mas Odilon Diniz se mantém otimista com suas criações e futuras realizações, com sonhos cada vez maiores e afeto e amor pelos cavalos motivando cada dia de trabalho, mostrando a todos que mais do que um criador, ele se torna uma enorme referência no crescimento da raça Quarto de Milha. 

Por: Matheus Oliveira/Revista Tambor & Baliza
Fotos: Arquivo Pessoal/B2B Ranch

Veja mais notícias no portal Cavalus

WordPress Ads
WordPress Ads