Haras Botânico alia o contato com a natureza e a praticidade da cidade

Haras funciona junto com o Hotel Botânico, que está localizado em Araçatuba (SP), oferecendo conforto e opções que vão além de uma boa hospedagem

Desde 2019, com a chegada das principais competições da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha – ABQM, Araçatuba, cidade no interior de São Paulo, passou a ser conhecida como a ‘Capital do Quarto de Milha’.

Mas, apesar desse apelido ter surgido apenas em 2019, o município sempre teve raízes com o agronegócio, sendo conhecida como a ‘Cidade do Boi Gordo’. E é nesse cenário propício do meio country que está localizado o Haras Botânico.

Haras Botânico

Sob a direção de Carolina Mello Nunes, o Haras Botânico surgiu através de uma ideia de seus pais, que perceberam a paixão da filha pelo meio equestre e decidiram disponibilizar o espaço para a criação de um haras.

“Eles viram que estávamos ali, gostando bastante do mundo equestre e tiveram essa ideia de construir o haras, até porque nós estamos numa cidade onde hoje é a sede das provas oficiais da ABQM”, comenta Carol.

A gestora do haras relembra que desde pequena cresceu rodeada de animais, principalmente de grande porte, já que tinha o costume de ir para a fazenda onde tinha contato com cavalos e com gado.

“A partir de uns oito anos de idade que eu entrei no esporte, primeiro na Equitação e depois nos Três Tambores. E aí depois eu parei por conta da idade, também fui buscando outros caminhos e depois eu retornei para o mundo do cavalo com os meus filhos”.

Carol ainda destaca que resolveu abraçar essa ideia e decidiu tocar o haras, já que tinha também as vantagens que o cavalo trazia, tanto no mercado equestre, quanto na prática dos esportes. Atualmente, o Haras Botânico conta com 45 alunos na prática da Equitação e no começo dos Três Tambores. Vale destacar que, hoje, o Haras Botânico conta com uma lista de espera para aulas.

Além das aulas, o Haras Botânico oferece também o treinamento de animais em todas as fases, contando hoje uma média de 20 clientes com animais já em ritmo de prova. “A gente consegue estar acompanhando e dando todo o suporte que o cliente precisa”, explica Carol.

Projetos Futuro

Carol comenta que o Haras Botânico conta com duas pistas, uma no tamanho oficial ABQM e outra reduzida, que serve também para cursos e palestras. Ou seja, além dos treinamentos e aulas, o espaço está aberto para palestras, clínicas e workshops do segmento equestre.

Vitor Milan, treinador do Haras Botânico – Foto: Arquivo Pessoal

“A gente busca no futuro trazer eventos, porque estamos ligados com o salão de eventos do hotel. Então dá para gente trazer grandes eventos, tanto rodeio, provas de Três Tambores e também de Laço”, destaca.

Hotel Botânico

Outro ponto importante do empreendimento é o Hotel Botânico, que está ligado ao haras. O local oferece a comodidade de uma boa hospedagem em meio a natureza com tudo o que uma pessoa procura e próximo da cidade.

Uma das coisas que Carol ressalta é que os hóspedes também conseguem ter contato com o haras. “O haras é aberto para todos os hóspedes que conseguem ir até lá e dar uma olhada, ver os cavalos, ver os animais, ver a rotina do haras. E a gente também disponibiliza alguns animais para prática de uso da charrete que a gente tem aqui no hotel, que é algo bem típico da região, e também para quem quiser fazer um passeio a cavalo, ter esse primeiro contato”.

E voltando ao assunto do cavalo, para o público que vai para Araçatuba acompanhar as competições equestres, o Hotel Botânico é uma boa opção para se hospedar, já que é um local para a família, com várias opções de lazer não só para os adultos, como também para as crianças.

“Conseguimos oferecer recreação infantil e toda a parte de lazer. Aos finais de semana a gente tem charrete, tem a equipe de monitor que faz brincadeira com as crianças, tem bicicleta, tem caminhada. Então, assim, a criança não quer ir acompanhar os pais em uma prova, ela consegue ficar aqui no hotel e você sabe que ela vai estar ali assistida, que vai ter o que fazer, vai estar em segurança”, explica Carol.

Contudo, a estrutura do Hotel Botânico vai além da hospedagem, já que o local comporta grandes eventos. O hotel dispõe de um salão que é palco de grandes leilões e eventos de grande renome. Além disso, é palco também de grandes shows e festas tradicionais que recebem um público do Brasil inteiro.

“A gente consegue alugar o hotel todo para casamento, para festas, para shows, para palestras, workshops, confraternizações, são várias opções. Você pode tanto fechar um pacote com todo o hotel como por regiões, usando o restaurante, as varandas, conseguimos separar por espaços”, destaca.

Ou seja, o Hotel Botânico acaba sendo um espaço completo, tanto para quem busca descansar, quanto para quem precisa fazer um evento com uma estrutura de qualidade. Para saber mais sobre o Hotel Botânico, basta seguir no Instagram @botanicohotelfazenda, já o perfil do Haras Botânico é @harasbotanico.

Por Heloisa Alves/Portal Cavalus
Fotos: Heloisa Alves/Agência Cavalus

Leia mais notícias aqui.