Durante a programação oficial do 47º Campeonato Nacional da Raça Quarto de Milha, que teve seu início no dia 10 e irá até o dia 21 deste mês de julho, no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba (SP), a ABQM realizou uma homenagem mais que merecida ao saudoso criador José Macário Perez Pria. Ele, que além de já fazer parte do seleto grupo do Hall da Fama ABQM, novamente teve seu nome honrado pela Associação através de um busto instalado no bosque, como é popularmente conhecido, localizado na área central do parque.
Esta é uma das várias ações executadas pela nova diretoria da ABQM, que desde o início da gestão vem enaltecendo ilustres figuras que contribuíram para o desenvolvimento da raça e se tornaram referências na criação. Recentemente, o conhecidíssimo casal, Ovídio e Beth Ferreira, também recebeu essa honrosa homenagem pelos ‘50 Anos de Criação do Haras São Matheus’.
Homenagem a José Macário
Realizada com grande emoção, a solenidade teve a participação de muitos familiares, autoridades, diretores da ABQM e amigos de José Macário. Entre eles, algumas pessoas fizeram o uso da palavra para expressar o seu sentimento e carinho com o saudoso homenageado.
O primeiro deles foi Thomas Rocco, atual presidente do SIRAN, que disse: “Hoje é um dia em comemoração à família. E nada melhor para falar da icônica família do seu José Macário, que contribuiu para a construção da história do cavalo em Araçatuba”.
A seguir, Fábio Brancato, que era o presidente do Sindicato Rural no período que teve início as tratativas para a vinda da ABQM à Araçatuba. “Quero relembrar de toda a dedicação do seu Macário em trazer os eventos oficiais para a nossa cidade. Tudo começou quando eu, o Dilador (prefeito), o Viol e o seu Macário seguimos à Avaré para ver como era a estrutura do campeonato da ABQM. E para concretizar o sonho de nosso incansável homenageado, a partir daí, começamos uma verdadeira ‘batalha’, contando com o apoio de alguns amigos, entre eles, o Jamil Buchalla”, pontuou Brancato.
E o próprio Jamil foi o próximo a descrever este momento: “O Macário acreditava em coisas que nós não acreditávamos! Ele tinha um jeito peculiar que agregava muitos amigos. Acho que em suas veias corriam sangue de cavalos, tamanha era sua paixão por eles. Ele lutava nas reuniões do Conselho da ABQM para que isso fosse possível”. Segundo Jamil, depois de toda esta insistência, tudo deu certo e foi realizado o primeiro Nacional em 2019 no parque de Araçatuba. “É importante frisar que nos dois anos seguintes tivemos um grande apoio do Dilador durante a pandemia da Covid, pois ele foi firme em suas ações e enfrentou promotores e juízes que queriam cancelar os eventos”, detalhou Jamil.
Logo em seguida foi a vez de Marcos Sá trazer uma boa notícia aos presentes e que foi muito aplaudido. “Estamos trabalhando para que o meu amigo Macário entre para o Hall da Fama Internacional da AQHA, por tudo que ele fez pelo Quarto de Milha brasileiro e na América Latina”, destacou Marcos, emendando: Eu, a presidente Mônica, o Tô (Renato Eugênio Barbosa), o Beto (Alberto Perez Pria), o Norberto Soares Leite, o Loly (Haroldo Pessoa Sobrinho), o Lô (Marcelo Ferreira), além do Vince Genco, diretor da AQHA, estamos escrevendo para a entidade norte-americana solicitando essa homenagem. E tenho muita confiança que conseguiremos!”.
Após esta resolução, fomos num grupo à Avaré para ver como era realizado o evento da ABQM e, posso afirmar, que voltei apaixonado”, afirmou Dilador, que finalizou com esta frase: “Esse velho tinha razão! E tudo foi possível graças ao apoio dos amigos Jamil, Brancato e do Viol”.
Um marcante momento ocorreu na singela homenagem prestada pela neta Helena Perez, a mais nova da família de apenas seis anos de idade. “O meu avô me ensinou a montar quando eu tinha seis meses e depois a galopar, trotar e fazer algumas manobras. Eu queria que ele estivesse aqui com a gente”, expressou carinhosamente a filha de Macário Filho e Carolina Perez, que também deixou uma breve mensagem: “Tenho muito orgulho dele e quero agradecer a todos que o apoiaram em realizar o seu sonho”.
E momentos antes do cerramento do busto, uma das falas mais aguardadas foi a da esposa, Rosário Perez Pria. Inicialmente ela agradeceu a presença de todos, dizendo que estava no Brasil por causa do seu Macário. E como se estivesse dirigindo suas palavras diretamente ao marido, expressou: “Esta homenagem que estão fazendo para você é muito merecida, pois quando Deus quer, o homem sonha e a obra vem; e essa conquista foi a grande obra dele para você. Por isso estamos aqui comemorando. Muito obrigado, Dilador, Fábio, Jamil, Viol e, em especial, para Mônica e um viva pra ABQM!”.
Por Assessoria de Imprensa/ABQM – Abdalla Jorge Abib
Fotos: Divulgação/Marilza Barros/ABQM
Leia mais notícias aqui.