Prova do Cavalete: uma atração que se tornou indispensável nos campeonatos da ABQM

Mais de 80 conjuntos com crianças de 0 a 12 anos mostraram sua precoce paixão pelo Laço

Contando com a habitual estrutura e organização da ABQM, responsável pelos momentos especiais de confraternização da família quartista, o Parque de Exposições Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba (SP), está sendo palco novamente de três dos maiores campeonatos oficiais da raça: Potro do Futuro, Copa dos Campeões e Derby, no período de 9 a 20 de outubro. E dentro de sua programação, a entidade se preparou para um momento extra dedicado às crianças e a data desta vez foi mais que especial, 12 de outubro. Aliás, dia também abençoada por Nossa Senhora Aparecida, para mais uma aguardadíssima Prova do Cavalete, tanto pelos jovens participantes, como por seus pais, avós, tios e amigos.

Um pouco do passado

Votando ao passado, tudo começou como uma ‘brincadeira de criança’ nas alamedas de vários parques de exposições. O Laço no Cavalete, como começou a ser conhecido, era realizado inicialmente com poucos participantes e se tornou atração cativa nos eventos da ABQM. Os primeiros deles ocorreram no recinto de Avaré (SP), quando o popular locutor Alessandro Mendes resolveu dar uma força para essa atividade e ‘profissionalizar’ a brincadeira. De lá para cá, a provinha foi se aperfeiçoando e contou com a colaboração de vários criadores e empresas presentes com seus estandes nos eventos, fornecendo brindes para ser entregues aos campeões.

Os campeões 2024 da Prova do Cavalete

Após o término das provas de Laço na Arena RAM, mais de 150 pessoas se reuniram na alameda principal em frente ao Espaço Kids e o Espaço Relacionamento atraindo cowboys 0 a 12 anos, inscritos na Prova do Cavalete, que desde o Campeonato Nacional passou a ter o nome do saudoso fotógrafo Fábio Cabrera. Além disso, essa provinha passou a fazer parte este ano do calendário oficial da Associação, sendo organizado pelo Departamento de Esportes, em conjunto com a ABQM-Jovem, comandada por Lorena Farha, e o apoio de Camilla Rosário Ferreira.

E para demonstrar ainda mais a grandeza desta prova ocorreu expressivo aumento no número de inscrições, tanto na faixa de 0 a 7 anos, com 36 conjuntos como os da categoria de 8 a 12 que totalizaram 50 conjuntos.

A prova do Cavalete, que simula a prova de Laço em Dupla, com uma miniatura de boi, com rodinhas, contou com a presença de um jurado da ABQM e conhecidos laçadores que contribuíram para dar clima ao evento e ajudaram os pequenos ‘cabeceiros e pezeiros’. E com o famoso bordão do locutor Alessandro Mendes com seu “Araçatuba Parou” preencheu a atmosfera do local com a emoção de uma prova real e a garotada delirava ao ouvir a tão esperada ‘prova concluída’.

E pela categoria de 0 a 7 anos venceram Arthur Fioravanti, laçando a Cabeça, e Marcelinho Ferreira, no Pé, com o tempo de 6s045. Enquanto na faixa de 8 a 12 anos, os jovenzinhos ficaram, na mesma ordem, Miguel Vieira Sanchez e Geovane Andreazi Tozzi, marcando 4s295.

Por Assessoria de Imprensa/ABQM – Abdalla Jorge Abib
Fotos: Divulgação/Ricardo Ferreira

Leia mais notícias aqui.