Os principais campeonatos de Vaquejada do Brasil se uniram com a Associação Brasileira de Vaquejada para a realização do curso de imersão no julgamento de boi e regulamento nacional da modalidade. O encontrou foi realizado no último dia 02 de outubro em João Pessoa (PB), contou com 25 profissionais e foi ministrado por Dr. João Neto e Jorge Anastácio.
A maioria dos participantes é responsável pelo julgamento nas provas do Campeonato Portal Vaquejada e PEPB, ou seja, atuam nas 30 mais importantes do esporte do ano. Segundo o diretor executivo da ABVAQ Dr. João Neto, o curso trouxe uma experiência de aprendizagem intensiva, para os juízes de vaquejada credenciados pela ABVAQ, com a finalidade de aprimorar os julgamentos dos bois nas competições, minimizando ao máximos a possibilidade de erros. “O objetivo é trazer uma padronização nos julgamentos, evitando julgamentos conflitantes e em desacordo com o Regulamento Geral de Vaquejada e Manual de Julgamento de Boi da ABVAQ”, explicou João.
União da Vaquejada
Para o presidente do Campeonato PEPB, Bel de Jataúba, a intenção é unir os dois campeonatos de maior expressão da atualidade e promover o debate. “Foi um curso muito bom, muito proveitoso, onde todo mundo disse a sua opinião, todo mundo se esclareceu. Terminou sendo um dia muito produtivo. Uma das ideias que eu dei foi que este curso seja realizado duas vezes ao ano”, declarou Bel.