Para começar essa conversa, é importante saber que ‘cavalos de potência’ (cv) é uma unidade de medida da potência de um motor, que indica a sua capacidade de realizar trabalho. Quanto maior o número de cavalos, maior a potência, o que se traduz em mais energia para acelerar e atingir velocidades mais altas.
E sim, a expressão ‘cavalos de potência’ tem tudo a ver com os equinos de verdade. Surgiu no século 18, quando o engenheiro escocês James Watt sentiu necessidade de comparar a força das máquinas a vapor que ele desenvolveu com o meio de transporte mais comum da época.
Por causa do trabalho realizado pelos cavalos nas minas de carvão inglesas naquele tempo, a potência de um motor até hoje tem essa medida. Os donos dessas minas foram os primeiros clientes dos fabricantes de motores movidos a vapor, engenhocas que acionavam máquinas que transportavam carvão do interior da mina até a superfície.
Antes do motor a vapor, essa tarefa era feita por cavalos que, por meio de um sistema de cordas e roldanas, puxavam baldes cheios do produto. Portanto, nada mais natural que comparar a força dessas máquinas à dos equinos.
James Watt calculou que, em média, um cavalo conseguia subir 100 quilos de carvão a uma certa altura por minuto. Na hora de generalizar a medida, ele aumentou a carga em 50% e instituiu a unidade de ‘um cavalo de potência’ como a força necessária para levantar 150 quilos por 30 metros de altura em um minuto. A unidade pegou e atravessou os séculos.

Programa Auto Esporte desvendou o termo ‘cavalos de potência’
Potência é a energia útil que um motor produz e é frequentemente traduzida como a capacidade de aceleração de um veículo. Em matéria veiculada no programa Auto Esporte, da TV Globo, dia 28 de setembro de 2025, a gente consegue entender direitinho esse comparativo entre a força de um motor com a de um cavalo real.
A reportagem mostrou ainda uma competição entre um cavalo, uma motocicleta, um ssv de rally e um carro de drift para ilustrar a capacidade de aceleração e a potência dos veículos.
Ana Laura Savini e sua principal égua de competição representaram o nosso meio, o meio equestre. Leandro Mello, piloto do programa, estava com sua moto Kawasaki KX450 X (60 cv), Patricia Palma, atua campeã da categoria SSV no Rally dos Sertões, com seu Polaris Pro R (228 cv); e João Barion, piloto de automobilismo, levou seu Corvette C7 Z06 (1300 cv).
Assista e saiba quem ganhou: https://globoplay.globo.com/v/13967595/.
Fonte: Auto Esporte, Super Interessante
Foto: Pexels
Leia mais notícias aqui.