Os apaixonados por rodeio, certamente, conhecem e sonham com a final mundial da PRCA, que celebra todos os anos os melhores atletas do rodeio completo e consagra dos campeões mundiais em sete modalidades. A National Finals Rodeo está a um mês de distância, acontecerá de 4 a 13 de dezembro, comemorando 40 anos que acontece em Las Vegas.
Antes de mais nada, vamos recordar que o brasileiro Junior Nogueira segue para a sua 11ª NFR seguida no Team Roping. Ídolo mundial, o laçador chega pela sétima vez como líder do ranking geral do Laço Pé, em uma temporada de superação. Em maio, durante um treino com seu parceiro Kaleb Driggers, Juninho quebrou a perna. Muito dedicado, seguiu os protocolos médicos, se recuperou e fez uma reta final incrível na temporada regular.
Ele e mais 117 competidores estarão no icônico Thomas & Mack Center em busca das fivelas de ouro e os prêmios em suas respectivas modalidades. E, este ano será ainda mais especial, pois Las Vegas está comemorando seu 40º ano sediando o principal evento da PRCA – Professional Rodeo Cowboys Association.

Alguns fatos curiosos sobre a Final Mundial da PRCA
A NFR de 1985 tinha uma bolsa de quase $ 1,8 milhão — a maior premiação da ProRodeo na época — quando se mudou para Las Vegas depois de passar 20 anos em Oklahoma City, Oklahoma. Para celebrar uma data tão especial, a RORODEO Sports News separou alguns fatos curiosos e de destaque desses 40 anos que a NFR acontece na cidade de Las Vegas, estado de Nevada, Estados Unidos.
- 1985: Joe Beaver se tornou o primeiro cowboy estreante (rookie) a vencer o campeonato mundial no Tie-Down Roping, desde que Roy Cooper conquistou o feito em 1976.
- 1985: Charmayne James, então com 16 anos, e seu cavalo Scamper, conquistaram seu segundo de 10 títulos mundiais.
- 1986: Steve Duhon venceu seu primeiro Mundial de Steer Wrestling da PRCA, batendo o recorde da modalidade na quinta rodada, 3 segundo, que dura até hoje.
- 1987: Bruce Ford empatou com a lenda Joe Alexander – conhecido como Alexandre, o Grande – ao vencer seu quinto Campeonato Mundial de Bareback da PRCA.
- 1988: Jim Sharp, um cowboy texano de 23 anos, fez história no PRCA e na montaria em touros, quando se tornou o primeiro homem a montar todos os 10 touros da NFR.
- 1989: Ty Murray (foto de chamada), aos 20 anos e 60 dias, tornou-se o mais jovem campeão All-Around da história da PRCA, batendo o recorde de Jim Shoulders, que conquistou sua fivela aos 21 anos.
- 1990: Ao se classificar para a NFR no Bareback, Saddle Bronc e Bul Rider, Ty Murray se uniu a duas lendas, Bobby Berger (1971) e Larry Mahan (1966-71, 1973), os únicos a registrar esse feito.
- 1994: Adriano Moraes parou em todos os 10 touros da NFR e se juntou a Jim Sharp (1988) e Norman Curry (1990) como os únicos homens realizar tal façanha.
- 1995: Após a 10ª rodada, o touro Bodacious (Andrews Rodeo), membro do Hall da Fama da ProRodeo, foi aposentado por questões de segurança.
- 1997: O último ano em que os irmãos Robert, Billy e Dan Etbauer se classificaram juntos para a NFR. O trio também conseguiu o feito entre 1989 e 1992, e entre 1995 e 1996.
- 1998: Ty Murray conquistou seu sétimo título mundial PRCA All-Around, história que começou em 1989, seguindo direto até 1994, seis títulos seguidos.
- 2000: Cody Hancock, que fazia sua estreia na NFR, fez história ao se tornar apenas o segundo cowboy (depois do laçador Allen Bach em 1990) a ganhar um título mundial após chegar à disputa na 15ª posição.
- 2001: Cody Ohl desmaiou de dor, por conta de uma lesão séria, após completar a nona rodada, fato que deu a ele o título mundial de Tie-Down Roping e All-Around. Mesmo ano que Cody Hancock quebrou um recorde que durava 25 NFR’s ao marcar nota 96 durante as finais.
- 2003: Dan Mortensen e Billy Etbauer quebram recordes importantes para o Saddle Bronc Riding. Mortensen igualou o recorde de Casey Tibbs ao levar seu sexto título mundial; enquanto Etbauer marcou a maior nota da modalidade na época (93 pontos).
- 2004: Billy Etbauer voltou à arena de Las Vegas como o mais velho finalista da história da NFR e ainda igualou seu recorde de nota do ano anterior ao montar o mesmo cavalo. Nesse ano, Speed Williams/Rich Skelton brilharam ao quebrar o recorde de campeonatos mundiais de Jake Barnes/Clay O’Brien Cooper.
- 2006: Pela primeira vez na história, os competidores de Laço em Dupla campeões mundiais não laçaram juntos como parceiros. O campeão do Laço Cabeça, Matt Sherwood, não laçou junto com o campeão do Laço Pé, Allen Bach. A diferença de Sherwood para Chad Masters, parceiro de Bach, foi de $ 848,00.
- 2007: Trevor Brazile conquistou a primeira tríplice coroa da NFR após 24 anos, ao levar para casa as fivelas douradas no All-Around, Tie-Down Roping e Steer Roping.
- 2009: Trevor Brazile empata com Ty Murray ao conquistar seu sétimo Campeonato Mundial All-Around.
- 2012: A competidora de Três Tambores Mary Walker supera obstáculos e dificuldades para conquistar o título mundial aos 53 anos.
- 2013: Shane Hanchey quebrou o recorde de média que a lenda do Laço Individual Fred Whitfield havia estabelecido em 1997 ao somar 80s10.
- 2014: Família Wright faz história com a primeira e a única vez que os quatro irmãos Spencer, Cody, Jesse e Jake se classificaram para a NFR no mesmo ano.
- 2015: Trevor Brazile se torna o primeiro cowboy da PRCA a ultrapassar $ 6 milhões em ganhos na carreira.
- 2016: Junior Nogueira é o primeiro brasileiro na história da PRCA a ganhar uma fivela de ouro como campeão All-Around.
- 2019: Sage Kimzey empata com Jim Shoulders ao conquistar o sexto título consecutivo na montaria em touros.
- 2021: Kaycee Field se torna o maior peão de Bareback Riding da PRCA com o título nº 6.
- 2023: Ky Hamilton termina o campeonato com uma fivela de ouro e uma fivela de melhor desempenho geral, quebrando recorde de maior premiação em uma única temporada ($ 595.414,00).
Fonte: Prorodeo.com
Fotos: Divulgação/PRCA/Reprodução Instagram
Leia mais notícias aqui